Médicos do Pequeno Príncipe participam de encontro inovador na área da saúde - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Médicos do Pequeno Príncipe participam de encontro inovador na área da saúde

Hospital promove evento para conhecimento e engajamento com o Projeto ECHO – ação de telementoria com iniciativas em nível mundial, visando a promoção da saúde de crianças e adolescentes, e com foco na descentralização do conhecimento
16/12/2020

A inovação marca o início de mais um século de atividades do Hospital Pequeno Príncipe. A instituição – buscando apoio na tecnologia para aprimorar os trabalhos na área de assistência – promoveu, no dia 10 de dezembro, um evento de reconhecimento e engajamento para a metodologia de Telementoria ECHO.

Nesse primeiro momento, o encontro tinha o objetivo de apresentar a metodologia aos profissionais para – futuramente – assegurar sua implantação. A iniciativa pode vir a colocar o Pequeno Príncipe em posição de destaque e pioneirismo na área da saúde, promovendo ações de capacitação em doenças da infância e adolescência, com focos em diagnóstico e tratamento, bem como na descentralização do conhecimento. “É importante para o Hospital Pequeno Príncipe integrar o projeto ECHO (programa de telementoria), cuja metodologia tem respaldo mundial, com programas bem-sucedidos de descentralização de conhecimento e assistência. Como centro terciário, com grande disponibilidade de especialistas, podemos multiplicar a abrangência e impacto das nossas ações ao disseminar nosso conhecimento a centros de saúde periféricos, tornando-os cientes das doenças agudas e crônicas mais prevalentes da infância”, explicou a médica Rafaela Wagner.


O médico Sérgio Candido Kowalski, coordenador nacional do Projeto ECHO, que também é professor adjunto de Reumatologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), foi um dos convidados do evento.

O evento, totalmente on-line, foi direcionado a médicos das diversas especialidades pediátricas da instituição. Rafaela Wagner lembra que o método de telementoria significa ampliar o acesso da população ao conhecimento e à experiência de médicos especialistas, por meio dos profissionais de saúde das suas áreas designadas. Em outras palavras, descentralizando e democratizando o cuidado. “Partilhando conhecimento sem restrições e experiências entre as equipes de saúde em prol do benefício e melhor tratamento dos pacientes onde quer que estejam. Basicamente, os médicos não especialistas aprendem como os especialistas conduzem os seus casos nas suas práticas, tudo baseado em evidência científica”, reiterou a coordenadora do setor de Telessaúde.

Além do corpo clínico do Pequeno Príncipe, a ação contou com convidados especiais. O médico Sérgio Candido Kowalski, coordenador nacional do Projeto ECHO, que também é professor adjunto de Reumatologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e a médica Andrea Furlan (University of Toronto), que coordena o Projeto ECHO em Ontário, no Canadá.

O encontro teve a participação da médica Andrea Furlan (University of Toronto), que coordena o Projeto ECHO em Ontário, no Canadá.

+ Notícias

17/05/2024

Pequeno Príncipe mobilizado pelo Rio Grande do Sul

Iniciativas vão desde teleconsultas a crianças e adolescentes em parceria com hospital gaúcho até mobilização de profissionais
15/05/2024

Como falar sobre as enchentes com as crianças?

Hospital Pequeno Príncipe destaca a importância de agir com sensibilidade e estar atento aos sinais de sofrimento manifestados pelos pequenos
13/05/2024

É normal a criança ter amigos imaginários?

A criação desses personagens é comum no desenvolvimento infantil, mas veja alguns sinais que indicam atenção a essa prática
09/05/2024

Ministra da Saúde visita área onde será o Pequeno Príncipe Norte

Nísia Trindade de Lima destacou a importância do projeto e da instituição para a saúde infantil do país
07/05/2024

Hospital se destaca em encontro internacional por ações ambientais

Instituição é a única entre as organizações de 12 países a ter um indicador em saúde ambiental 
03/05/2024

Iniciam as obras do Ambulatório de Oncologia, Hematologia e TMO

O espaço foi destruído em um incêndio ocorrido em outubro de 2023
Ver mais