Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe firma cooperação científica com CPPI - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe firma cooperação científica com CPPI

Centro de Produção e Pesquisa de Imunobiológicos vai compartilhar oficialmente espaço com pesquisadores da unidade de pesquisa
22/09/2021
Assinatura do termo de cooperação entre o Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe e o Centro de Produção e Pesquisa de Imunobiológicos do Paraná consolida parceria na área de pesquisas – Foto: Américo Antonio/SESA

 

O Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe assinou um termo de cooperação técnico-científica com o Centro de Produção e Pesquisa de Imunobiológicos do Paraná (CPPI), que pertence ao Governo do Estado. Isso vai permitir que novos estudos sejam feitos no CPPI para o desenvolvimento de pesquisas em doenças raras, uma das expertises do Instituto, e também para a produção de um soro anticovid, pesquisa que começou ainda no ano passado.

Desde 2020, a parceria entre Instituto e CPPI ultrapassou a troca de conhecimento e chegou ao compartilhamento de espaço físico: ambos trabalham, em conjunto com a Fundação Estatal de Atenção à Saúde, no hub tecnológico localizado na sede do CPPI, em Piraquara, região metropolitana de Curitiba.

O Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe e o Centro de Produção e Pesquisa de Imunobiológicos do Paraná compartilham o mesmo espaço físico que vai passar por uma reforma – Foto: Américo Antonio/SESA

“O Instituto cresceu tanto nos últimos anos que seria necessário o dobro de espaço de que dispõe para acolher de maneira confortável todos os seus pesquisadores e alunos. Nessa nova unidade, os pesquisadores esperam iniciar novos projetos, grande parte com potencial terapêutico”, explica o diretor técnico-científico do Instituto de Pesquisa, Bonald Cavalcante de Figueiredo.

Para o diretor corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro, essa parceria é mais um exemplo de como a excelência técnico-científica está presente na instituição. “Vivemos em um tempo onde o avanço da ciência se mostra cada vez mais importante, principalmente no trabalho que desenvolvemos no Pequeno Príncipe, ao promover pesquisas e atender crianças e adolescentes de todo o país”, conclui.

Investimentos
Além da assinatura do termo de cooperação entre o Instituto e o CPPI, o Governo do Estado anunciou que vai investir em obras de reparo no Centro. As reformas serão realizadas em 15 pavilhões, além de setores internos e externos da unidade. O prazo para finalização é maio de 2022. “Esses investimentos são muito importantes para o Centro. Uma instituição com 34 anos de existência que tem um papel fundamental no desenvolvimento da ciência, não só do Paraná, mas de todo o país”, diz o secretário de estado da Saúde, Beto Preto.

Sobre o Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe
Os estudos científicos estão no DNA do Complexo Pequeno Príncipe. O Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe é o único projeto social do mundo a ter a chancela do “Rei do Futebol”. São 15 anos com foco na valorização da ciência. Atualmente, a equipe conta com 19 pesquisadores principais e mais de cem projetos em andamento, estruturados em sete linhas de pesquisa com o foco em doenças complexas que atingem crianças e adolescentes.

+ Notícias

22/04/2024

Erros inatos da imunidade: ampliação do teste do pezinho é essencial para diagnóstico precoce

Embora as manifestações clínicas sejam desenvolvidas em qualquer idade, essas doenças são prevalentes no público infantil
18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
07/04/2024

Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
Ver mais