Fim de ano: época de atualizar a carteira de vacinação das crianças - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Fim de ano: época de atualizar a carteira de vacinação das crianças

Apesar de as férias serem a época mais procurada para colocar as vacinas em dia, o Hospital Pequeno Príncipe reforça que é importante que a atualização seja feita durante o ano também
03/12/2021
É essencial que a vacinação seja lembrada durante o ano todo.

 

A vacinação é essencial para o desenvolvimento saudável das crianças e para a prevenção de várias doenças. As vacinas estimulam a produção de anticorpos no organismo, que impedem que os microrganismos provoquem infecções. No Brasil, manter a carteira de vacinação atualizada é obrigatório, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Nas férias escolares, os pais costumam atualizar as vacinas dos filhos. No entanto, é importante ressaltar que a vacinação deve ser lembrada durante o ano todo.

“É muito importante que a população seja imunizada com todas as vacinas recomendadas pelo Calendário Nacional de Vacinação, principalmente as crianças, que possuem sistema imunológico em desenvolvimento, sendo mais suscetíveis à aquisição de infecções, quando comparadas aos adultos”, explica a coordenadora do Centro de Vacinas Pequeno Príncipe, Heloisa Ihle Giamberardino.

A coordenadora do Centro de Vacinas Pequeno Príncipe, Heloisa Ihle Giamberardino, reforça a importância da vacina.

Segundo ela, as viagens sempre são um fator que levam à atualização da carteira de vacinação, mas o ideal é rever o Calendário de Vacinação da criança ou adolescente com antecedência, no mínimo duas semanas antes da viagem.  “Se a criança está com todas as vacinas em dia, conforme  o Programa Nacional de Imunizações (PNI), Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm), a única preocupação para os pais é verificar com o pediatra se existem recomendações específicas para o destino escolhido, principalmente em viagens para o exterior ou lugares isolados”, completa a médica, que também é coordenadora do Serviço de Epidemiologia e Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Pequeno Príncipe.

Para a vacina da Febre Amarela é preciso emitir o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP), que pode ser obrigatório.

Importância das vacinas
As vacinas definidas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm) são seguras, eficazes e   previnem diversas doenças, como a poliomielite, sarampo e meningites, por exemplo. “Para as vacinas que necessitam de mais de uma dose, é imprescindível que os pais fiquem atentos e levem os filhos para a aplicação das demais doses, pois somente com o esquema vacinal completo é que se alcança a devida proteção”, afirma Heloisa. Embora a vacinação seja primordial para reduzir a ocorrência de doenças imunopreveníveis, a cobertura vacinal ficou abaixo da média no Brasil em 2020, segundo o Ministério da Saúde, é importante que os pais levem os filhos para se vacinarem, aumentando a cobertura vacinal no país.

Sobre o Centro de Vacinas

O Centro de Vacinas conta com uma infraestrutura de alta qualidade e uma equipe multiprofissional.

O Centro de Vacinas Pequeno Príncipe é referência no atendimento a pessoas de todas as idades. Fundado há mais de 20 anos, é destaque pela qualidade e diversidade dos serviços que disponibiliza. O Centro de Vacinas conta com uma infraestrutura de alta qualidade e uma equipe multiprofissional, com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem capacitados para atender os pacientes com excelência, cuidado e segurança.

Serviço
– Endereço: Rua Desembargador Motta, 913, Água Verde
– Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. Aos sábados, das 8h às 18h
– Contato: (41) 3310-1414 e (41) 3310-1141

 

+ Notícias

22/04/2024

Erros inatos da imunidade: ampliação do teste do pezinho é essencial para diagnóstico precoce

Embora as manifestações clínicas sejam desenvolvidas em qualquer idade, essas doenças são prevalentes no público infantil
18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
07/04/2024

Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
Ver mais