Pequeno Príncipe promove mais uma grande festa para pacientes transplantados - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Pequeno Príncipe promove mais uma grande festa para pacientes transplantados

Familiares, equipes médicas e colaboradores também participaram do evento anual
10/12/2014

Uma manhã mais que especial e repleta de esperança, sorrisos e muita alegria. Foi esse o resumo do clima que tomou conta do Hospital Pequeno Príncipe nesta quarta-feira, dia 10, durante a Festa de Natal dos Transplantados. O evento anual reúne pacientes da instituição que fizeram transplantes cardíacos, renais e hepáticos. A confraternização contou ainda com a presença de familiares, equipes médicas e colaboradores dos serviços de transplante do Hospital para encerrar o ano de atividades e celebrar a saúde dos pacientes.

Aproximadamente 250 pessoas participaram da festa promovida no Colégio Barão do Rio Branco, em Curitiba. Desse total, 130 eram pacientes transplantados do Pequeno Príncipe. Um show da dupla Álvaro e Daniel animou os convidados, que deixaram a timidez de lado para dançar sem parar.

Durante o evento, também foram prestados homenagens e agradecimentos para a equipe médica pelo importante trabalho que faz pela promoção da saúde infantojuvenil. O frei Moacir, que também é transplantadado, fez uma oração pedindo a proteção da saúde de todos. Após o show, os pacientes receberam uma surpresa: a visita do Papai Noel, que deixou um presente para cada criança.

O chefe da equipe de Transplante de Fígado do Pequeno Príncipe, Júlio César Widerker, ressaltou a importância do evento. “Queremos mostrar para as crianças que, apesar de terem feito transplantes e muitas vezes ainda dependerem de remédios, todas elas podem levar uma vida saudável e normal. Isso sem falar na oportunidade de conhecerem outras crianças e adolescentes que passaram pela mesma experiência”, falou.

Widerker acrescentou que o evento é de suma importância para a equipe que participa dos cuidados dos pacientes transplantados. “Desde o internamento até a recuperação na UTI, sabemos que é um trabalho difícil para as equipes, mas em eventos assim conseguimos ver os resultados positivos e que nossos esforços valem a pena”, diz. Outro objetivo da Festa de Natal dos Transplantados é conscientizar o público e fazer campanha sobre a importância da doação de órgãos.

Gisela Carolina Vieira, 16 anos, era a paciente da festa que tinha feito o transplante há mais tempo, em 2001. “Antes do transplante de fígado, a Gisela estava com 30% do funcionamento apenas. Se fosse em outro hospital, talvez ela não tivesse sobrevivido. O Pequeno Príncipe foi uma benção. A qualidade dos médicos, da equipe de enfermagem, é incrível”, afirmou o pai da jovem, Edson Luiz Vieira. A garota comenta que nunca mais teve complicações e que leva uma vida normal. “Quando eu fizer 18 anos, vou fazer trabalho voluntário no Pequeno Príncipe”, garantiu.

Maria Isabella de Castro Cordeiro, 9 anos, fez um transplante cardíaco em junho. A menina demonstrou seu bom momento durante a festa dançando no palco e cantando junto com a dupla sertaneja. “A Isabella ganhou uma vida nova. É muito bom estar aqui hoje comemorando a saúde dela e de outros pacientes participando de uma festa”, disse a mãe da garota, Niziane Ribeiro de Castro.

Isabella ainda agradeceu aos médicos da instituição e contou o que ela mais gostou da festa. “Nunca tinha conhecido tantas crianças que também fizeram transplante. Foi muito legal brincar com elas. Um ajuda o outro, isso que é legal”, afirmou.

Transplantes no Hospital Pequeno Príncipe
O Hospital Pequeno Príncipe faz transplantes renais, hepáticos e cardíacos. Ao todo, foram feitos:
293 transplantes de rim, desde 1989
279 transplantes de fígado, desde 2000
17 transplantes de coração, desde 2004

+ Notícias

22/04/2024

Erros inatos da imunidade: ampliação do teste do pezinho é essencial para diagnóstico precoce

Embora as manifestações clínicas sejam desenvolvidas em qualquer idade, essas doenças são prevalentes no público infantil
18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
07/04/2024

Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
Ver mais