Laboratório do Pequeno Príncipe é destaque no diagnóstico e monitoramento de leucemia - Hospital Pequeno Principe

Notícias

Laboratório do Pequeno Príncipe é destaque no diagnóstico e monitoramento de leucemia

A unidade está entre os 10 primeiros no Brasil a receber certificação pela qualidade e excelência nos processos com base em rigorosos protocolos internacionais
04/08/2021

Pequeno Príncipe, por meio do setor de Citometria de Fluxo, integrado ao Laboratório Genômico da instituição, foi certificado pelo nível de excelência na realização de avaliação de Doença Residual Mínima (DRM) em Leucemias Linfoblásticas Agudas de Linhagem B (LLA-B). A certificação, realizada no primeiro semestre, integrou a unidade em um seleto grupo dos 10 primeiros laboratórios no Brasil atestados pela qualificação de seus processos pelo protocolo internacional Euroflow, que exige procedimentos técnicos altamente padronizados. A avaliação de DRM é de extrema importância, pois permite analisar como está a resposta ao tratamento e, se necessário, possibilita ajustes. A LLA é considerada o tipo de câncer mais comum na infância.

“Desde o início dos trabalhos, em 2018, o Laboratório do Pequeno Príncipe busca parâmetros já bem estudados e padronizados para oferecer um método de alta sensibilidade e reprodutibilidade na pesquisa de DRM por citometria de fluxo. Além dos critérios rigorosos com equipamentos e técnica, é importante enfatizar que esse exame também exige uma interpretação cuidadosa e particular e nossos profissionais são assertivos nesse quesito”, afirma a vice-diretora de Manutenção e Serviços do Pequeno Príncipe, Daisy Schwarz, que também é responsável pelo Laboratório Genômico.

Concedido pela Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea (SBTMO) e a Amgen® – instituições parceiras na padronização dessa avaliação no país –, o certificado é um importante reconhecimento para o Pequeno Príncipe. Por meio dele, é possível comprovar o compromisso da instituição com a segurança e qualidade dos exames realizados, essenciais no cuidado às crianças e aos adolescentes que fazem tratamento contra o câncer.

“É gratificante para o Pequeno Príncipe contribuir e ser pioneiro nesse processo de padronização de melhores práticas no país para diagnósticos complexos cada vez mais precisos, a fim de proporcionar atendimento adequado aos pacientes que lutam contra o câncer”, finaliza Daisy. Na instituição, o laudo da citometria está sob responsabilidade da médica hematologista, Fabiola Gevert.

Sobre o Laboratório Genômico do Pequeno Príncipe
É uma importante estrutura que contribui com a excelência no diagnóstico precoce e diferenciado, bem como para o prognóstico e tratamento do câncer infantojuvenil. Proporciona, ainda, mais segurança à decisão terapêutica e ao tratamento personalizado, elevando as taxas de cura e permitindo a remissão completa da doença.

Desde a implantação, foram atendidos cerca de 20 mil pacientes, somando um total de quase 32 mil testes/exames realizados. Os recursos para a estruturação da unidade foram provenientes do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON) 2014/Ministério da Saúde, de doadores de renúncia fiscal e de eventos do Pequeno Príncipe.

Além do setor de Citometria de Fluxo, o Laboratório Genômico também é composto pelos setores de Anatomia Patológica – para análise de biópsias a fim de elucidar o diagnóstico de doenças, como o câncer; Citogenética – para complementação do diagnóstico dos principais tumores e leucemia infantis; e Biologia Molecular – que, além de complementar o diagnóstico na área de hemato-oncologia, realiza pesquisa de agentes infecciosos, como o coronavírus.

+ Notícias

24/01/2022

Vacinação infantil contra COVID-19: seis orientações que você não deve esquecer

O vice-diretor-técnico e infectologista pediátrico Victor Horácio de Souza Costa Júnior, do Hospital Pequeno Príncipe, alerta para questões importantes sobre o assunto
21/01/2022

Atenção para realização de exames para detecção da COVID-19 no Pequeno Príncipe

Devido à alta procura do público, pode haver impacto no tempo de espera para agendamento e atendimento ou até mesmo na entrega do resultado
19/01/2022

Programa Primeiríssima Infância compartilha informações e cuidados para o desenvolvimento de bebês

Essa troca acontece por meio de oficinas como as de musicalização, relaxamento e brincadeiras
17/01/2022

Dia Internacional do Riso: 5 benefícios que a risada traz para a saúde

De acordo com especialista do Hospital Pequeno Príncipe, o ato deve ser incorporado no dia a dia para gerar ainda mais qualidade de vida
14/01/2022

Janeiro Branco: a importância de cuidar da saúde mental desde a infância

Sempre prezando pela saúde integral, o Hospital Pequeno Príncipe apoia a campanha, que, em 2022, tem como tema “o mundo pede saúde mental”
13/01/2022

Veja as principais diferenças entre COVID-19, H1N1 e H3N2

O Hospital Pequeno Príncipe alerta sobre a importância de ficar atento aos sinais e procurar auxílio médico sempre que necessário
Ver mais