Músicas criadas por pacientes do Hospital Pequeno Príncipe viram CD - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

    Músicas criadas por pacientes do Hospital Pequeno Príncipe viram CD

    O lançamento será no dia 16, terça-feira, às 19h30 no Teatro Regina Vogue
    11/04/2013

    Durante quatro meses, as crianças e os adolescentes internados no Hospital Pequeno Príncipe aprenderam um pouco mais sobre a cultura e festas regionais brasileiras por meio do projeto Encanto de Brincar. Durante este período, elas também tiveram a oportunidade de criar as suas próprias manifestações de arte.

    O resultado deste trabalho pode ser conferido no dia 16 de abril quando acontece a apresentação de encerramento do projeto e o lançamento do CD com as músicas concebidas durante as oficinas. Segundo o idealizador do projeto, Itaercio Rocha, a apresentação terá “muita festa, muita alegria e muito carinho. Teremos máscaras, bonecos, batuques e misturas”.

    O objetivo do projeto, realizado durante 2012, foi o de propiciar às crianças internadas um contato com conteúdos relacionados a festas regionais em oficinas que aconteciam duas vezes por semana. A inspiração veio do universo popular do Norte e Nordeste do país, e as crianças e seus familiares puderam, coletivamente, criar histórias e, em seguida, canções sobre os personagens e sobre as cenas dessas histórias.

    Através destes conhecimentos, procurou-se despertar e desenvolver o gosto musical, o desenvolvimento da criatividade, senso de rítmo, imaginação, memória, concentração e socialização favorecendo a inclusão sociocultural. Assim, o tempo de internamento das crianças e adolescentes pode ser marcado por uma oportunidade de difusão da memória artística e cultural do Brasil. “Mudávamos o assunto e, ao invés de falar de doenças, falávamos sobre a vida”, completa Itaercio.

    Uma vez terminado o processo de criação, o grupo Mundaréu gravou em estúdio as canções, com a participação preciosa de músicos do calibre de Liane Guariente, Melina Mulazani, Du Gomide e João Egashira.

    Para marcar o fim do projeto, serão realizadas mais duas oficinas nos dias 10 e 11 de abril no Hospital Pequeno Príncipe.

    O Grupo Mundaréu
    O Grupo Mundaréu é formado por Itaercio Rocha, Thayana Barbosa, Carlinhos Ferrraz e Roseane Santos, pretende povoar o imaginário do público com sons, personagens, histórias e imagens, fazendo uso dos recursos culturais do povo brasileiro. Já gravou CDs, DVD e realizou diversos eventos de arte em 15 estados brasileiros.

    O Projeto Encanto de Brincar é uma realização do Ministério da Cultura, com apresentação da empresa de marketing cultural e social CGC-CSA. Foi possibilitado por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura e do apoio dos patrocinadores: Agrícola Horizonte Ltda.; Balaroti Comércio de Materiais de Construção Ltda.; Beaulieu do Brasil Indústria de Carpetes Ltda.; Ciapetro Distribuidora de Combustiveis Ltda.; Dacar Química do Brasil; Delta Cable Tele Informática Com e Rep Comerciais Ltda.; Disam Distribuidora de Insumos Agrícolas Sul América Ltda.; DLL Informática Ltda.; Elejor Centrais Elétricas do Rio Jordão S.A.; Magparaná S/A; Martini Meats S/A Armazéns Gerais; Nilko Nilko Tecnologia Ltda.; Slaviero Hotéis e Turismo Ltda.; Sul Defensivos Agrícolas Ltda.; Supermercados Archer S/A; Tratorcase Máquinas Agrícolas S/A; Tratormix Máquinas Agrícolas S/A; Tratornew S/A; Unibraspe Brasileira de Petróleo Ltda.; WHB Fundição S/A.

    Sobre a CGC-CSA
    A empresa de marketing cultural e social CGC-CSA tem como foco projetos de arte, com destaque para acessibilidade. Ela abre novos espaços de atuação, promove e incentiva o acesso à cultura, valoriza artistas nacionais e contribui para a formação de plateia, levando a arte para toda a comunidade, especialmente crianças, adolescentes e familiares do Hospital Pequeno Príncipe, de Curitiba (PR). A empresa desenvolve seus projetos culturais partindo da certeza de que a arte inclui e transforma.

    SERVIÇO:
    Show de Lançamento de CD Encanto de Brincar Dia e horário: 16 de abril – 19h30 Local: Teatro Regina Vogue – Av. Sete de Setembro 2775 -lj 2004 -Shopping Estação – 2 º piso Ingressos: R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia-entrada), com renda revertida para o Hospital Pequeno Príncipe

    + Notícias

    16/04/2024

    COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

    Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
    11/04/2024

    Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

    Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
    08/04/2024

    Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

    Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
    07/04/2024

    Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

    O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
    02/04/2024

    TDAH e autismo: quais são as semelhanças e diferenças?

    A identificação da manifestação dos sintomas é crucial para o diagnóstico e tratamento adequados e individualizados
    30/03/2024

    Como ajudar a criança ou o adolescente com transtorno bipolar?

    Por ser uma doença crônica, que não tem cura, o apoio dos pais, familiares e amigos é essencial
    Ver mais