Exame de fundo de olho pode evitar retinoblastoma - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Exame de fundo de olho pode evitar retinoblastoma

Tumor afeta crianças até 4 anos e pode provocar cegueira e morte caso não seja tratado ou se for identificado tardiamente
17/09/2014
BioNews Texas
Fonte da imagem: BioNews Texas

Apesar de pouco incidente na Região Sul do país, o retinoblastoma é um tumor maligno que pode manifestar-se de forma agressiva e provocar a perda de visão e até óbito em crianças menores de 4 anos. O alerta contra a doença ganha força no Brasil nesta quinta-feira, 18 de setembro, Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma.

Trata-se do câncer ocular mais comum na infância, que se descoberto no início tem chance de cura de 90%, porém 50% dos casos diagnosticados tardiamente podem levar à perda da visão. Por ano, são registrados cerca de 400 casos no país.

De acordo com a hemato-oncologista pediátrica Ana Paula Kuczynski, do Hospital Pequeno Príncipe, uma forma de os pais descobrirem se os filhos têm indício dessa doença é bastante simples. “Basta pedir para a criança olhar diretamente para uma luz artificial e observar se há uma mancha branca na pupila. Mas o ideal mesmo é pedir para o pediatra realizar o exame do fundo do olho a cada três meses”, afirmou.

Segundo a profissional, a verificação rotineira pode evitar o agravamento do tumor, pois se a pupila já apresentar a mancha é sinal de que a visão está comprometida. “Outra forma de identificar o retinoblastoma é observar, em fotografias, se os olhos têm o chamado ‘reflexo do olho de gato’, ou seja, uma mancha esbranquiçada.”

Nos últimos dez anos, o Hospital Pequeno Príncipe registrou 36 casos da doença. A maior incidência no Brasil está na Região Nordeste, informou a médica. A campanha nacional nesta quinta-feira tem como objetivo educar a população em geral e os profissionais de saúde, ampliar o diagnóstico precoce do retinoblastoma e salvar a visão e a vida de crianças com esse câncer.

Atenção para outros sinais e sintomas da doença:
Estrabismo (olhar vesgo)
Fotofobia (sensibilidade exagerada à luz)
Dificuldade visual
Aparência anormal do olho
Inflamações
Conjuntivite

Formas de tratamento
Por tratar-se de um câncer maligno, a responsabilidade pelo tratamento é de médicos especialistas, que adotarão os procedimentos conforme o grau de cada paciente. São utilizadas: cirurgia, quimioterapia, radioterapia e tratamento oftalmológico local com laser. Há também a possibilidade de terapia alternativa, como a quimioterapia intra-arterial. Nos casos mais graves, retirar o globo ocular pode ser a única alternativa.

+ Notícias

11/10/2024

Barça Legends x Pelé Pequeno Príncipe Legends: jogadores confirmados

Saiba como adquirir os ingressos para a partida solidária, que será no dia 17 de novembro, às 19h30, na Ligga Arena
09/10/2024

Bronquite e bronquiolite: quais são as diferenças?

Saber diferenciar as doenças é essencial para a garantia de tratamento adequado de crianças e adolescentes
03/10/2024

Morte súbita cardíaca em crianças e adolescentes

Entenda como acontece, as causas e a importância do histórico familiar para diagnóstico, tratamento e prevenção
02/10/2024

Jogo Pelé Pequeno Príncipe Legends vem aí

Seleção Pelé Pequeno Príncipe enfrenta Barça Legends em Curitiba em comemoração do Dia do Rei Pelé. Partida será no dia 17 de novembro, às 19h30, na Ligga Arena
01/10/2024

Gala Pequeno Príncipe chega em sua 15.ª edição

Evento que mobiliza apoio em prol da causa da saúde infantojuvenil foi realizado em São Paulo e reuniu 300 pessoas
27/09/2024

Doação de órgãos pode salvar, pelo menos, seis vidas

Uma das vidas salvas pelo sim de uma família é a de Eloa Terres, de 10 anos, que durante oito meses esperou por um coração compatível
Ver mais