Filme “Ferrugem” propõe discussão atual e necessária sobre a realidade dos adolescentes na internet - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Filme “Ferrugem” propõe discussão atual e necessária sobre a realidade dos adolescentes na internet

O longa-metragem paranaense, vencedor do Festival de Cinema de Gramado, estreia em todo Brasil nesta quinta-feira, dia 30, e traz à tona temas como o suicídio e o cyberbullying
30/08/2018
Aly Muritiba no set de “Ferrugem”: discussão pertinente sobre a realidade dos adolescentes no mundo virtual.

Com excelente repercussão internacional e após vencer o Festival de Cinema de Gramado, um dos mais importantes do país, o longa-metragem paranaense “Ferrugem”, dirigido por Aly Muritiba, estreia em todo Brasil nesta quinta-feira, dia 30, e traz à tona discussões importantes sobre a rotina dos adolescentes no mundo virtual. A trama, com locações em Curitiba, no litoral do Paraná e em São Paulo, gira em torno das consequências do vazamento de um vídeo íntimo no WhatsApp e aborda temas como o cyberbullying e o suicídio.

Para a coordenadora do Serviço de Psicologia do Hospital Pequeno Príncipe, Angela Bley, a prevenção é a melhor forma de evitar situações como essa. “No caso das crianças, deve haver um monitoramento mesmo, estar muito próximo de tudo que fazem no ambiente virtual. No que diz respeito aos adolescentes, é preciso diálogo e conversar abertamente sobre os perigos escondidos em certas atitudes na rede”, fala.

A exemplo do que propõe “Ferrugem”, a especialista lembra que é preciso deixar claro que todos os atos têm consequências. “Diante de um vazamento de imagens íntimas, por exemplo, deve haver muito apoio e diálogo por parte da família e da escola. O ideal é que seja feito um trabalho anterior, justamente para impedir que fatos como esse venham a ocorrer”, diz.

Consciente das particularidades da adolescência, Aly se propôs a trazer à tona o impacto provocado pela internet nesta fase conturbada da vida. “Neste meio, podemos ser o que quisermos. Podemos criar e propagar uma autoimagem que eventualmente é falsa, apesar de satisfatória na superfície. No meio virtual, somos todos felizes, lindos, magros, seguros. No entanto, a vida real segue acontecendo lá fora e se não formos educados para a frustração, para a tristeza e para o erro quando as coisas fogem do programado, elas são sentidas como demasiadamente insuportáveis”, comenta Muritiba.

Para a coordenadora do Serviço de Psicologia do Hospital Pequeno Príncipe, Angela Bley, o apoio e o diálogo são fundamentais para superar situações como as retratadas pelo filme “Ferrugem”.
  • Confira o trailer:

+ Notícias

18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
07/04/2024

Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
02/04/2024

TDAH e autismo: quais são as semelhanças e diferenças?

A identificação da manifestação dos sintomas é crucial para o diagnóstico e tratamento adequados e individualizados
Ver mais