Levir Culpi lança livro e doa renda para Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Levir Culpi lança livro e doa renda para Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe

Técnico paranaense conheceu o Projeto Gols pela Vida e viu no resultado da venda de sua autobiografia a primeira oportunidade de beneficiar a instituição
02/06/2014

Uma noite de autógrafos, com exposição de fotos e camisas antigas e talk show com Levir Culpi e o diretor do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro, marcará na noite de hoje o lançamento do livro “Um Burro com Sorte?”. O evento é voltado para convidados.

A autobiografia do técnico de futebol nascido em Curitiba traz uma visão de dentro para fora dos gramados. Culpi, que hoje é técnico do Atlético-MG, conta histórias que vão de sua infância nos campinhos de terra do Bacacheri até os últimos anos em que passou no Japão. São mais de dois mil jogos como treinador e jogador em 40 anos de carreira.

Como não tinha interesse em obter renda como escritor, ele decidiu doar todo o lucro da venda dos livros para o Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe. O treinador estava em busca de uma instituição que pudesse ser beneficiada pela obra e fez sua escolha depois de conhecer o Programa Gols pela Vida, uma plataforma de mobilização de recursos e pessoas em prol da saúde infantojuvenil. “Conheci alguns hospitais no Japão e lá eles são muito humanizados; nem parece que você está dentro de um hospital. E aqui senti isso também”, disse.

No livro, que tem prefácio do goleiro Rogério Ceni, o futebol paranaense é lembrado em histórias nos três clubes da capital. Sobre o Coritiba, há o início na categoria de base, a conquista da Fita Azul, a fatídica partida da semifinal diante do Guarani na série B em 1991. No Atlético, o título do Torneio Início de 1986 e o vice-campeonato brasileiro de 2004. No Paraná, além do título que deu início ao Penta em 1993, Levir lembra de jogos inesquecíveis.

Histórias de clubes nacionais, com personagens relevantes do futebol, também são narradas, assim como sua experiência no Japão. A obra começa com os relatos sobre o dia seguinte ao tsunami ocorrido naquele país.

+ Notícias

26/04/2026

Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe completa 20 anos

Com apoio de Pelé, iniciativa aposta na pesquisa científica como caminho para avançar no cuidado infantil
24/04/2026

Tirzepatida para crianças e adolescentes: quando é indicada?

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a nova opção terapêutica, a partir dos 10 anos de idade, para casos de diabetes tipo 2
22/04/2026

Qual é a forma correta de iniciar a introdução alimentar?

Mais do que uma mudança na rotina, essa fase influencia a nutrição e como a criança se relaciona com a comida ao longo da vida
13/04/2026

Cuidados com o coto umbilical do bebê

Apesar de exigir atenção, a higienização é simples e faz parte da rotina nos primeiros dias do recém-nascido
07/04/2026

Dia Mundial da Saúde: Complexo Pequeno Príncipe reforça papel da ciência na saúde infantojuvenil

Com protagonismo do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, instituição integra ensino, assistência e mais de cem estudos para avançar na saúde de crianças e adolescentes
03/04/2026

Hospital Pequeno Príncipe se despede do médico Eurípides Ferreira

Pioneiro na oncologia pediátrica e no transplante de medula óssea, especialista dedicou mais de cinco décadas à instituição e é um dos grandes nomes de sua história
Ver mais