Ety da Conceição Gonçalves Forte: inovação e humanização são palavras-chaves de legado de 56 anos

Notícias

Ety da Conceição Gonçalves Forte: inovação e humanização são palavras-chaves de legado de 56 anos

A voluntária e presidente da Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro completa mais um ano dedicado à causa da saúde infantojuvenil
28/08/2022
Dona Ety
A chegada da Dona Ety foi primordial para a consolidação da instituição como referência no cuidado à criança no país.

A trajetória centenária do Pequeno Príncipe é construída e regada com o amor de muitas mãos cuidadosas. Entre essas muitas contribuições, está a de Ety da Conceição Gonçalves Forte, que teve papel imprescindível para criar o Hospital Pequeno Príncipe. Neste dia 28 de agosto, ela completa 56 anos frente à presidência da Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro, mantenedora da instituição centenária.

Com energia e ousadia, a chegada da presidente foi primordial para a consolidação da instituição como referência no cuidado à criança no país. Dona Ety, como é carinhosamente conhecida, priorizou a união dos avanços científicos com um tratamento humanizado e digno, que permanece até hoje como um dos valores centrais do Hospital.

“Sempre tive um lema: nossas crianças merecem o melhor em tudo. O melhor equipamento, o melhor atendimento. Um brinquedo pode ser usado, mas tem que ser inteiro. Uma roupa não pode estar rasgada. Eu dizia claramente: o que não serve para as crianças de vocês não serve para as crianças do Hospital. Isso deu muita respeitabilidade para nós como organização”, relembra.

Dona Ety sempre enfatiza a importância do voluntariado, tanto em sua vida pessoal quanto na história do Pequeno Príncipe. Voluntária de coração, como ela mesma se reconhece, a presidente promoveu inúmeras iniciativas voltadas à humanização ao longo de seus anos de contribuição para o tratamento de crianças e adolescentes.

A criação do Setor de Voluntariado e do Programa Família Participante, ambos na década de 1980, é um dos destaques. Enquanto o primeiro é responsável pelo convite à comunidade externa atuar em atividades de recreação destinadas aos pequenos, o último se propõe a fortalecer os vínculos afetivos entre pacientes e seus familiares, ao trazer o responsável para dentro do Hospital, algo inédito até então.

Uma semente e seus muitos frutos

Guiada pelo amor e cercada por pessoas que compartilham de sua visão revolucionária, Ety Gonçalves Forte relata que a parceria em prol da causa da saúde infantojuvenil é um trabalho contínuo e de constante orgulho. “Nos próximos cem anos, continuaremos amando as crianças e nos dedicando à saúde e à proteção de cada uma delas, pois temos o apoio de profissionais comprometidos a continuar escrevendo essa história. Juntos seremos sempre mais fortes”, reforça.

Para a filha de Dona Ety e diretora-executiva do Hospital Pequeno Príncipe, Ety Cristina Forte Carneiro, a visão transformadora da presidente voluntária é exemplo a ser seguido. “Esse olhar revolucionário dela, junto de sua personalidade forte, moldaram o Pequeno Príncipe e nos ajudaram a hoje sermos o maior hospital exclusivamente pediátrico do país, que reúne 35 especialidades. Ela sempre disse que um hospital pode e deve ser mais. Por meio do trabalho de cada colaborador, que escolhe diariamente fazer mais pelos nossos meninos e meninas, vemos que isso é possível”, finaliza.

  • Confira o vídeo a seguir sobre Dona Ety e a magia de ser Pequeno Príncipe:

Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – Facebook, InstagramTwitterLinkedInYouTube

+ Notícias

26/04/2024

18 anos de ciência para preservar a vida e construir o futuro

Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe chega à maioridade e celebra desafios superados e muitas conquistas
22/04/2024

Erros inatos da imunidade: ampliação do teste do pezinho é essencial para diagnóstico precoce

Embora as manifestações clínicas sejam desenvolvidas em qualquer idade, essas doenças são prevalentes no público infantil
18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
Ver mais