Hidrocefalia: entenda o que é

Notícias

Entenda o que é a hidrocefalia

A doença neurológica, ocasionada por acúmulo de líquido dentro do crânio, pode ser identificada já no período intrauterino
31/08/2022
hidrocefalia
O diagnóstico precoce da hidrocefalia contribui para evitar danos neurológicos e piora do prognóstico.

A hidrocefalia tem grande incidência em crianças, sendo a doença mais frequente entre os problemas relacionados ao sistema nervoso central (SNC). Trata-se de uma enfermidade neurológica causada pelo acúmulo de líquido nos ventrículos cerebrais, chamado de liquor ou líquido cefalorraquidiano (LCR).

O acúmulo de líquido no cérebro pode ser causado pela obstrução do fluxo liquórico dentro do sistema ventricular, por dificuldade de absorção ou ainda por hiperprodução de LCR, levando ao aumento da pressão intracraniana e à deterioração neurológica.

A hidrocefalia pode ser causada por malformações cerebrais, como a mielomeningocele, ou de forma secundária, pela presença de tumores cerebrais, além de infecções como meningites e também após hemorragias cerebrais em bebês, que acontecem principalmente em prematuros.

“Embora seja mais comum em crianças, o problema se manifesta também em adultos, geralmente após o surgimento de tumores ou hemorragias cerebrais”, explica o neurocirurgião e chefe do Serviço de Neurocirurgia Pediátrica do Hospital Pequeno Príncipe, Adriano Keijiro Maeda.

Diagnóstico

O diagnóstico precoce da hidrocefalia contribui para evitar danos neurológicos e piora do prognóstico, e pode ser realizado já no período intrauterino por meio de ecografia obstétrica. Em bebês, é possível realizar uma ecografia cerebral através da fontanela (moleira). De acordo com o neurocirurgião, pode-se obter um diagnóstico ainda mais preciso com a realização de tomografia e ressonância magnética do crânio, principalmente em crianças maiores.

Tratamento da hidrocefalia 

Os casos de hidrocefalia necessitam de procedimento cirúrgico. São utilizados drenos (derivações ventriculoperitoneais), um aparelho que faz a drenagem do LCR dos ventrículos dilatados até o abdome, onde é absorvido. Também pode ser aplicada a técnica de neuroendoscopia, uma cirurgia chamada de terceiro ventriculostomia endoscópica (TVE), que se baseia na abertura do assoalho do terceiro ventrículo, restabelecendo a drenagem normal do liquor dentro do cérebro.

As crianças com hidrocefalia necessitam de atendimento multiprofissional com neurocirurgião e neuropediatra, além do acompanhamento de outras especialidades como a ortopedia. O neurocirurgião do Pequeno Príncipe indica ainda o suporte de terapias como fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional. A assistência ambulatorial a pacientes com DVP também inclui exames regulares para acompanhar o funcionamento do dreno.

Serviço de Neurocirurgia

O Serviço de Neurocirurgia Pediátrica do Hospital Pequeno Príncipe tem mais de 50 anos no tratamento de doenças neurológicas em crianças. O diferencial do serviço é o atendimento às crianças e adolescentes nas diversidades especialidades pediátricas, com assistência multiprofissional. O investimento em tecnologia, aliado ao trabalho especializado da equipe, tornou esse serviço pediátrico referência em todo o país.

Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – Facebook, InstagramTwitterLinkedInYouTube

+ Notícias

25/03/2024

Sociedade Paranaense de Pediatria: 90 anos em prol da saúde infantojuvenil

Berço da pediatria no Paraná, o Pequeno Príncipe se orgulha da semente plantada naquele 25 de março de 1934
20/03/2024

Curso de Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe recebe acreditação do Saeme-CFM

Além do reconhecimento pela qualidade da educação, a certificação também abre caminho para estudantes trabalharem e estudarem no exterior
19/03/2024

Quais são as doenças mais comuns no outono?

O Hospital Pequeno Príncipe alerta sobre os principais sintomas, causas e cuidados relacionados a cada uma delas
18/03/2024

Oito novos leitos de terapia intensiva são inaugurados

Com investimento do governo estadual e da Volkswagen do Brasil, o Hospital Pequeno Príncipe aumenta em 12% sua capacidade de vagas em UTIs
15/03/2024

Da gestação aos 3 anos: conheça a Primeiríssima Infância

É nesse período que as crianças precisam receber cuidados e estímulos adequados para o seu desenvolvimento pleno
14/03/2024

Quais são os sintomas da doença renal crônica?

No caso de crianças e adolescentes é preciso ficar atento aos sinais, que podem auxiliar no diagnóstico precoce da DRC
Ver mais