Lançado aplicativo que ajuda a proteger crianças e adolescentes - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Lançado aplicativo que ajuda a proteger crianças e adolescentes

Iniciativa do governo federal e da Unicef vem ao encontro da vertente de mobilização social do Pequeno Príncipe
03/12/2013

ProtejaBrasil3Um aplicativo que pode ser baixado em smartphones e tablets é o novo aliado da proteção de crianças e adolescentes no Brasil. Com o programa é possível saber mais sobre os diferentes tipos de violência e os locais onde podem ser feitas as denúncias sobre os casos. A iniciativa batizada de Proteja Brasil é resultado de uma parceria entre o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e do Centro de Defesa da Criança e da Adolescência Yves de Roussan.

Segundo um vídeo que explica o projeto, no Brasil existem cerca de 60 milhões de pessoas com menos de 18 anos. Elas precisam de condições para se desenvolver integralmente, mas nem todas têm acesso a isso. Muitas sofrem violência dentro e fora de casa, mas a maioria dos casos não é denunciada por causa de medo, insegurança e, até mesmo, falta de informação. E o aplicativo surge para que facilitar o processo de registro das denúncias dos casos de violência.

O Complexo Pequeno Príncipe aprova a ideia e se propôs a ajudar na sua divulgação, isso porque ela vem ao encontro da vertente de mobilização social mantida pela instituição. Além disso, o Pequeno Príncipe estreitou sua relação com a Organização das Nações Unidas (ONU). Em março deste ano, a sede da ONU, localizada em Nova York, recebeu uma exposição com obras do Projeto Fazendo Arte. Os trabalhos foram produzidos por pacientes do Hospital. Para 2014, está prevista uma nova mostra na sede do organização internacional.

Sobre o aplicativo
O Proteja Brasil apresenta informações sobre os tipos de violência, como as violências psicológica e sexual, a discriminação, a tortura e o trabalho infantil. Além disso, ele indica, a partir da localização física do dono do aparelho, em quais locais podem ser feitas denúncias e órgãos que ajudam a combater esses casos entre crianças e adolescentes, como delegacias e conselhos tutelares, com telefones e endereços. Isso vale para as principais cidades brasileiras. Nas demais, ele indica o Disque 100. Já no exterior, são mostradas as formas de contato com Embaixadas e Consulados.

O download do aplicativo pode ser feito gratuitamente na App Store, da Apple (para aparelhos com sistema iOS), ou no Google Play (para dispositivos móveis com sistema operacional Android). Basta procurar pelo nome Proteja Brasil e baixá-lo.
Clique aqui e confira o vídeo que explica o funcionamento do Proteja Brasil.

+ Notícias

22/04/2024

Erros inatos da imunidade: ampliação do teste do pezinho é essencial para diagnóstico precoce

Embora as manifestações clínicas sejam desenvolvidas em qualquer idade, essas doenças são prevalentes no público infantil
18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
07/04/2024

Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
Ver mais