Hábitos incentivados ainda na infância têm impacto também no futuro - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Hábitos incentivados ainda na infância têm impacto também no futuro

Neste Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, o Hospital Pequeno Príncipe reforça a importância do incentivo e apoio familiar na prevenção da doença
11/10/2021
Os hábitos saudáveis devem ser estimulados desde a infância.

Neste Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, lembrado em 11 de outubro, o Hospital Pequeno Príncipe reforça a importância do incentivo e apoio familiar na prevenção da doença. Segundo o Ministério da Saúde, há cerca de 7,2 milhões de crianças e adolescentes com obesidade no Brasil. Essa realidade é decorrente de uma série de fatores, como a propensão genética e individual, a mudança nos hábitos alimentares e a redução da atividade física.

O Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani) indica que 7% das crianças brasileiras menores de cinco anos estão com excesso de peso e 3% estão obesas. A obesidade na infância pode trazer uma série de complicações que refletem também na vida adulta, como hipertensão, diabetes, colesterol alto, alterações ortopédicas (a exemplos de desvios de coluna e de joelho), apneia do sono e traumas psicológicos.

De acordo com a endocrinologista pediátrica Gabriela de Carvalho Kraemer, do Hospital Pequeno Príncipe, com a ausência das atividades presenciais nas escolas e as mudanças de rotina devido às restrições impostas pela pandemia, o número de casos da doença em meninos e meninas aumentou. “O psicológico das crianças foi afetado e, hoje, elas passam bastante tempo em frente às telas (computador, televisão e celular). Muitas não querem voltar às aulas presenciais devido à mudança de rotina e à acomodação do período em casa”, enfatiza a médica.

O apoio e exemplo familiar são fundamentais na adoção de um estilo de vida saudável desde a Primeira Infância. “Os pais e responsáveis são a principal referência para a criança. Por isso, as atitudes precisam servir como um modelo. É importante que a família priorize o consumo de alimentos preparados em casa e com menos gordura, estimule que os filhos saiam da frente das telas, incentive a prática de exercícios físicos e mantenha uma rotina de horários para as diferentes atividades”, acrescenta.

Corpo em movimento!

A prática de exercícios físicos na infância auxilia na prevenção da obesidade infantil. Confira algumas atividades simples – e importantes para a saúde – para praticar com as crianças no dia a dia:

– fazer alongamentos;

– pular corda;

– dançar;

– praticar algum esporte;

– brincar de caça ao tesouro ou pega-pega.

+ Notícias

22/04/2024

Erros inatos da imunidade: ampliação do teste do pezinho é essencial para diagnóstico precoce

Embora as manifestações clínicas sejam desenvolvidas em qualquer idade, essas doenças são prevalentes no público infantil
18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
07/04/2024

Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
Ver mais