Homenagem: Pequeno Príncipe em luto com a morte do médico Ismar Strachman - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

    Homenagem: Pequeno Príncipe em luto com a morte do médico Ismar Strachman

    Importante nome da Terapia Intensiva Pediátrica no estado, o profissional foi precursor na área e serviu de inspiração para centenas de profissionais
    21/11/2014

    A equipe do Hospital Pequeno Príncipe lamenta a morte de um dos principais nomes da Pediatria em atividade no estado: o médico intensivista Ismar Strachman. Referência para inúmeros colegas, o profissional tinha cerca de 40 anos de atividades no HPP.

    Da residência ao início das atividades no então Hospital de Crianças César Pernetta, Strachman fez história. Foi ele o responsável pela estruturação na instituição da primeira UTI Pediátrica, em 1976. “Ele foi precursor da Terapia Intensiva Pediátrica no estado, antes mesmo da fundação da Sociedade de Terapia Intensiva do Paraná”, relembra o médico Vitor Costa Palazzo, responsável pelo Departamento de Pediatria do Pequeno Príncipe.

    Antes de se licenciar para o tratamento de um câncer, Strachman ocupava, há 16 anos, o cargo de Chefe do Corpo Médico do HPP. “O doutor Ismar dedicou praticamente 40 anos de sua vida profissional a milhares de crianças e adolescentes. Médico exemplar e de grandes valores, tornou-se referência para muitos jovens médicos”, pontua o médico Donizetti Dimer Giamberardino Filho, Diretor Clínico do HPP e representante do Paraná no Conselho Federal de Medicina.

    O médico Vitor Palazzo lembra do legado deixado pelo colega, com quem começou a trabalhar em 1979. “De 76 a 78, ele atuava sozinho como intensivista. No ano seguinte começamos a trabalhar juntos. De fato, o doutor Ismar foi um figura ímpar. Um líder nato, espontâneo”, completa.

    Ismar Strachman cursou especialização em terapia intensiva no México, foi professor da PUCPR e preceptor dos residentes no HPP. Para Ety Cristina Forte, Diretora-Executiva do HPP, trata-se de uma perda irreparável para todo Complexo Pequeno Príncipe. “O doutor Ismar era inspirador e à frente do seu tempo. Não só por ser responsável pela montagem da nossa primeira UTI, mas pela forma como motivou centenas de profissionais a acolherem a ideia do atendimento ao próximo com muito amor e comprometimento”, ressalta.

    O corpo de Ismar Strachman será velado na Capela Israelita (Rua Marquês do Paraná, 39, Água Verde, Curitiba) hoje (21/11), das 14h  às 16h30, e amanhã (22/11), das 20h30 às 23h. O sepultamento acontece no domingo (23/11), às 12h, em São Paulo.

    + Notícias

    22/02/2024

    O que é e como identificar o transtorno de personalidade borderline?

    Conheça os sintomas, as causas e a importância da psicoterapia como forma de tratamento
    20/02/2024

    Crianças podem ter uma dieta vegetariana?

    A prática é adequada em qualquer fase da vida, mas é preciso garantir o consumo de todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento infantil
    15/02/2024

    Quando levar a criança ao dermatologista?

    Hospital Pequeno Príncipe destaca quais são as doenças de pele mais comuns e os cuidados desde a infância
    08/02/2024

    Serviço de Gastroenterologia do Pequeno Príncipe completa 30 anos

    A especialidade da instituição é considerada a mais importante do Paraná e uma das principais do país na área da pediatria
    07/02/2024

    Dicas para facilitar a mudança de escola de crianças e adolescentes

    Ao seguir estas estratégias, os pais podem desempenhar um papel crucial no apoio emocional e na facilitação da adaptação de seus filhos
    01/02/2024

    Presidente da Representação Central Ucraniano-Brasileira visita Pequeno Príncipe

    Vitório Sorotiuk agradeceu as ações humanitárias realizadas pelo Hospital
    Ver mais