Faculdades Pequeno Príncipe vai oferecer curso de Medicina - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Faculdades Pequeno Príncipe vai oferecer curso de Medicina

Apenas duas instituições de ensino no Brasil receberam autorização para abrir a graduação na área médica. A previsão é de que sejam ofertadas 50 vagas no segundo semestre de 2014
17/03/2014

O Complexo Pequeno Príncipe – formado pelo Hospital Pequeno Príncipe, a Faculdades Pequeno Príncipe e o Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe – começou a semana com uma ótima notícia. A Faculdades recebeu autorização para abrir o curso de Medicina, conforme a Portaria nº 170, de 13 de março de 2014. Apenas duas instituições de ensino no Brasil tiveram suas graduações na área médica autorizadas – a outra foi o Centro Universitário Cesmac, em Maceió.

A previsão é de que sejam ofertadas 50 vagas para o curso no segundo semestre de 2014. Para 2015 deverão ser duas turmas, com 50 alunos cada, uma no primeiro e outra no segundo semestre letivo. Ao todo, serão 100 vagas, o total liberado pelo Ministério da Educação (MEC). A portaria com todas as informações sobre a nova graduação será divulgada em breve.

Para a presidente da Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro – que é a mantenedora do Complexo –, Ety Gonçalves Forte, a abertura do curso é a concretização de um sonho. “Somos considerados o berço da medicina pediátrica no Paraná. O ensino em saúde está presente na história institucional desde 1935 e foi fortalecido na década de 1970 com a implantação de nosso Programa de Residência Médica”, afirma. “A abertura do curso de Medicina acontece em um momento muito importante para nós, pois estamos comemorando os dez anos da Faculdades”, completa.

“Esta autorização coroa o trabalho que vem sendo desenvolvido há dez anos pela instituição que nasceu com a missão de produzir e disseminar o conhecimento, visando contribuir para a construção de uma sociedade saudável, cidadã e solidária, alicerçada no humanismo e na reflexão crítica da realidade social”, explica a diretora-geral da Faculdades Pequeno Príncipe, Patricia Maria Forte Rauli. “Temos certeza de que esta será mais uma realização de nossas equipes pelo direito à vida e à medicina de qualidade”, acrescenta.

Ensino de excelência
A Faculdades Pequeno Príncipe oferece atualmente os cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia e Psicologia. Também há especializações na área da saúde e os programas de mestrado e doutorado (nota 5 na CAPES; a máxima é 7). Em dez anos, foram mais de 1,3 mil estudantes formados tanto em graduação como em pós-graduação. O ensino é focado na excelência para a formação de profissionais comprometidos com a melhoria das condições de vida da população, com respeito aos princípios éticos, humanos e de solidariedade.

+ Notícias

25/03/2024

Sociedade Paranaense de Pediatria: 90 anos em prol da saúde infantojuvenil

Berço da pediatria no Paraná, o Pequeno Príncipe se orgulha da semente plantada naquele 25 de março de 1934
20/03/2024

Curso de Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe recebe acreditação do Saeme-CFM

Além do reconhecimento pela qualidade da educação, a certificação também abre caminho para estudantes trabalharem e estudarem no exterior
19/03/2024

Quais são as doenças mais comuns no outono?

O Hospital Pequeno Príncipe alerta sobre os principais sintomas, causas e cuidados relacionados a cada uma delas
18/03/2024

Oito novos leitos de terapia intensiva são inaugurados

Com investimento do governo estadual e da Volkswagen do Brasil, o Hospital Pequeno Príncipe aumenta em 12% sua capacidade de vagas em UTIs
15/03/2024

Da gestação aos 3 anos: conheça a Primeiríssima Infância

É nesse período que as crianças precisam receber cuidados e estímulos adequados para o seu desenvolvimento pleno
14/03/2024

Quais são os sintomas da doença renal crônica?

No caso de crianças e adolescentes é preciso ficar atento aos sinais, que podem auxiliar no diagnóstico precoce da DRC
Ver mais