Mucosite: cientistas estão desenvolvendo gel bucal para tratá-la

Notícias

Cientistas estão desenvolvendo gel bucal para tratar mucosite

Principal reação adversa da quimioterapia, a mucosite oral causa intensa dor e pode ser porta de entrada para outras infecções
04/08/2022
mucosite gel
Os cientistas estão desenvolvendo um gel bucal à base de uma planta para tratar a mucosite oral.

 

Um projeto desenvolvido por cientistas do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e com a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) está desenvolvendo um gel bucal à base de uma planta para tratar a mucosite oral, principal efeito adverso do tratamento quimioterápico antineoplásico.

“A mucosite forma grandes feridas na boca, provocando intensa dor. Essas feridas podem facilitar a entrada de microrganismos patogênicos e o desenvolvimento de infecções secundárias no organismo dos pacientes, que normalmente já se encontram debilitados pelo tratamento quimioterápico”, esclarece a pesquisadora Daniele Maria Ferreira.

A matéria-prima utilizada para a produção do gel é o ganoderma, um cogumelo medicinal originário da China, que por lá é utilizado para tratar diversas doenças, inclusive o câncer. “Do ganoderma extraímos um composto chamado betaglucana, que tem ação anti-inflamatória, antioxidante e que ativa o sistema imunológico. Com estas características, a betaglucana contribui no processo de cicatrização das feridas”, explica a pesquisadora Fhernanda Ribeiro Smiderle.

Segundo ela, esse cogumelo produz uma quantidade tão grande de betaglucana que se transforma em gel. Depois de preparar o gel, serão feitos testes em células para avaliar qual a melhor concentração do produto para promover a regeneração celular. E é nesse ponto da pesquisa que entra a colaboração da Universidade Federal do Delta do Parnaíba. “Eles vão trabalhar colocando esse composto em uma base em gel para ajustar a concentração do princípio ativo e permitir melhor aderência do produto na boca do paciente”, frisa Fhernanda.

mucosite tratamento
Hoje, o tratamento é realizado por laser, em consultório odontológico.

Facilidade no tratamento da mucosite

O cientista e dentista Cleber Machado de Souza, que também integra a pesquisa, menciona que atualmente os pacientes com mucosite encontram melhora com um tratamento envolvendo a aplicação de laser. Porém esse tratamento depende da presença de um profissional qualificado e do deslocamento até um consultório odontológico.

“Com o gel que estamos desenvolvendo, o paciente poderá fazer a aplicação em casa, aumentando o acesso a um tratamento efetivo e proporcionando mais conforto aos pacientes”, avalia. Cleber lembra também que nem todos os hospitais que ofertam tratamento quimioterápico contam com um consultório odontológico para apoiar os pacientes, agravando ainda mais o problema.

A cientista Daniele realça que as pesquisas com o ganoderma em gel abrem portas para outros tipos de produtos, como solução oral ou até mesmo apresentações inovadoras como sorvetes ou balas à base de gelatina, que são mais bem aceitos por crianças. A previsão é de que os testes sejam concluídos até o final de 2024.

Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – Facebook, InstagramTwitterLinkedInYouTube

+ Notícias

18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
07/04/2024

Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
02/04/2024

TDAH e autismo: quais são as semelhanças e diferenças?

A identificação da manifestação dos sintomas é crucial para o diagnóstico e tratamento adequados e individualizados
Ver mais