Hepatites A e B podem ser prevenidas por meio da vacinação

Notícias

Hepatites A e B podem ser prevenidas por meio da vacinação

O Centro de Vacinas Pequeno Príncipe disponibiliza imunizantes contra essas duas formas da doença, que ocorrem de forma endêmica no Brasil
28/07/2022
hepatites
Manter a vacinação em dia é a melhor forma de prevenir os tipos A e B.

 

Neste mês de conscientização sobre as hepatites virais, o Hospital Pequeno Príncipe e o Centro de Vacinas Pequeno Príncipe alertam sobre a importância da vacinação para a prevenção e controle das hepatites A e B, que são mais frequentes e que ocorrem de forma endêmica no Brasil. Para esses tipos existem três formulações de imunizantes diferentes: hepatite A isolada, hepatite B isolada e hepatite A e B combinadas.

“As hepatites são um grave problema de saúde pública e possuem formas eficazes de prevenção. Além disso, é importante destacar que o vírus da hepatite B está relacionado ao risco de desenvolvimento de câncer de fígado. Portanto, o uso desta vacina também atua na prevenção do hepatocarcinoma. É fundamental que os pais vacinem os filhos e se vacinem também, pois as hepatites, conforme o agente viral, podem ser transmitidas por água ou alimentos contaminados, além do contato sexual sem proteção”, explica a coordenadora do Centro de Vacinas Pequeno Príncipe, Heloisa Giamberardino.

O diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento de todas as formas de hepatite, que podem evoluir para doenças mais graves, como cirrose e câncer de fígado. Infelizmente, a realidade é diferente. De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde, apenas cerca de 18% das pessoas que vivem com hepatite B foram diagnosticadas e dessas, sendo que 3% estão recebendo o tratamento.

Para prevenir as hepatites virais, manter a vacinação em dia (para os tipos A e B), fazer corretamente a higiene pessoal, dos alimentos e utensílios, utilizar seringas apenas para medicamentos uma única vez e usar preservativo durante as relações sexuais é essencial.

A hepatite

A doença é uma infecção no fígado, que pode ser leve, moderada ou grave. Não apresenta sintomas muito aparentes, e entre os principais sinais de alerta estão: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômito, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Dados do Ministério da Saúde revelam que quase um milhão e meio de pessoas morrem todos os anos no mundo com doenças ou comorbidades ligadas às hepatites, como infecção aguda, câncer hepático ou cirrose.

Tipos de hepatites que possuem vacina

  • Hepatite A

O vírus da hepatite A causa inflamação aguda no fígado e pode evoluir para formas graves e fulminantes, podendo inclusive levar à insuficiência hepática aguda e à necessidade de transplante de fígado.  O vírus interfere na função hepática e leva à inflamação do pulmão. Esse tipo não possui um tratamento específico e pode ser prevenido com a vacina contra a hepatite.

  • Hepatite B

A hepatite B pode evoluir para uma infecção crônica, cirrose hepática, insuficiência hepática, câncer e, em alguns casos, necessidade de transplante hepático. Entre as crianças com menos de um ano de idade a chance de se tornar crônica chega a 90% dos casos. A doença, que atinge o fígado, não é hepatite na forma mais grave e possui vacina.

Sobre o Centro de Vacinas

No Centro de Vacinas Pequeno Príncipe, referência em imunizações há mais de 20 anos, está disponível atendimento integral a todas as faixas etárias – de recém-nascidos até idosos. Funciona de segunda a sexta, das 8h às 19h, e aos sábados, das 8h às 18h, sem necessidade de agendamento. Além disso, também é possível que uma equipe vá realizar a vacinação em casa, mediante agendamento por meio do telefone (41) 3310-1414 ou (41) 3310-1141. Siga o CEVA pelo Instagram e fique por dentro de assuntos de qualidade!

+ Notícias

22/04/2024

Erros inatos da imunidade: ampliação do teste do pezinho é essencial para diagnóstico precoce

Embora as manifestações clínicas sejam desenvolvidas em qualquer idade, essas doenças são prevalentes no público infantil
18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
07/04/2024

Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
Ver mais