Homenagem: Pequeno Príncipe em luto com a morte do médico Ismar Strachman - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

    Homenagem: Pequeno Príncipe em luto com a morte do médico Ismar Strachman

    Importante nome da Terapia Intensiva Pediátrica no estado, o profissional foi precursor na área e serviu de inspiração para centenas de profissionais
    21/11/2014

    A equipe do Hospital Pequeno Príncipe lamenta a morte de um dos principais nomes da Pediatria em atividade no estado: o médico intensivista Ismar Strachman. Referência para inúmeros colegas, o profissional tinha cerca de 40 anos de atividades no HPP.

    Da residência ao início das atividades no então Hospital de Crianças César Pernetta, Strachman fez história. Foi ele o responsável pela estruturação na instituição da primeira UTI Pediátrica, em 1976. “Ele foi precursor da Terapia Intensiva Pediátrica no estado, antes mesmo da fundação da Sociedade de Terapia Intensiva do Paraná”, relembra o médico Vitor Costa Palazzo, responsável pelo Departamento de Pediatria do Pequeno Príncipe.

    Antes de se licenciar para o tratamento de um câncer, Strachman ocupava, há 16 anos, o cargo de Chefe do Corpo Médico do HPP. “O doutor Ismar dedicou praticamente 40 anos de sua vida profissional a milhares de crianças e adolescentes. Médico exemplar e de grandes valores, tornou-se referência para muitos jovens médicos”, pontua o médico Donizetti Dimer Giamberardino Filho, Diretor Clínico do HPP e representante do Paraná no Conselho Federal de Medicina.

    O médico Vitor Palazzo lembra do legado deixado pelo colega, com quem começou a trabalhar em 1979. “De 76 a 78, ele atuava sozinho como intensivista. No ano seguinte começamos a trabalhar juntos. De fato, o doutor Ismar foi um figura ímpar. Um líder nato, espontâneo”, completa.

    Ismar Strachman cursou especialização em terapia intensiva no México, foi professor da PUCPR e preceptor dos residentes no HPP. Para Ety Cristina Forte, Diretora-Executiva do HPP, trata-se de uma perda irreparável para todo Complexo Pequeno Príncipe. “O doutor Ismar era inspirador e à frente do seu tempo. Não só por ser responsável pela montagem da nossa primeira UTI, mas pela forma como motivou centenas de profissionais a acolherem a ideia do atendimento ao próximo com muito amor e comprometimento”, ressalta.

    O corpo de Ismar Strachman será velado na Capela Israelita (Rua Marquês do Paraná, 39, Água Verde, Curitiba) hoje (21/11), das 14h  às 16h30, e amanhã (22/11), das 20h30 às 23h. O sepultamento acontece no domingo (23/11), às 12h, em São Paulo.

    + Notícias

    22/04/2024

    Erros inatos da imunidade: ampliação do teste do pezinho é essencial para diagnóstico precoce

    Embora as manifestações clínicas sejam desenvolvidas em qualquer idade, essas doenças são prevalentes no público infantil
    18/04/2024

    Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

    O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
    16/04/2024

    COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

    Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
    11/04/2024

    Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

    Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
    08/04/2024

    Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

    Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
    07/04/2024

    Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

    O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
    Ver mais