Lançada pedra fundamental do Campus Integrado em Saúde - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Lançada pedra fundamental do Campus Integrado em Saúde

Solenidade contou com a presença de Pelé, que empresta seu nome ao Instituto de Pesquisa do Complexo Pequeno Príncipe, uma das instituições a se instalarem no futuro empreendimento
11/12/2013

Pedra Fundamental 2O início de um grande sonho. Assim pode ser definido o lançamento da pedra fundamental do Campus Integrado em Saúde Pequeno Príncipe-Juril Carnasciali. O evento foi realizado na manhã desta quarta-feira, dia 11.

A solenidade reuniu diversas autoridades, entre elas o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, e o convidado especial, padrinho do Instituto de Pesquisa, Pelé. Devido ao mau tempo em São Paulo, o “rei” chegou apenas para o lançamento da pedra fundamental, no final da cerimônia. “Esse é o primeiro passo para uma grande vitória”, ressaltou o maior jogador de todos os tempos no lançamento da pedra fundamental.

Também estiveram presentes no evento os vereadores Chico do Uberaba, Geovane Fernandes e Zé Maria; o deputado estadual Gilberto Martin; o procurador-geral de Justiça (Ministério Público do Paraná), Gilberto Giacoia; e o corregedor-geral do MP-PR, Arion Rolim Pereira.

O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, falou da relevância do Campus para a cidade. “Esse projeto é um ato de coragem e amor. É muito importante para a cidade, para o atendimento em saúde de alta complexidade e também para os municípios da região metropolitana norte, como Almirante Tamandaré e Colombo. Além do que será um polo de formação de especialistas em saúde para todo o país.”

Ainda segundo Fruet, “nós como os gestores dos recursos do SUS vamos fortalecer essa parceria por meio de emendas e convênios como os que já fazemos com o Pequeno Príncipe. Sei como é preciso ter coragem para ser empreendedor no Brasil. E com o apoio do Pelé nesta causa podemos mobilizar a sociedade a participar da concretização desse sonho”.

O diretor-corporativo do Complexo, José Álvaro da Silva Carneiro, ressaltou a importância do maior jogador de todos os tempos. “O apoio do Pelé é muito importante, pois nos dá visibilidade e ajudará a captar recursos para esse projeto que estamos levando adiante”, afirmou.

Já a presidente da Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro, Ety da Conceição Gonçalves Forte, comentou sobre a parceria entre as instituições. “A Associação Raul Carneiro e a Associação Eunice Weaver do Paraná estão juntas e vieram para somar. Devemos dar as mãos com todos dessa grande família Pequeno Príncipe, pois sozinhos não fazemos nada.”

Estrutura
O Campus Integrado em Saúde Pequeno Príncipe-Juril Carnasciali irá abrigar um novo hospital; as sedes do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe e da Faculdades Pequeno Príncipe; um centro de pós-graduação; um centro cultural; o Museu da Criança; e um prédio com serviços de apoio, como cozinha, lavanderia, arquivo e área administrativa.

O início do projeto
O projeto contará com o apoio de diversos setores da sociedade, como governo, investidores e doadores. A expectativa é que a primeira etapa do campus a ser realizada seja a construção de um hospital com recursos de parceiros da AEW-PR.

A programação também incluiu a inauguração do Memorial das Pioneiras, instalado no mesmo local para homenagear Eunice Weaver, Juril Carnasciali e Ety Gonçalves Forte. A cerimônia ainda englobou a lacração da Cápsula do Tempo, junto ao memorial, que mostrará um pouco do cenário atual e as expectativas para o futuro. Autoridades ligadas aos governos estadual e municipal e pessoas vinculadas ao Hospital, Faculdades e Instituto foram convidadas a escrever mensagens que respondam a pergunta: “Como seria o planeta em que você deseja viver daqui a 40 anos?”.

Além disso, ficam mantidos os espaços específicos das sedes das entidades parceiras que já desenvolvem suas atividades no local, como a Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional (FEPE), a Associação Beneficente São Roque, a União de Profissionais para Atendimento do Excepcional (UPAE). O Grupo Escoteiro Jorge Frassati receberá uma nova edificação.

+ Notícias

25/03/2024

Sociedade Paranaense de Pediatria: 90 anos em prol da saúde infantojuvenil

Berço da pediatria no Paraná, o Pequeno Príncipe se orgulha da semente plantada naquele 25 de março de 1934
20/03/2024

Curso de Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe recebe acreditação do Saeme-CFM

Além do reconhecimento pela qualidade da educação, a certificação também abre caminho para estudantes trabalharem e estudarem no exterior
19/03/2024

Quais são as doenças mais comuns no outono?

O Hospital Pequeno Príncipe alerta sobre os principais sintomas, causas e cuidados relacionados a cada uma delas
18/03/2024

Oito novos leitos de terapia intensiva são inaugurados

Com investimento do governo estadual e da Volkswagen do Brasil, o Hospital Pequeno Príncipe aumenta em 12% sua capacidade de vagas em UTIs
15/03/2024

Da gestação aos 3 anos: conheça a Primeiríssima Infância

É nesse período que as crianças precisam receber cuidados e estímulos adequados para o seu desenvolvimento pleno
14/03/2024

Quais são os sintomas da doença renal crônica?

No caso de crianças e adolescentes é preciso ficar atento aos sinais, que podem auxiliar no diagnóstico precoce da DRC
Ver mais