Encontro de Famílias de crianças com doenças neurológicas raras

Notícias

Famílias de crianças com doenças neurológicas raras participam de encontro

O evento foi realizado com especialistas, no Pequeno Príncipe, durante o Congresso da Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil em Curitiba
10/11/2022
Encontro de Famílias de crianças com doenças neurológicas raras
O Encontro de Famílias de crianças com doenças neurológicas raras foi realizado com especialistas no Pequeno Príncipe.

 

O Hospital Pequeno Príncipe sediou o Encontro de Famílias de crianças com doenças neurológicas raras nessa quarta-feira, dia 9. O evento foi realizado em paralelo ao 17.º Congresso da Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil, que é realizado em Curitiba até o dia 12 de novembro. O objetivo foi de permitir o acesso dos pais e responsáveis aos especialistas da área.

De acordo com a neurologista e coordenadora do Ambulatório de Doenças Raras do Pequeno Príncipe, Mara Lucia Schmitz Ferreira Santos, realizar o evento dentro do Hospital propiciou a oportunidade de participação aos pais que estão com seus filhos internados. “Isso significa trazer um conhecimento mais profundo para as questões do dia a dia da maioria das crianças com doenças neurológicas a partir da fala de profissionais e especialistas, para além do que se busca na internet”, explicou a médica.

Pais e responsáveis puderam tirar dúvidas acerca de questões básicas da rotina de crianças com doenças raras como crises convulsivas ou problemas para dormir.  Ainda na área da assistência, as famílias receberam informações atualizadas sobre autismo e doenças neuromusculares, além de aspectos legais do acesso ao tratamento. O momento foi também de troca de experiências durante uma roda de conversa.

O evento contou também com presença da presidente do Instituto Atlas Bisocial, Deise Zanin, e do diretor-técnico do Hospital Pequeno Príncipe, Donizetti Dimer Giamberardino Filho, que reforçou a importância de levar qualidade de vida a essas crianças e suas famílias e de promover o direito à saúde. “Aqui na instituição estamos em constante união de forças. O Hospital atua para garantir que esses meninos e meninas e seus responsáveis tenham acesso a uma assistência em saúde completa, e as famílias são parte fundamental na mobilização social”, pontua.

Encontro de Famílias de crianças com doenças neurológicas raras
O objetivo do evento foi de permitir o acesso dos pais e responsáveis aos especialistas da área.

Simulação realística

O Centro de Simulação Realística do Hospital Pequeno Príncipe, também no dia 9, foi sede de workshops dentro da programação pré-congresso. Os especialistas puderam conhecer o conteúdo sobre “toxina botulínica para paralisia cerebral – aplicação guiada por ultrassom no tratamento da espasticidade”, além da aula inaugural “VNS: da indicação à cirurgia”, que contou com apresentação de casos, depoimentos de família e prática da técnica cirúrgica.

Sobre o evento

O 17.º Congresso da Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil é realizado de 9 a 12 de novembro, em Curitiba, no Centro de Convenções Expo Unimed e aborda em sua programação cursos, encontro de familiares, conferências, mesas-redondas com a presença de convidados nacionais e internacionais, além das apresentações de pôsteres e casos clínicos.

Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – FacebookInstagramTwitterLinkedIn e YouTube

+ Notícias

22/04/2024

Erros inatos da imunidade: ampliação do teste do pezinho é essencial para diagnóstico precoce

Embora as manifestações clínicas sejam desenvolvidas em qualquer idade, essas doenças são prevalentes no público infantil
18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
07/04/2024

Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
Ver mais