Hospital é reeleito para compor o Comtiba

Notícias

Hospital é reeleito para compor o Comtiba

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Curitiba tem a função de deliberar e fiscalizar a política na área da infância e adolescência
18/12/2023
Comtiba
O Comtiba tem a função de deliberar e fiscalizar a política na área da infância e adolescência.

O Pequeno Príncipe foi a organização da sociedade civil mais votada para compor o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Curitiba (Comtiba). A instituição recebeu 38 votos no processo eleitoral e foi reeleita para o biênio 2024–2025. A eleição, realizada no dia 1.º de dezembro, envolveu organizações que atuam na defesa e promoção dos direitos da infância e adolescência na capital paranaense e teve o resultado divulgado nesta semana.

O Hospital participa do Conselho desde a criação do órgão, em 1991. “O envolvimento histórico nas instâncias de controle social evidencia nosso comprometimento na defesa e garantia dos direitos de crianças e adolescentes, sempre motivado pela missão de proteger a infância por meio da assistência, ensino, pesquisa e mobilização social. A reeleição é um reconhecimento da comunidade ao trabalho centenário do Pequeno Príncipe, e a participação de dezenas de organizações no processo eleitoral demonstra o compromisso com as crianças e os adolescentes”, considera a diretora-executiva do Hospital Pequeno Príncipe, Ety Cristina Forte Carneiro.

Sobre o Comtiba

Respaldado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n.⁰ 8.069/1990), o Comtiba é o órgão gestor do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FMCA). A sua composição é paritária, num total de 18 conselheiros não remunerados, sendo nove representantes governamentais indicados pelo prefeito e nove representantes de organizações da sociedade civil eleitas por outras organizações.

Os recursos do fundo reforçam as políticas públicas executadas no município na área da infância e adolescência conforme deliberações do conselho. O FMCA recebe recursos de cidadãos e empresas por meio de renúncia fiscal do Imposto de Renda. Esse apoio pode ser destinado diretamente ao fundo ou para projetos executados pelas organizações e previamente aprovados pelo conselho.

O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. A iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Paz, Justiça e Instituições Eficazes (ODS 16) e Parcerias e Meios de Implementação (ODS 17).

Acompanhe também as redes sociais do Hospital Pequeno Príncipe (FacebookInstagram, LinkedIn, X, YouTube e TikTok) e fique por dentro de informações de qualidade!

+ Notícias

12/11/2025

Pequeno Príncipe Norte recebe equipe do Cindacta II para conversa sobre preservação e integração ambiental

O encontro discutiu ações conjuntas para a manutenção das áreas verdes das instituições
11/11/2025

O que é síndrome nefrótica em crianças?

O inchaço é o principal sintoma, e o diagnóstico precoce é fundamental, pois favorece a recuperação
04/11/2025

Nariz sangrando em crianças: quando se preocupar e o que fazer

Ar seco e infecções respiratórias estão entre as principais causas do sangramento nasal
03/11/2025

Pequeno Príncipe é novamente ouro em Resiliência Climática no prêmio global de sustentabilidade

Reconhecimento internacional valoriza o compromisso da instituição com a preparação para os desafios das mudanças climáticas
31/10/2025

Diretor do Complexo Pequeno Príncipe recebe Comenda da Ordem da Luz dos Pinhais

José Álvaro da Silva Carneiro foi homenageado pela prefeitura de Curitiba na Ópera de Arame
28/10/2025

Noite do Bem 2025: solidariedade e alta gastronomia em prol da vida

Evento reuniu apoiadores em um jantar para arrecadar fundos para os serviços de Oncologia e Hematologia e de Transplante de Medula Óssea
Ver mais