Mundo das fadas invade Curitiba e Rio de Janeiro - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Mundo das fadas invade Curitiba e Rio de Janeiro

O novo livro de Fernanda Salgueiro, Fada de Botas e o Menino Adormecido, foi lançado nas duas cidades com um único objetivo, incentivar ainda mais crianças ao hábito da leitura
16/05/2016

A escritora Fernanda Salgueiro, autora do livro Fada de Botas e o Menino Adormecido, participou de um encontro para lá de especial com vários meninos e meninas nos dias 11 e 14, em Curitiba e no Rio de Janeiro, respectivamente. A Biblioteca Pública do Paraná e a Biblioteca Parque Estadual foram os palcos desse momento cheio de surpresas.

Lanternas entregues para as crianças na entrada do lançamento recriaram vaga-lumes e deixaram fluorescentes desenhos feitos com canetinha nas mãos dos pequenos. “Eu sabia que era um vaga-lume. A fada Amanda, agora, é a minha amiga”, contou Luiza Passos, de três anos.

“Fada de Botas e o Menino Adormecido”, com ilustrações de Maureen Miranda e Rogério Borges, é o segundo livro da série “Fada de Botas”, um projeto de incentivo à leitura, que fomenta e democratiza o acesso ao livro, por meio da distribuição gratuita dos exemplares. Outro diferencial é a promoção ao hábito de ler, com a contação da história pela autora em escolas, bibliotecas, e, até, no Pequeno Príncipe, o maior hospital pediátrico do país e uma das instituições beneficiadas pelo projeto.

Foi uma conversa de Fernanda com um paciente do Hospital que a motivou a escrever. “Eu dei um livro para criança, ele o abraçou e perguntou se era de presente mesmo ou se tinha que devolver. Depois que vi sua alegria e soube que ele nunca tinha ganhado um livro anteriormente, pensei: posso ajudar a mudar isso”, relatou.

O desejo foi ainda mais instigado após ter acesso aos dados da pesquisa Retratos da Leitura do Brasil. “Descobri o que já imaginava, que 86% dos não leitores nunca ganharam um livro na vida. Já 40% dos que leem foram incentivados durante a infância. O dado foi decisivo para o desenvolvimento do projeto. “Meu objetivo é levar a oportunidade de leitura para a maior quantidade possível de crianças”, reforçou a autora.
Depois da contação de histórias, Fernanda e os ilustradores receberam homenagens, tiraram fotos e ainda participaram de uma sessão de autógrafos do livro.

A história
Amanda, um fada diferente e curiosa, adora observar os humanos que moram na Cidade das Pessoas. Em uma tarde, depois da escola, ao passear pelo Bosque das Fadas encontra uma estranha luz “piscante”. “Será uma fada perdida? Ou uma joaninha brilhante?” Ao seguir a estranha luz até uma casa na cidade, ouve um humano pedindo ajuda. “Eu quero acordar, mas não consigo”, diz ele. Amanda sem pensar nas consequências, resolve levá-lo ao Mundo das Fadas. Um humano no Mundo das Fadas? E agora, como Amanda vai resolver essa confusão?

O projeto Fada de Botas e o Menino Adormecido foi viabilizado pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura e conta com o patrocínio das empresas: Cesbe S.A. Engenharia e Empreendimentos, Fresenius Medical Care Ltda.,  Nunesfarma Distribuidora de Produtos Farmacêuticos Ltda., Procópio Indústria e Comércio Ltda. e Tratornew S/A.

+ Notícias

31/08/2026

Ereção em crianças é normal?

Fenômeno é fisiológico e pode ocorrer desde antes do nascimento. Entenda por que acontece e quando se preocupar
28/08/2026

Dona Ety: 60 anos de dedicação, coragem e amor às crianças

Ao lado de seu companheiro de vida, o arquiteto Luiz Forte Netto, Ety da Conceição Gonçalves Forte ajudou a transformar a história do Pequeno Príncipe e da pediatria brasileira
24/08/2026

Quando levar a criança ao pediatra?

Consultas de rotina e atenção às mudanças no comportamento são importantes para cuidar da saúde em todas as fases da infância e da adolescência
17/08/2026

Conecta Criança 2026 reúne mais de 400 profissionais para atualização pediátrica

Evento do Pequeno Príncipe promoveu três dias de troca de conhecimento e experiências em otorrinolaringologia e fonoaudiologia pediátrica
17/08/2026

Qual é o jeito mais seguro para o bebê dormir?

Dormir de barriga para cima, em superfície firme e sem objetos ao redor, está entre as principais medidas para reduzir riscos
10/08/2026

Entenda os riscos do vírus sincicial respiratório (VSR) em bebês

Vacinação e medidas preventivas são fundamentais para reduzir o perigo de formas graves da doença na infância
Ver mais