Mais de 4 mil pulseirinhas de identificação já foram distribuídas no litoral do Paraná - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Mais de 4 mil pulseirinhas de identificação já foram distribuídas no litoral do Paraná

Desde o início da Operação Verão Maior, mais de 150 crianças já se perderam nas praias do estado
08/01/2020

Criança na praia exige atenção redobrada dos pais e responsáveis. Para evitar que os dias de lazer e férias se transformem em dor de cabeça, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros estão distribuindo pulseirinhas de identificação em todo litoral do estado.

Desde o dia 21 de dezembro, quando teve início a Operação Verão Paraná 2019/2020 (também chamada de Verão Maior), mais de 4 mil pulseirinhas já foram distribuídas. Elas também estão disponíveis para idosos e pessoas com necessidades especiais.

Até os primeiros dias de janeiro, foram registrados mais de 150 casos de desaparecimento de meninos e meninas nas cidades litorâneas. A coordenadora do Serviço de Psicologia do Hospital Pequeno Príncipe, Ângela Bley, lembra que a atenção dos responsáveis é primordial para evitar problemas. “Além das pulseirinhas de identificação, é importante que os pais orientem os filhos a conversar com um policial ou bombeiro se  perceberem que estão perdidos. É fácil identificá-los pelo uniforme. O ideal mesmo é  que elas nunca se afastem dos responsáveis”, comenta.

Há casos de crianças encontradas a mais de dois quilômetros de distância do local de saída, pois é comum perderem a referência de onde estão. O major Luciano José Romão, subcomandante da Operação Verão Maior no litoral do Paraná, afirmou que os dados contidos na pulseira facilitam o reencontro com a família. Ele informou que os pais podem procurar os postos policiais para colocar as pulseirinhas nas crianças. “A pessoa vendo uma criança chorando, acessa a pulseira e sabe para quem ligar, o nome dela, os nomes dos pais, onde estão hospedados, vê como fazer o contato”, reforça.

A coordenadora do Serviço de Psicologia do Hospital Pequeno Príncipe, Ângela Bley, lembra que a atenção dos responsáveis é primordial para evitar problemas.

Sicride
O Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas (Sicride) também está com ações no litoral paranaense durante o verão 2020. O objetivo é conscientizar os pais, orientando-os a respeito de cuidados junto às crianças, com o objetivo de evitar casos de desaparecimento.

A Polícia Civil do Paraná tem feito ações preventivas, desde o início da Operação Verão Maior, buscando contribuir para o bem-estar de crianças e adolescentes durante toda a temporada, ocasião em que muitas famílias aproveitam o litoral paranaense.  A colocação de cartazes com fotos de crianças desaparecidas em estabelecimentos comerciais e em lugares de grande circulação de pessoas, como rodoviárias, ferryboat, feiras, entre outros espaços, é outra ação realizada na temporada.

* Com informações da Rádio Paiquerê.

+ Notícias

18/11/2025

Quais são as consequências da distorção de imagem na adolescência?

A busca por um “rosto perfeito” pode, na realidade, esconder sofrimento emocional
12/11/2025

Pequeno Príncipe Norte recebe equipe do Cindacta II para conversa sobre preservação e integração ambiental

O encontro discutiu ações conjuntas para a manutenção das áreas verdes das instituições
11/11/2025

O que é síndrome nefrótica em crianças?

O inchaço é o principal sintoma, e o diagnóstico precoce é fundamental, pois favorece a recuperação
04/11/2025

Nariz sangrando em crianças: quando se preocupar e o que fazer

Ar seco e infecções respiratórias estão entre as principais causas do sangramento nasal
03/11/2025

Pequeno Príncipe é novamente ouro em Resiliência Climática no prêmio global de sustentabilidade

Reconhecimento internacional valoriza o compromisso da instituição com a preparação para os desafios das mudanças climáticas
31/10/2025

Diretor do Complexo Pequeno Príncipe recebe Comenda da Ordem da Luz dos Pinhais

José Álvaro da Silva Carneiro foi homenageado pela prefeitura de Curitiba na Ópera de Arame
Ver mais