Instituto da Criança de SP recebe a Ciranda das Artes - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Instituto da Criança de SP recebe a Ciranda das Artes

Apresentação do projeto cultural apoiado pelo Hospital Pequeno Príncipe foi realizada nesta quinta-feira e cativou os pacientes do hospital
16/05/2014

IMG_9145Três horas com muita música e atividades lúdicas. Assim foi a tarde desta quinta-feira, dia 15, no Instituto da Criança, em São Paulo. O hospital foi palco de uma apresentação do projeto Ciranda das Artes, viabilizado pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, realizado pelo Ministério da Cultura e apresentado pela empresa de marketing cultural e social CGC-CSA. A ação leva intervenções culturais a pacientes internados, despertando o interesse pela arte desde a infância. O projeto é apoiado pelo Hospital Pequeno Príncipe, onde também é realizado.

Instrumentos musicais e composições do folclore brasileiro foram utilizados para estimular os meninos e as meninas a aprender de uma forma divertida e a experimentar diferentes técnicas e linguagens artísticas. Esses momentos especiais foram comandados pela cantora e arte-educadora Rosy Greca e encantaram não somente as crianças e os adolescentes, mas também os adultos que as acompanham. Eles participaram entusiasmadamente da atividade, com um sorriso estampado no rosto. Ao todo, os pacientes internados nos 120 leitos da instituição foram contemplados com a ação.

A coordenadora de humanização do Instituto da Criança, Jaqueline Aparecida de Lara, destacou a importância da parceria entre o hospital e o Pequeno Príncipe, que reforça a relevância da humanização na assistência, visto que o atendimento oferecido aos pequenos pacientes com doenças complexas e raras exige mais do que conhecimento acadêmico e recursos tecnológicos. “Por isso é preciso desenvolver ações culturais, educacionais e de lazer, pois quebram a rotina hospitalar”, afirmou.

O Instituto da Criança do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), atende pacientes de zero a 19 anos em mais de 20 especialidades médicas. Desde 1976, quando foi inaugurado, oferece tratamento a recém-nascidos, crianças e adolescentes com doenças complexas.

Sobre o projeto
O Ciranda das Artes é financiado pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. Suas atividades mesclam oficinas de música, teatro, fotografia e escultura. É o primeiro projeto cultural apoiado pelo Hospital Pequeno Príncipe a se tornar itinerante. Apresentações musicais já foram levadas a Belo Horizonte e Rio de Janeiro, além de São Paulo. A próxima parada será em Florianópolis, com uma atividade teatral a cargo do Grupo Malasartes. O projeto é patrocinado pelas empresas ExxonMobil Business Support Center Brasil Ltda., ExxonMobil Química Ltda. e Raia Drogasil S/A.

Sobre a CGC-CSA
A empresa de marketing cultural e social CGC-CSA tem como foco projetos de arte, com destaque para acessibilidade. Ela abre novos espaços de atuação, promove e incentiva o acesso à cultura, valoriza artistas nacionais e contribui para a formação de plateia, levando a arte para toda a comunidade, especialmente crianças, adolescentes e familiares do Hospital Pequeno Príncipe, de Curitiba (PR). A empresa desenvolve seus projetos culturais partindo da certeza de que a arte inclui e transforma.

+ Notícias

22/04/2024

Erros inatos da imunidade: ampliação do teste do pezinho é essencial para diagnóstico precoce

Embora as manifestações clínicas sejam desenvolvidas em qualquer idade, essas doenças são prevalentes no público infantil
18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
07/04/2024

Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
Ver mais