Laboratório do Pequeno Príncipe é destaque no diagnóstico e monitoramento de leucemia - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Laboratório do Pequeno Príncipe é destaque no diagnóstico e monitoramento de leucemia

A unidade está entre os 10 primeiros no Brasil a receber certificação pela qualidade e excelência nos processos com base em rigorosos protocolos internacionais
04/08/2021

Pequeno Príncipe, por meio do setor de Citometria de Fluxo, integrado ao Laboratório Genômico da instituição, foi certificado pelo nível de excelência na realização de avaliação de Doença Residual Mínima (DRM) em Leucemias Linfoblásticas Agudas de Linhagem B (LLA-B). A certificação, realizada no primeiro semestre, integrou a unidade em um seleto grupo dos 10 primeiros laboratórios no Brasil atestados pela qualificação de seus processos pelo protocolo internacional Euroflow, que exige procedimentos técnicos altamente padronizados. A avaliação de DRM é de extrema importância, pois permite analisar como está a resposta ao tratamento e, se necessário, possibilita ajustes. A LLA é considerada o tipo de câncer mais comum na infância.

“Desde o início dos trabalhos, em 2018, o Laboratório do Pequeno Príncipe busca parâmetros já bem estudados e padronizados para oferecer um método de alta sensibilidade e reprodutibilidade na pesquisa de DRM por citometria de fluxo. Além dos critérios rigorosos com equipamentos e técnica, é importante enfatizar que esse exame também exige uma interpretação cuidadosa e particular e nossos profissionais são assertivos nesse quesito”, afirma a vice-diretora de Manutenção e Serviços do Pequeno Príncipe, Daisy Schwarz, que também é responsável pelo Laboratório Genômico.

Concedido pela Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea (SBTMO) e a Amgen® – instituições parceiras na padronização dessa avaliação no país –, o certificado é um importante reconhecimento para o Pequeno Príncipe. Por meio dele, é possível comprovar o compromisso da instituição com a segurança e qualidade dos exames realizados, essenciais no cuidado às crianças e aos adolescentes que fazem tratamento contra o câncer.

“É gratificante para o Pequeno Príncipe contribuir e ser pioneiro nesse processo de padronização de melhores práticas no país para diagnósticos complexos cada vez mais precisos, a fim de proporcionar atendimento adequado aos pacientes que lutam contra o câncer”, finaliza Daisy. Na instituição, o laudo da citometria está sob responsabilidade da médica hematologista, Fabiola Gevert.

Sobre o Laboratório Genômico do Pequeno Príncipe
É uma importante estrutura que contribui com a excelência no diagnóstico precoce e diferenciado, bem como para o prognóstico e tratamento do câncer infantojuvenil. Proporciona, ainda, mais segurança à decisão terapêutica e ao tratamento personalizado, elevando as taxas de cura e permitindo a remissão completa da doença.

Desde a implantação, foram atendidos cerca de 20 mil pacientes, somando um total de quase 32 mil testes/exames realizados. Os recursos para a estruturação da unidade foram provenientes do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON) 2014/Ministério da Saúde, de doadores de renúncia fiscal e de eventos do Pequeno Príncipe.

Além do setor de Citometria de Fluxo, o Laboratório Genômico também é composto pelos setores de Anatomia Patológica – para análise de biópsias a fim de elucidar o diagnóstico de doenças, como o câncer; Citogenética – para complementação do diagnóstico dos principais tumores e leucemia infantis; e Biologia Molecular – que, além de complementar o diagnóstico na área de hemato-oncologia, realiza pesquisa de agentes infecciosos, como o coronavírus.

+ Notícias

22/04/2024

Erros inatos da imunidade: ampliação do teste do pezinho é essencial para diagnóstico precoce

Embora as manifestações clínicas sejam desenvolvidas em qualquer idade, essas doenças são prevalentes no público infantil
18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
07/04/2024

Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
Ver mais