Hipertensão pode afetar crianças e adolescentes

Notícias

Hipertensão arterial pode afetar crianças e adolescentes

A doença é silenciosa, por isso é importante medir a pressão arterial das crianças, a partir de 3 anos de idade, pelo menos uma vez ao ano
25/04/2022
hipertensão
A pressão alta pode ser primária, quando está associada a hábitos de vida, ou secundária, quando advém de outros problemas de saúde

Um mal silencioso, que normalmente afeta adultos, está cada vez mais presente na vida de crianças e adolescentes: é a hipertensão arterial, também conhecida como pressão alta. Um levantamento feito recentemente no Brasil com mais de 70 mil adolescentes apontou que cerca de 10% deles apresentam o problema.

Segundo a nefrologista pediátrica Lucimary Sylvestre, que coordena o Ambulatório de Hipertensão Arterial do Hospital Pequeno Príncipe, a pressão alta em crianças e adolescentes pode ser primária, quando está associada a hábitos de vida, alimentação e sobrepeso, ou secundária, quando advém de outros problemas de saúde, normalmente cardíacos, renais ou endócrinos.

No caso da hipertensão primária, o aumento da obesidade em todo o mundo é um dos fatores que aumentam o risco, sobretudo em adolescentes. Nesse caso, é necessário promover mudanças nos hábitos de vida para controlar a doença. Ingestão de alimentos mais saudáveis e prática de exercícios físicos estão entre as principais recomendações. Além disso, o tratamento com medicamentos pode ser indicado.

Já a hipertensão secundária pode afetar crianças que têm alguma condição associada, como as doenças cardíacas congênitas, os problemas renais, o uso de medicamentos que podem aumentar a pressão arterial, a exemplo de corticoides, entre outras.

De acordo com a médica, uma das principais dúvidas dos pais é saber se a pressão alta na infância se estenderá por toda a vida adulta. “Muitas vezes, a gente não tem como determinar isso. Há situações em que a criança pode apresentar uma melhora com o tratamento. Mas há situações em que o tratamento terá que durar a vida toda. Independentemente disso, o que é fundamental é fazer o acompanhamento médico regular e o tratamento adequado”, ressalta.

Medição da pressão

Sendo uma doença silenciosa, dificilmente a criança ou o adolescente com pressão alta apresenta sintomas. Por isso, é fundamental que o pediatra meça a pressão arterial do paciente, a partir de 3 anos de idade, pelo menos uma vez ao ano. Já para as crianças que apresentam algum outro problema de saúde, especialmente cardíaco ou renal, ou que estão acima do peso, a medição deve ser feita em todas as consultas. “Há algumas crianças que apresentam sintomas como agitação no sono ou mesmo dor de cabeça, mas é a minoria”, esclarece a médica.

hipertensão
A pressão arterial do paciente deve ser medida pelo pediatra a partir de 3 anos de idade, pelo menos uma vez ao ano.

A aferição da pressão arterial na criança é diferente da realizada no adulto. “É preciso medir a circunferência do braço da criança para usar o manguito [equipamento que envolve o braço] adequado. Os resultados devem ser analisados observando uma tabela que leva em conta a idade, a altura e o sexo da criança”, explica a endocrinologista Gabriela Kraemer, do Hospital Pequeno Príncipe.

+ Notícias

18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
07/04/2024

Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
02/04/2024

TDAH e autismo: quais são as semelhanças e diferenças?

A identificação da manifestação dos sintomas é crucial para o diagnóstico e tratamento adequados e individualizados
Ver mais