Estudo confirma predisposição genética e imunológica às formas graves da COVID-19 - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Estudo confirma predisposição genética e imunológica às formas graves da COVID-19

A pesquisa, que conta com a participação do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, demonstrou que as anomalias dificultam a imunidade controlada pelo interferon tipo 1, considerado a primeira barreira que protege contra infecções virais
25/08/2021
A médica imunologista e pesquisadora Carolina Prando, do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, faz parte da diretoria internacional e coordenação de centros brasileiros do projeto.

 

Após mais de um ano e meio de pandemia, um estudo publicado na revista Science Immunology confirma que as formas graves da COVID-19 estão relacionadas à predisposição genética e imunológica. A descoberta faz parte das pesquisas conduzidas pelo COVID Human Genetic Effort, um projeto mundial que conta com a médica imunologista e pesquisadora Carolina Prando, do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, na diretoria internacional e coordenação de centros brasileiros.

Segundo o estudo, cerca de 10% dos casos críticos de pneumonia pela COVID-19 são causados pela presença de autoanticorpos no sangue dos pacientes. No subgrupo de casos letais, o percentual dos autoanticorpos chega a 20%. Esses anticorpos visam especificamente aos interferons tipo 1 (IFN 1), considerados essenciais na defesa do organismo em relação às infecções virais, incluindo o novo coronavírus. “Os experimentos in vitro demonstraram que esses anticorpos bloqueiam o efeito protetor dos IFN 1 na replicação viral. O vírus que desencadeia a COVID-19, portanto, entra nas células sem encontrar resistência e se multiplica de maneira descontrolada”, explica Prando. No grupo de 1.639 participantes que estavam infectados pelo vírus, porém não apresentavam sintomas da doença, não foram encontrados níveis elevados de autoanticorpos contra interferon tipo 1.

O estudo confirma que as formas graves da COVID-19 estão relacionadas à predisposição genética e imunológica.

A pesquisa também avaliou mais de 34 mil indivíduos que não tiveram COVID-19 no mundo, de diferentes faixas etárias e sexo, e detectou que, embora seja raro, uma parte da população apresenta autoanticorpos direcionados contra os IFN 1. Isso sugere que os autoanticorpos sejam, de fato, a causa da COVID-19 grave em parte da população, e não um efeito subsequente à doença. Os autoanticorpos contra interferon tipo 1 são muito raros antes dos 65 anos (0,2% a 0,5%) e aumentam exponencialmente com o envelhecimento, chegando a 7% na idade de 85 anos. “Isso nos fez compreender melhor a distribuição desses autoanticorpos na população geral não infectada e contribui para explicar a influência da idade, que é um fator de risco para as formas graves da COVID-19”, completa a médica.

Ainda não há um tratamento específico para a COVID-19 e, ao mesmo tempo, o vírus permanece contaminando milhares de pessoas, com variantes mais letais. Portanto, o estudo mostra um fator de risco importante e mensurável. “Com esse conhecimento, podemos intervir precocemente. Se identificamos pacientes com autoanticorpos, pode-se considerar uma internação precoce, com nível de observação mais rigoroso, uma filtragem do plasma por meio da plasmaférese, bem como a prioridade desse grupo para a vacinação. Além disso, o estudo também tem impacto nas propostas de tratamento com plasma de convalescente, evitando coleta de pessoas que tenham apresentado quadro grave de COVID-19 ou tenham os autoanticorpos comprovadamente circulantes”, aponta.

A participação do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe no COVID Human Genetic Effort é uma das contribuições na luta contra o novo coronavírus.

Estudos do consórcio
O consórcio COVID Human Genetic Effort é liderado pelos pesquisadores Jean-Laurent Casanova, da The Rockefeller University, e Helen Su, do NIH. O projeto reúne imunologistas do mundo inteiro. Coletivamente, quatro estudos publicados pelo Human Genetic Effort desde setembro de 2020 fornecem uma explicação molecular e imunológica para cerca de 20% dos casos críticos de COVID-19, em que a produção de interferons tipo 1 está prejudicada por mutações patogênicas em genes importantes para esse processo, ou a presença de autoanticorpos neutraliza/destrói/inativa o interferon tipo 1 produzido. Essa descoberta publicada nos artigos de 2020 foi homenageada pela revista Nature em seus dez maiores avanços científicos para o ano.

Luta contra o coronavírus
A participação do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe no COVID Human Genetic Effort é uma das contribuições na luta contra o novo coronavírus. Além dessa pesquisa, a instituição participa de outros estudos relacionados à COVID-19. O Pequeno Príncipe também está preparado para esse enfrentamento na sua unidade de assistência, o maior hospital exclusivamente pediátrico do país, onde atua com a missão de promover saúde com excelência, qualidade e segurança a milhares de crianças e adolescentes.

 

 

+ Notícias

18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
07/04/2024

Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
02/04/2024

TDAH e autismo: quais são as semelhanças e diferenças?

A identificação da manifestação dos sintomas é crucial para o diagnóstico e tratamento adequados e individualizados
Ver mais