Jardim Literário encanta o público ao celebrar a arte e a cultura

Notícias

Jardim Literário encanta o público ao celebrar a arte e a cultura

A programação, gratuita e aberta à comunidade, contou com inauguração de biblioteca e de murais artísticos, além de lançamento e distribuição de livros
23/10/2023
Jardim Literário
A arte e a cultura presente no Jardim Literário encantou os participantes. (Foto: Gabriel Ekermann)

O espaço que abrigará a nova sede do Complexo Pequeno Príncipe, no bairro Bacacheri, foi palco da terceira edição do Jardim Literário. O evento, realizado no sábado, dia 21, contou com uma programação cultural gratuita aberta ao público, na qual as palavras ganharam vida, a arte iluminou a comunidade e o espírito de solidariedade floresceu. A iniciativa incluiu a inauguração de uma biblioteca e de murais artísticos, além do lançamento e distribuição de livros. Todos os projetos, viabilizados pela Lei Rouanet, têm o Hospital Pequeno Príncipe como instituição beneficiada. 

Para a diretora-executiva do Hospital Pequeno Príncipe, Ety Cristina Forte Carneiro, a cultura e a arte estão intimamente ligadas à instituição. “As histórias não precisam ter fim. Elas são um incentivo para que as pessoas continuem sonhando, desenhando, trazendo cores, música e se tornem possibilidade para que todos possam ser, fazer e pertencer”, destacou Ety.   

A produtora cultural Luciana de Morais relembrou que um pouco do que o público pôde ver no Jardim Literário é o que os pacientes vivenciam quando então internados. “As crianças e adolescentes em tratamento no Hospital estão passando por um momento de vulnerabilidade por conta da hospitalização, então levar a arte e cultura para elas é transformador. Além disso, é uma forma de ampliar para a comunidade as ações que acontecem na instituição, como forma de democratizar as atividades culturais”, disse.

Projeto Mural com Cor

A pintura de murais artísticos é parte do projeto. (Foto: Lucas Amorim)

Os murais artísticos, pintados no espaço que abrigará a nova sede do Complexo Pequeno Príncipe, contaram com a coordenação do artista André Mendes e com as artes de Carol Lemes, Érika Lourenço e Marcela Calado, que apresentaram os conceitos e ideias sobre as criações artísticas durante o evento. O bioma Mata Atlântica está em 98% do território paranaense, onde há diversidade de ecossistemas, e foi o ponto de partida para as intervenções artísticas do projeto Mural com Cor.

Biblioteca Pequeno Príncipe Norte

Jardim Literário
A Biblioteca Pequeno Príncipe conta com um acervo com mais de três mil títulos. (Foto: Gabriel Ekermann)

Com mais de três mil títulos, o acervo reúne obras para o público infantojuvenil, além de livros sobre saúde, história da medicina e da pediatria, enfermagem, biofilia, meio ambiente, entre outros. Durante o evento, a artista e contadora de histórias Ailén Roberto participou, com as crianças e familiares, de uma roda de contação de histórias. O projeto foi organizado por meio da iniciativa Biblioteca Pequeno Príncipe e contribui para a formação de leitores e para o desenvolvimento humano, cultural e social do espaço onde a nova sede será abrigada. 

Livro “É o quê? Minha, sua, nossa, língua”

Jardim Literário
Momento de autógrafos dos autores do livro “É o quê? Minha, sua, nossa, língua”. (Foto: Gabriel Ekermann)

Parte integrante do projeto Bonitinho Português, a obra apresenta contos que retratam o encontro dos diversos vocabulários espalhados pelo Brasil. Além disso, o projeto está produzindo um audiolivro, que estará disponível no Spotify, com o objetivo de ampliar o acesso à obra. 

Livro “Uma história sem fim para o Rei Joaquim”

Jardim Literário
O lançamento do livro “Uma história sem fim para o Rei Joaquim” também contou com a presença de alguns personagens da obra. (Foto: Gabriel Ekermann)

A publicação contém histórias presentes nas performances cênicas apresentadas pelo projeto Pipocas de Histórias, que realiza apresentações semanais no Jardim dos Sonhos do Hospital Pequeno Príncipe. Os personagens realizaram uma exibição especial para os participantes do evento. O projeto também disponibiliza vídeos com a história do livro, com tradução em Libras e audiodescrição, no canal do projeto no YouTube.

Patrocinadores dos projetos

O projeto Mural com Cor conta com o patrocínio de Aldo Solar, Metisa, Ravato, Natuphitus Cosméticos e Linde Vidros. A Biblioteca Pequeno Príncipe Norte tem o patrocínio de Veirano Advogados, Arcelor Mittal, Nórdica, Tratornew, Omni Financeira, Transunion, Andali, Haitong Brasil, Guararapes, Grupo Mafra, Austral, Itambé, Transmoreno, Electra Energy, Artely, Deal, Dicomp, Nostra Mamma e Ravato. O projeto Bonitinho Português é patrocinado por Aldo Solar; e o projeto Pipocas no Jardim dos Sonhos, por Grupo Camagril, Nórdica, Frameport, Vaccinar, Adami, Grupo Philus, Megamix, M.A. Máquinas,  Plast & Pack, Metisa, Dissul, Reinvax, Nipponflex, Metalkraft e Boulos.

 Jardim Literário
O evento Jardim Literário contou com a participação de pessoas de todas as idades. (Foto: Gabriel Ekermann)

O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. A iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS 11).

Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – FacebookInstagramTwitterLinkedIn e YouTube.

(Foto: Gabriel Ekermann)

(Foto: Lucas Amorim)

(Foto: Lucas Amorim)

(Foto: Gabriel Ekermann)

(Foto: Lucas Amorim)

+ Notícias

14/06/2024

II Encontro Internacional de Especialidades em Pediatria reforça a importância da educação continuada em saúde

Evento on-line promovido pelo Pequeno Príncipe contou com mais de 530 participantes de 24 estados brasileiros e do Distrito Federal
12/06/2024

Cardiopatias congênitas: diagnóstico precoce evita complicações graves

Neste Dia Nacional de Conscientização da Cardiopatia Congênita, o alerta é para os exames disponíveis para diagnóstico e à importância do tratamento adequado para cada caso
11/06/2024

Gala Pequeno Príncipe 2024 será realizado em São Paulo

Jantar com a participação das madrinhas marcou o lançamento do evento, programado para o dia 30 de setembro
10/06/2024

Semana da Coluna tem mutirão com cirurgias de alta complexidade

Oito crianças passarão por procedimentos no Hospital, que é referência nacional em ortopedia pediátrica
06/06/2024

16.ª Noite dos Chefs une gastronomia e solidariedade

O evento tradicional une gastronomia e solidariedade com o objetivo de arrecadar recursos
05/06/2024

Como trabalhar a educação ambiental desde a infância?

Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, o Hospital Pequeno Príncipe dá dicas sobre como falar a respeito da conservação do planeta com as crianças
Ver mais