Fórmulas infantis e compostos lácteos: quando usar? - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Fórmulas infantis e compostos lácteos: quando usar?

Apesar de ser a opção mais indicada, nem sempre a amamentação é possível. A orientação médica, nesses casos, é fundamental para tomar qualquer tipo de decisão
05/08/2016

Passo5 (2)Inúmeras são as vantagens do aleitamento materno. Desde sua importância nutricional até a troca de carinhos presente na ação entre mãe e filho, essa é a melhor opção para os primeiros meses de vida do bebê. Apesar disso, muitas mães não conseguem amamentar. Nesses casos, faz-se necessário o uso de fórmulas infantis ou compostos lácteos, sempre com a orientação de um médico para saber o tipo, dosagem e tempo adequado de uso.

Existe uma infinidade de fórmulas infantis, criadas para atender a necessidade de cada criança. A começar pelas mais comuns, conhecidas como fórmulas de rotina, até as mais específicas, indicadas quando o bebê tem algum tipo de alergia, como por exemplo, das proteínas contidas no leite. “Muitas crianças dependem dessa fonte de alimentação. Além disso, as fórmulas infantis precisam ser produzidas conforme a particularidade de cada bebê”, explica a coordenadora do lactário e nutricionista do Hospital Pequeno Príncipe, Ana Tereza Gebran.

A instituição – maior hospital exclusivamente pediátrico do Brasil, com uma média de 23 mil internações por ano – tem disponível 29 tipos de fórmulas infantis e compostos lácteos para os pacientes. “Como as fórmulas têm gostos muito diferentes, nós sempre optamos por manter a mesma que era utilizada em casa, antes da internação. Além disso, recebemos pacientes de todo o país, com doenças complexas e muitas vezes raras. Então, sempre que necessário, compramos mais tipos de fórmulas”, destaca a nutricionista.

É importante lembrar que a inclusão desnecessária da fórmula infantil pode trazer prejuízos. Por conta disso, a escolha dos compostos precisa ser compartilhada com um pediatra.

+ Notícias

18/11/2025

Quais são as consequências da distorção de imagem na adolescência?

A busca por um “rosto perfeito” pode, na realidade, esconder sofrimento emocional
12/11/2025

Pequeno Príncipe Norte recebe equipe do Cindacta II para conversa sobre preservação e integração ambiental

O encontro discutiu ações conjuntas para a manutenção das áreas verdes das instituições
11/11/2025

O que é síndrome nefrótica em crianças?

O inchaço é o principal sintoma, e o diagnóstico precoce é fundamental, pois favorece a recuperação
04/11/2025

Nariz sangrando em crianças: quando se preocupar e o que fazer

Ar seco e infecções respiratórias estão entre as principais causas do sangramento nasal
03/11/2025

Pequeno Príncipe é novamente ouro em Resiliência Climática no prêmio global de sustentabilidade

Reconhecimento internacional valoriza o compromisso da instituição com a preparação para os desafios das mudanças climáticas
31/10/2025

Diretor do Complexo Pequeno Príncipe recebe Comenda da Ordem da Luz dos Pinhais

José Álvaro da Silva Carneiro foi homenageado pela prefeitura de Curitiba na Ópera de Arame
Ver mais