Fones de ouvido em excesso pode causar lesões na audição

Notícias

Uso de fones de ouvido em excesso pode causar lesões no aparelho auditivo

Hospital Pequeno Príncipe alerta sobre os sintomas mais comuns nestes casos e orienta como usar equipamentos da forma correta
03/11/2021
fones de ouvido
O uso de fones de ouvido merece cuidado desde a infância.

O uso excessivo de fones de ouvido durante a pandemia é mais uma questão que pode trazer problemas para a saúde de crianças e adolescentes. O Hospital Pequeno Príncipe alerta que, se isso não for feito com controle e no volume adequado, lesões definitivas no aparelho auditivo podem surgir. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada quatro pessoas viverá com algum grau de perda auditiva até 2050. A estimativa é de que esse risco atinja 50% da população entre 12 e 35 anos de idade, com perda de audição cumulativa provocada pelos novos hábitos.

Um chiado constante no ouvido pode ser um sinal de alerta de problemas auditivos. De acordo com o otorrinolaringologista Rodrigo Pereira, do Hospital Pequeno Príncipe, esse é o principal sintoma que crianças e adolescentes apresentam ao utilizar os fones de forma inadequada. Os equipamentos viraram presença quase obrigatória em casa, na qual os pequenos estão em idade escolar: aulas on-line aliadas a mais tempo dentro de casa, fazem os fones serem mais requisitados.

É comum que achem que ter dificuldade para ouvir seja o principal sintoma da perda auditiva. “Entretanto, isso ocorre com o passar dos anos e implica em uma série de fatores. Cuidados com o volume e o tempo de exposição aos fones ajudam a evitar os danos”, alerta o especialista. A maior parte dos aparelhos, quando chega a pouco mais da metade, atinge os 85 decibéis recomendados. Desta forma, a recomendação é usar o equipamento por, no máximo, oito horas.

O otorrinolaringologista alerta também o olhar especial às crianças, que geralmente não vão se queixar de algo no ouvido. “Percebemos que as crianças começam a usar os fones cada vez mais cedo e isso pode adiantar os sintomas de uma lesão mais grave. Então, os responsáveis precisam prestar atenção em algo fora da rotina dos pequenos”, finaliza o médico.

Evite problemas com os fones de ouvido!

fones de ouvido

Confira algumas dicas do especialista para a saúde auditiva dos pequenos
– Mantenha o volume da metade para baixo da potência do aparelho.
– Caso consiga ouvir o som do fone da criança e/ou adolescente, é preciso abaixar o volume.
– Sempre que possível, evite o uso do fone, especialmente para as aulas on-line.
– Invista no descanso auditivo, pois isso favorece a saúde dos ouvidos.
– Higienize os fones, pois eles carregam bactérias e podem gerar infecções.

Serviço de Otorrinolaringologia

A otorrinolaringologia é a especialidade médica que trata, pesquisa e acompanha problemas relacionados aos ouvidos, nariz, garganta e cirurgia cervicofacial. O Serviço Otorrinolaringologia do Pequeno Príncipe é referência em todo o país pela complexidade dos casos tratados. Os profissionais realizam desde cirurgias de amígdalas e adenoides até implantes cocleares, cirurgias de laringe e base de crânio.

  • Confira, no vídeo a seguir, tudo o que você precisa saber sobre perda auditiva:

Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – FacebookInstagramTwitterLinkedIn e YouTube.

+ Notícias

05/12/2023

Dia do Rei Pelé: audiência na Câmara Federal discute criação de data

 A proposta liderada pelo Pequeno Príncipe já foi aprovada na Câmara de Curitiba e na Assembleia do Estado
04/12/2023

Tetralogia de Fallot: saiba tudo sobre essa cardiopatia congênita

O Hospital Pequeno Príncipe, referência no atendimento em cardiologia pediátrica, atende frequentemente a esses casos
01/12/2023

Médicos ucranianos visitam Hospital Pequeno Príncipe

Os profissionais ficaram impressionados com a qualidade da assistência pediátrica e o cuidado com os pais
30/11/2023

Pequeno Príncipe reúne apoiadores em São Paulo e em Curitiba

Diretoria do Hospital compartilhou com os presentes os desafios da instituição neste ano e também os sonhos para o futuro
29/11/2023

Pequeno Príncipe aborda desafios na Câmara Municipal de Curitiba

A participação da instituição na sessão foi uma iniciativa do vereador Jornalista Márcio Barros (PSD)
29/11/2023

Pequeno Príncipe integra a Rede Global de Vigilância Hospitalar da Gripe

A instituição monitora a prevalência de vírus respiratórios e contribui com dados para a OMS definir a composição anual de novas vacinas contra influenza
Ver mais