Médico do Pequeno Príncipe recebe honraria no Conselho Federal de Medicina - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Médico do Pequeno Príncipe recebe honraria no Conselho Federal de Medicina

O chefe do Serviço de Transplante de Medula Óssea, Eurípides Ferreira, foi agraciado com a Comenda Fernando Figueira – Medicina e Ensino Médico
12/12/2018

Um dos pioneiros a realizar o transplante de medula óssea (TMO) no Brasil, o chefe do serviço de TMO do Hospital Pequeno Príncipe, Eurípides Ferreira, recebeu na noite dessa terça-feira, dia 11, a Comenda Fernando Figueira – Medicina e Ensino Médico, entregue pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), em Brasília.

A solenidade, realizada há oito anos, prevê homenagear grandes nomes da medicina que se destacam no Brasil pelo compromisso político, técnico, ético, acadêmico, humanitário e social com a profissão, colegas, sociedade e pacientes.

“Eu gradeço a todos que fazem parte da minha caminhada, da minha história. E o Hospital Pequeno Príncipe sempre me apoiou institucionalmente e também individualmente. Estou muito feliz e grato”, revelou o hematologista Eurípides Ferreira.

De acordo com o CFM, as comendas integram as atividades comemorativas do Dia do Médico e materializam uma homenagem permanente às importantes figuras da medicina nacional. Além de Eurípides Ferreira, foram homenageados os médicos Aníbal Gil Lopes (Medicina e Humanidades), Rodrigo d’Eça Neves (Medicina, Literatura e Arte), Malaquias Batista Filho (Medicina e Responsabilidade Social) e Ana Lúcia Escobar (Medicina e Saúde Pública). Além disso, o Paraná estava representado pelo conselheiro federal efetivo do Conselho Federal de Medicina, Donizetti Dimer Giamberardino Filho, que é também diretor clínico do Pequeno Príncipe.

Do primeiro transplante de medula do Brasil à emoção de transformar vidas

Combater a leucemia na época em que a doença representava diagnóstico fatal, em um país sem estrutura adequada para implantar o tratamento, era mais que um desafio – era uma missão. “Eu queria ser médico desde criança. Minha missão já estava definida”. Com a voz pausada e um sorriso no rosto, o hematologista Eurípides Ferreira responde a uma questão fundamental sem hesitação. O homem que trouxe o transplante de medula óssea para o Brasil sabia, desde sempre, que iria trabalhar para salvar vidas.

Dentre um extenso currículo, Eurípides participou do descobrimento dos antígenos de histocompatibilidade (HLA) trabalhando no Instituto de Genética Médica (Itália) e na Duke University (EUA), possui 60 artigos científicos publicados em revistas indexadas, 360 comunicações em congressos científicos e 25 capítulos em livros de Hematologia e Imunologia. O médico participou da criação do Serviço de Transplante de Medula Óssea do Pequeno Príncipe em 2011 e lutou para que, em 2016, o centro passasse de três para dez leitos, constituindo-se como a maior unidade do Brasil para crianças, com 90% de sua capacidade destinada a tratamentos de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

+ Notícias

29/09/2023

Centro de Reabilitação e Convivência Pequeno Príncipe é apresentado a vereadores de São José dos Pinhais

A unidade oferece atendimento integral e multiprofissional a pacientes com deficiência e doenças raras
29/09/2023

Pequeno Príncipe conta com um dos mais importantes centros brasileiros de cardiologia pediátrica

Neste Dia Mundial do Coração, o Hospital lembra que crianças e adolescentes não estão imunes a problemas cardíacos
27/09/2023

Livro “No Reino de Araucarilândia” inspira alunos do quinto ano do Colégio Positivo

Considerada lúdica e didática, a obra de autoria do diretor-corporativo do Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro, foi trabalhada em sala de aula e explorada na Feira do Conhecimento
27/09/2023

Qual é a importância do voluntariado em um hospital pediátrico?

Uma perspectiva especial sobre o trabalho voluntário no Pequeno Príncipe
27/09/2023

Doação de órgãos e tecidos: 219 pacientes foram transplantados em 2022

O Hospital Pequeno Príncipe é referência em transplantes em crianças e adolescentes e conta com estrutura e equipes altamente capacitadas para esses procedimentos
26/09/2023

Secretário de Desenvolvimento Social e Família visita o Hospital

Rogério Carboni elogiou a participação da instituição na eleição do CEDCA/PR
Ver mais