Filme “Ferrugem” propõe discussão atual e necessária sobre a realidade dos adolescentes na internet - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Filme “Ferrugem” propõe discussão atual e necessária sobre a realidade dos adolescentes na internet

O longa-metragem paranaense, vencedor do Festival de Cinema de Gramado, estreia em todo Brasil nesta quinta-feira, dia 30, e traz à tona temas como o suicídio e o cyberbullying
30/08/2018
Aly Muritiba no set de “Ferrugem”: discussão pertinente sobre a realidade dos adolescentes no mundo virtual.

Com excelente repercussão internacional e após vencer o Festival de Cinema de Gramado, um dos mais importantes do país, o longa-metragem paranaense “Ferrugem”, dirigido por Aly Muritiba, estreia em todo Brasil nesta quinta-feira, dia 30, e traz à tona discussões importantes sobre a rotina dos adolescentes no mundo virtual. A trama, com locações em Curitiba, no litoral do Paraná e em São Paulo, gira em torno das consequências do vazamento de um vídeo íntimo no WhatsApp e aborda temas como o cyberbullying e o suicídio.

Para a coordenadora do Serviço de Psicologia do Hospital Pequeno Príncipe, Angela Bley, a prevenção é a melhor forma de evitar situações como essa. “No caso das crianças, deve haver um monitoramento mesmo, estar muito próximo de tudo que fazem no ambiente virtual. No que diz respeito aos adolescentes, é preciso diálogo e conversar abertamente sobre os perigos escondidos em certas atitudes na rede”, fala.

A exemplo do que propõe “Ferrugem”, a especialista lembra que é preciso deixar claro que todos os atos têm consequências. “Diante de um vazamento de imagens íntimas, por exemplo, deve haver muito apoio e diálogo por parte da família e da escola. O ideal é que seja feito um trabalho anterior, justamente para impedir que fatos como esse venham a ocorrer”, diz.

Consciente das particularidades da adolescência, Aly se propôs a trazer à tona o impacto provocado pela internet nesta fase conturbada da vida. “Neste meio, podemos ser o que quisermos. Podemos criar e propagar uma autoimagem que eventualmente é falsa, apesar de satisfatória na superfície. No meio virtual, somos todos felizes, lindos, magros, seguros. No entanto, a vida real segue acontecendo lá fora e se não formos educados para a frustração, para a tristeza e para o erro quando as coisas fogem do programado, elas são sentidas como demasiadamente insuportáveis”, comenta Muritiba.

Para a coordenadora do Serviço de Psicologia do Hospital Pequeno Príncipe, Angela Bley, o apoio e o diálogo são fundamentais para superar situações como as retratadas pelo filme “Ferrugem”.
  • Confira o trailer:

+ Notícias

29/06/2026

Como lidar com as expectativas e frustrações das crianças na Copa do Mundo?

A vivência do evento esportivo pode transformar-se em uma experiência educativa
22/06/2026

O que fazer quando o bebê tem cólica?

Na maioria dos casos, esse é um quadro transitório e melhora naturalmente com o crescimento
15/06/2026

O que fazer quando a criança é picada por formiga?

Dor, vermelhidão e coceira são os sintomas mais comuns, mas algumas espécies podem provocar reações alérgicas graves
05/06/2026

Saúde Única: por que saúde humana, animal e ambiental estão conectadas?

No Complexo Pequeno Príncipe, essa visão orienta iniciativas que buscam promover saúde com compromisso com as futuras gerações
02/06/2026

18.ª Noite dos Chefs celebra solidariedade em prol da saúde infantojuvenil

O evento se consolidou como uma das mais tradicionais iniciativas beneficentes da instituição
01/06/2026

Cor da secreção nasal: o que pode indicar em crianças e adolescentes

Mudanças no aspecto do muco podem sinalizar desde irritações simples até infecções respiratórias
Ver mais