Jardim Literário encanta o público ao celebrar a arte e a cultura

Notícias

Jardim Literário encanta o público ao celebrar a arte e a cultura

A programação, gratuita e aberta à comunidade, contou com inauguração de biblioteca e de murais artísticos, além de lançamento e distribuição de livros
23/10/2023
Jardim Literário
A arte e a cultura presente no Jardim Literário encantou os participantes. (Foto: Gabriel Ekermann)

O espaço que abrigará a nova sede do Complexo Pequeno Príncipe, no bairro Bacacheri, foi palco da terceira edição do Jardim Literário. O evento, realizado no sábado, dia 21, contou com uma programação cultural gratuita aberta ao público, na qual as palavras ganharam vida, a arte iluminou a comunidade e o espírito de solidariedade floresceu. A iniciativa incluiu a inauguração de uma biblioteca e de murais artísticos, além do lançamento e distribuição de livros. Todos os projetos, viabilizados pela Lei Rouanet, têm o Hospital Pequeno Príncipe como instituição beneficiada. 

Para a diretora-executiva do Hospital Pequeno Príncipe, Ety Cristina Forte Carneiro, a cultura e a arte estão intimamente ligadas à instituição. “As histórias não precisam ter fim. Elas são um incentivo para que as pessoas continuem sonhando, desenhando, trazendo cores, música e se tornem possibilidade para que todos possam ser, fazer e pertencer”, destacou Ety.   

A produtora cultural Luciana de Morais relembrou que um pouco do que o público pôde ver no Jardim Literário é o que os pacientes vivenciam quando então internados. “As crianças e adolescentes em tratamento no Hospital estão passando por um momento de vulnerabilidade por conta da hospitalização, então levar a arte e cultura para elas é transformador. Além disso, é uma forma de ampliar para a comunidade as ações que acontecem na instituição, como forma de democratizar as atividades culturais”, disse.

Projeto Mural com Cor

A pintura de murais artísticos é parte do projeto. (Foto: Lucas Amorim)

Os murais artísticos, pintados no espaço que abrigará a nova sede do Complexo Pequeno Príncipe, contaram com a coordenação do artista André Mendes e com as artes de Carol Lemes, Érika Lourenço e Marcela Calado, que apresentaram os conceitos e ideias sobre as criações artísticas durante o evento. O bioma Mata Atlântica está em 98% do território paranaense, onde há diversidade de ecossistemas, e foi o ponto de partida para as intervenções artísticas do projeto Mural com Cor.

Biblioteca Pequeno Príncipe Norte

Jardim Literário
A Biblioteca Pequeno Príncipe conta com um acervo com mais de três mil títulos. (Foto: Gabriel Ekermann)

Com mais de três mil títulos, o acervo reúne obras para o público infantojuvenil, além de livros sobre saúde, história da medicina e da pediatria, enfermagem, biofilia, meio ambiente, entre outros. Durante o evento, a artista e contadora de histórias Ailén Roberto participou, com as crianças e familiares, de uma roda de contação de histórias. O projeto foi organizado por meio da iniciativa Biblioteca Pequeno Príncipe e contribui para a formação de leitores e para o desenvolvimento humano, cultural e social do espaço onde a nova sede será abrigada. 

Livro “É o quê? Minha, sua, nossa, língua”

Jardim Literário
Momento de autógrafos dos autores do livro “É o quê? Minha, sua, nossa, língua”. (Foto: Gabriel Ekermann)

Parte integrante do projeto Bonitinho Português, a obra apresenta contos que retratam o encontro dos diversos vocabulários espalhados pelo Brasil. Além disso, o projeto está produzindo um audiolivro, que estará disponível no Spotify, com o objetivo de ampliar o acesso à obra. 

Livro “Uma história sem fim para o Rei Joaquim”

Jardim Literário
O lançamento do livro “Uma história sem fim para o Rei Joaquim” também contou com a presença de alguns personagens da obra. (Foto: Gabriel Ekermann)

A publicação contém histórias presentes nas performances cênicas apresentadas pelo projeto Pipocas de Histórias, que realiza apresentações semanais no Jardim dos Sonhos do Hospital Pequeno Príncipe. Os personagens realizaram uma exibição especial para os participantes do evento. O projeto também disponibiliza vídeos com a história do livro, com tradução em Libras e audiodescrição, no canal do projeto no YouTube.

Patrocinadores dos projetos

O projeto Mural com Cor conta com o patrocínio de Aldo Solar, Metisa, Ravato, Natuphitus Cosméticos e Linde Vidros. A Biblioteca Pequeno Príncipe Norte tem o patrocínio de Veirano Advogados, Arcelor Mittal, Nórdica, Tratornew, Omni Financeira, Transunion, Andali, Haitong Brasil, Guararapes, Grupo Mafra, Austral, Itambé, Transmoreno, Electra Energy, Artely, Deal, Dicomp, Nostra Mamma e Ravato. O projeto Bonitinho Português é patrocinado por Aldo Solar; e o projeto Pipocas no Jardim dos Sonhos, por Grupo Camagril, Nórdica, Frameport, Vaccinar, Adami, Grupo Philus, Megamix, M.A. Máquinas,  Plast & Pack, Metisa, Dissul, Reinvax, Nipponflex, Metalkraft e Boulos.

 Jardim Literário
O evento Jardim Literário contou com a participação de pessoas de todas as idades. (Foto: Gabriel Ekermann)

O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. A iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS 11).

Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – FacebookInstagramTwitterLinkedIn e YouTube.

(Foto: Gabriel Ekermann)

(Foto: Lucas Amorim)

(Foto: Lucas Amorim)

(Foto: Gabriel Ekermann)

(Foto: Lucas Amorim)

+ Notícias

26/04/2024

18 anos de ciência para preservar a vida e construir o futuro

Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe chega à maioridade e celebra desafios superados e muitas conquistas
22/04/2024

Erros inatos da imunidade: ampliação do teste do pezinho é essencial para diagnóstico precoce

Embora as manifestações clínicas sejam desenvolvidas em qualquer idade, essas doenças são prevalentes no público infantil
18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
Ver mais