Pelé: legado do Rei seguirá no Pequeno Príncipe

Notícias

Legado do Rei seguirá no Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe

Único projeto social apadrinhado pelo maior jogador de futebol da história, instituto localizado em Curitiba já desenvolveu mais de cem estudos científicos
29/12/2022
Pelé no Pequeno Príncipe
O Instituto de Pesquisa é o único projeto social apadrinhado por Edson Arantes do Nascimento no mundo – o Rei Pelé.

Pelé ainda era jogador quando deixou clara a preocupação com o futuro das crianças brasileiras. Diante do Maracanã lotado, em 1969, o já consagrado Rei do Futebol fez um apelo ao marcar o milésimo gol: “Aproveito a oportunidade para pedir a todos os brasileiros que não esqueçam as crianças pobres, que não esqueçam os necessitados.”

A preocupação demonstrada por craque com o bem-estar das crianças virou realidade quando o “Rei encontrou o Príncipe”. Com o apoio de Pelé, foi anunciado, em 2005, o Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, que começou a funcionar em 2006.

Único projeto social apadrinhado por Edson Arantes do Nascimento no mundo, o Instituto está localizado em Curitiba (PR). A excelência do craque também é vista nas bancadas dos pesquisadores. Com mais de cem estudos realizados, em sete linhas de pesquisa, o Instituto de Pesquisa busca avanços para novos métodos de diagnóstico e tratamento que possam contribuir para a melhora da saúde infantojuvenil, com importantes vitórias e avanços no diagnóstico precoce de patologias complexas oferecidas aos pacientes.

Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe

Pelé e o Pequeno Príncipe
A diretora-geral do Instituto de Pesquisa, Ety Cristina Forte Carneiro; a diretora de Relações Institucionais da unidade do Pequeno Príncipe, Mara Lúcia Cordeiro; e Pelé, durante a inauguração do Instituto.

Com uma equipe altamente capacitada, o Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe tem oferecido contribuições importantes para salvar e melhorar a vida de crianças e adolescentes. Seus estudos figuram entre as revistas científicas mais conceituadas do mundo, chegando, em 2021, a 87 publicações.

“Ter o apoio do Pelé e ser o único projeto social no mundo a levar o nome do maior jogador de todos os tempos é uma honra para nós do Pequeno Príncipe. Fazer pesquisas no Brasil é um grande desafio, pois os recursos são escassos. O apoio do Pelé abriu muitas portas para que pudéssemos captar recursos nacionais e internacionais. Nos aproximou de esportistas, trouxe visibilidade à ciência e ao Instituto de Pesquisa e também ao nosso Hospital, que já se destaca como o maior e mais completo hospital exclusivamente pediátrico do país”, aponta o diretor-corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro.

Por ser uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, a parceria com Pelé foi fundamental para que o cuidado e os resultados das pesquisas que beneficiam crianças e adolescentes em todo o Brasil ultrapassassem fronteiras. E essa parceria seguirá. O Rei jamais será esquecido pela atuação nos gramados e seu nome continuará fazendo história no mundo científico, levado com honra pelo Pequeno Príncipe em prol das crianças do mundo.

Sobre o Pequeno Príncipe

O Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe integra o Complexo Pequeno Príncipe, do qual também fazem parte o Hospital Pequeno Príncipe e a Faculdades Pequeno Príncipe.

Com mais de 100 anos de cuidado hospitalar dedicado às crianças e aos adolescentes, o Pequeno Príncipe realiza cerca de 60% de seus atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

É o maior hospital exclusivamente pediátrico do Brasil e disponibiliza atendimento em 35 especialidades – incluindo transplantes de coração, rim, fígado e medula óssea –, sendo referência em procedimentos de alta e média complexidade. Por ano, são realizados mais de 200 mil atendimentos ambulatoriais, 15 mil cirurgias e 280 transplantes.

Em 2013, Pelé deu uma entrevista muito especial para jornalistas extraordinários do Canal Pequeno Príncipe. Assista:

Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – FacebookInstagramTwitterLinkedIn e YouTube.

+ Notícias

28/05/2024

Como resgatar as brincadeiras tradicionais na era digital?

Neste Dia Mundial do Brincar, o Hospital Pequeno Príncipe reforça a importância de equilibrar o tempo de tela com atividades lúdicas
26/05/2024

Centro de Vacinas Pequeno Príncipe: 25 anos de excelência em saúde

Inovação, atendimento integral, atualização contínua, compromisso e capacitação de profissionais marcam um quarto de século da unidade
22/05/2024

Qual é a importância do vínculo afetivo na Primeiríssima Infância?

A ligação entre a criança e seus cuidadores se estabelece ainda na gravidez e se estende por um longo caminho após o nascimento
18/05/2024

Aumentam registros de violência contra crianças e adolescentes

Nas últimas duas décadas, foram mais de nove mil pacientes atendidos no Hospital Pequeno Príncipe por maus-tratos; violência sexual predomina
17/05/2024

Pequeno Príncipe mobilizado pelo Rio Grande do Sul

Iniciativas vão desde teleconsultas a crianças e adolescentes em parceria com hospital gaúcho até mobilização de profissionais
15/05/2024

Como falar sobre as enchentes com as crianças?

Hospital Pequeno Príncipe destaca a importância de agir com sensibilidade e estar atento aos sinais de sofrimento manifestados pelos pequenos
Ver mais