Mitos e Verdades: amamentação - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Mitos e Verdades: amamentação

Esclareça suas dúvidas sobre o tema
03/08/2017

Na Semana Mundial do Aleitamento Materno, lembrada entre 1.º e 7 de agosto, o Hospital Pequeno príncipe reforça a importância desse ato para a nutrição dos bebês e seu papel no fortalecimento de vínculos entre mãe e filho. Para esclarecer algumas dúvidas, a instituição preparou um mitos e verdades sobre o tema. Confira:



– O leite materno é sempre a melhor opção para os bebês?

Verdade. Ele é nutricionalmente bom e sua capacidade de digestão é perfeita. Além disso, é gratuito e prático, pois está sempre pronto. A amamentação no peito também é acompanhada de um intenso vínculo entre a mãe e o bebê, que auxilia no desenvolvimento dos pequenos.

– Existe leite materno fraco?
Mito. Todo leite materno é rico em proteínas, gorduras e vitaminas. A boa saúde da mãe e uma alimentação saudável, no entanto, contribuem para que o leite seja ainda melhor. Além disso, existem inúmeras fórmulas infantis que auxiliam na complementação nutricional dos pequenos.

– Nem sempre as mães podem amamentar?
Verdade. E elas não devem se sentir culpadas por isso. Às vezes, muitas mulheres simplesmente não conseguem amamentar e, com a devida indicação médica, precisam optar pelo uso das fórmulas infantis. Outras mães, por exemplo, têm doenças infecciosas e não podem amamentar para não transmiti-las aos bebês.

– O tamanho dos seios influencia na capacidade de amamentação?
Mito. A fartura do leite não tem nada a ver com o tamanho dos seios. O que os diferencia é a quantidade de gordura de cada mama e não células produtoras (glândulas mamárias) e os ductos de leite.

– Bebês que se alimentam de leite materno têm uma curva de peso mais equilibrada?
Verdade. A composição do leite materno é perfeita. Não há sobra e nem falta de nutrientes para os bebês. Por isso, essa é a melhor opção para que os pequenos apresentem uma curva de peso mais equilibrada e se desenvolvam melhor.

Com informações: Dr. Luiz Renato Valértio, neonatologista do Hospital Pequeno Príncipe.

+ Notícias

12/08/2022

Vacinação contra a COVID-19 é fundamental para proteção de crianças de 3 a 5 anos

Especialista do Pequeno Príncipe, maior hospital exclusivamente pediátrico do Brasil, reforça pontos positivos para os responsáveis que adotam essa medida de prevenção
10/08/2022

“Nosso meio ambiente”: pacientes do Projeto Integra participam de ação ambiental

A iniciativa, realizada na sede que abrigará o Pequeno Príncipe Norte, proporcionou a experiência de explorar o vasto universo do ecossistema presente no local
08/08/2022

Colesterol pode ser prevenido com consumo de alimentos saudáveis

O Hospital Pequeno Príncipe ressalta a importância da adoção de bons hábitos para melhor qualidade de vida desde a infância
05/08/2022

Cirurgia de correção de malformação rara é realizada no Pequeno Príncipe

A reparação da extrofia de cloaca foi feita com a técnica de Kelley, considerada inovadora
04/08/2022

Cientistas estão desenvolvendo gel bucal para tratar mucosite

Principal reação adversa da quimioterapia, a mucosite oral causa intensa dor e pode ser porta de entrada para outras infecções
02/08/2022

Doenças raras é tema de mesa-redonda organizada pelo Pequeno Príncipe

A iniciativa fez parte da programação da 74.ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)
Ver mais