Exposição Fada de Botas traz cultura acessível ao Quintana Café - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Exposição Fada de Botas traz cultura acessível ao Quintana Café

Maureen Miranda é responsável pela criação de 22 gravuras que ilustram a obra apoiada pelo Pequeno Príncipe; venda será revertida totalmente ao hospital.
08/11/2013

Com uma singela história de uma fada, a autora Fernanda Salgueiro imprime nas páginas da obra “Fada de Botas” a visão de inclusão. Este importante tema é retratado sem rótulos nas páginas do livro, que conta ainda com gravuras da artista Maureen Miranda e apoio do Hospital Pequeno Príncipe. A obra rendeu, inclusive, uma exposição das obras executadas para as páginas do livro pela artista, com abertura neste sábado, dia 9 de novembro, a partir das 11 horas, no Quintana Café e Restaurante – as obras ficarão expostas até 23 de dezembro. O espaço abre exclusivamente para convidados pela manhã, com um drink de boas-vindas, e abre normalmente para o público geral para o almoço a partir das 12 horas.

Para a criação da obra, a autora Fernanda Salgueiro partiu do ponto de vista da inclusão.  “Quando pensei na personagem, pensei na questão da inclusão, mas sem rótulos. Algumas pessoas gostam de entender a moral da história, na verdade, entendo que a criança precisa viver a aventura, muito mais do que ter uma conclusão sobre a obra”, explica Fernanda.

A artista Maureen Miranda foi a responsável por transformar as ideias de Fernanda em ilustrações. São 22 gravuras feitas especialmente para a obra, com materiais como aquarela, canetas diversas, colagem e rendas. “Usei a própria história para me inspirar. Sempre gostei de fadas, de coisas lúdicas. Eu entrei no clima e as gravuras saíram naturalmente”, conta a artista. As obras serão vendidas na ocasião pelo valor de R$ 240, e toda a renda será revertida ao Hospital Pequeno Príncipe. Neste sábado, as crianças poderão ainda participar de uma contação de história, que acontece às 14h30, também no Quintana Café.
fada
Fada de Botas conta a história da fadinha Amanda, que não gostava de usar seus óculos, algo raro no mundo das fadas. Sem enxergar direito, um dia feriu as asas e precisou andar. A experiência acabou machucando os pés da protagonista, que então reparou nos “enfeites de pés” utilizados pelos humanos e passou a desejar um par de botas cor-de-rosa.

A inclusão está presente também nos formatos propostos no Fada de Botas, que é financiado pela Lei Rouanet e tem apoio do Hospital Pequeno Príncipe. Além da versão impressa – que será distribuída para crianças e adolescentes em tratamento na instituição –, o projeto prevê um audiolivro, o que garantirá acesso às crianças com deficiência visual. E mais: haverá uma versão digital disponível no site www.fadadebotas.com.br.

Serviço: Abertura Exposição “Fada de Botas”. Dia 9 de novembro, a partir das 11 horas, no Quintana Café e Restaurante. Av. Batel, 1440. Informações: (41) 3078-6044 e (41) 3078-8944.

+ Notícias

26/04/2024

18 anos de ciência para preservar a vida e construir o futuro

Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe chega à maioridade e celebra desafios superados e muitas conquistas
22/04/2024

Erros inatos da imunidade: ampliação do teste do pezinho é essencial para diagnóstico precoce

Embora as manifestações clínicas sejam desenvolvidas em qualquer idade, essas doenças são prevalentes no público infantil
18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
Ver mais