Jovens estrangeiros trocam experiências culturais com pacientes do Hospital Pequeno Príncipe - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Jovens estrangeiros trocam experiências culturais com pacientes do Hospital Pequeno Príncipe

Estudantes de Honduras, Panamá, Cuba e Togo compartilharam um pouco da realidade e tradições dos seus países por meio do projeto Ciranda do Saber
01/10/2018
O projeto Ciranda do Saber permite uma grande troca de experiências.

Iniciativa do Setor de Educação e Cultura (Educ) do Hospital Pequeno Príncipe, o projeto Ciranda do Saber permite que voluntários possam trocar experiências sobre diversos assuntos com os pacientes, pais, responsáveis e colaboradores da instituição. No dia 28 de setembro, por exemplo, estudantes estrangeiros revelaram curiosidades sobre seus países e também aprenderam um pouco mais sobre a cultura do Brasil.

Jovens de Honduras, Panamá, Cuba e Togo falaram sobre as tradições, as comidas típicas e a cultura de cada país. A conversa foi bastante animada e muitas experiências foram compartilhadas entre os pacientes e os estudantes. Guilherme Wagner França, 16, aprendeu um pouco sobre cada lugar. “Nós conhecemos bastante coisas sobre a cultura deles e eles um pouco da nossa. Foi muito legal participar da conversa”, afirma.

Zilma Wagner estava acompanhando o filho e também achou o bate-papo superinteressante. “Eu achei muito legal e bacana o esforço dos jovens. Nós descobrimos muitas coisas”, afirma a mãe de Guilherme.

Anadelmis Lao é de Cuba e contou que já tinha conhecido outras instituições, mas que a experiência no Pequeno Príncipe foi incrível. “Vocês são muito legais. Não são todos os hospitais que têm essa disponibilidade de receber a gente. Eu gostei muito”, conta.

Fabiola Weber, analista de projetos educacionais do Núcleo Tandem da UFPR, conta que o grupo sempre visita instituições e que desta vez os participantes resolveram conhecer o Hospital. “A ideia de conhecer o Pequeno Príncipe surgiu porque muito deles vão estudar Medicina e, além disso, a troca cultural é muito importante”, conta.

No final, os jovens prepararam uma surpresa: o grupo cantou a música “Meu Abrigo”, da banda Melim, para os pacientes. Uma tarde, com certeza, muito emocionante.

+ Notícias

26/04/2024

18 anos de ciência para preservar a vida e construir o futuro

Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe chega à maioridade e celebra desafios superados e muitas conquistas
22/04/2024

Erros inatos da imunidade: ampliação do teste do pezinho é essencial para diagnóstico precoce

Embora as manifestações clínicas sejam desenvolvidas em qualquer idade, essas doenças são prevalentes no público infantil
18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
Ver mais