Em alusão ao Maio Amarelo, deputada federal Christiane Yared traz importante reflexão sobre o comportamento no trânsito para os profissionais que atuam no Pequeno Príncipe - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Em alusão ao Maio Amarelo, deputada federal Christiane Yared traz importante reflexão sobre o comportamento no trânsito para os profissionais que atuam no Pequeno Príncipe

Além da palestra, a congressista assinou emenda parlamentar em prol dos trabalhos de assistência e pesquisa da instituição
23/05/2017
A deputada federal Christiane Yared trouxe dados e experiências importantes de vida para sensibilizar os colaboradores do Complexo Pequeno Príncipe sobre a necessidade de mudanças de comportamento no trânsito.

Como parte das atividades do Movimento Maio Amarelo, que tem a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo, a deputada federal Christiane Yared proferiu palestra aos colaboradores do Complexo Pequeno Príncipe na noite de segunda-feira, dia 22. A congressista também assinou emenda parlamentar em prol dos trabalhos de assistência e pesquisa da instituição.

Na palestra, intitulada “Educação para o trânsito, conscientização para a vida”, Christiane Yared compartilhou experiências e dados que alertam para a necessidade de mudanças de comportamento de toda a sociedade, “Dá para mudar sim. Gritamos juntos para que não ocorram tantas mortes, que desmontam famílias e deixam inúmeras sequelas”, fala a deputada federal.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 3 mil vidas são perdidas todos os dias no mundo por conta de acidentes de trânsito. “Na faixa etária de 0 a 19 anos, o Paraná é o estado brasileiro com mais mortes no trânsito”, completa a congressista.

Christiane Yared fez do luto combustível para travar uma luta em favor da vida. Com a morte do filho em um grave acidente automobilístico em 2009, que ganhou repercussão nacional, a deputada federal idealizou a criação do Instituto Paz no Trânsito (Iptran), que oferece apoio multidisciplinar a famílias e vítimas da velocidade, além de buscar mudanças nas leis e maior conscientização de toda a população. “No Congresso Nacional, todos me conhecem pelo nome. Grito muito, pois precisamos mudar essa realidade”, fala.

A deputada federal, ao lado da diretora executiva do Hospital Pequeno Príncipe, Ety Cristina Forte Carneiro, assina emenda parlamentar em prol da instituição.

A diretora executiva do Hospital Pequeno Príncipe, Ety Cristina Forte Carneiro, agradeceu a assinatura da emenda parlamentar de autoria da deputada, que garante importantes recursos para a manutenção dos trabalhos da entidade, e fez questão de relembrar a importância de sua trajetória para toda a sociedade. “Sabemos que é uma defensora da causa social e que dá muito valor à saúde”, fala. Christiane salientou a importância do Pequeno Príncipe para as novas gerações. “Fico muito orgulhosa de poder colaborar, pois sei que esses recursos serão bem utilizados”, reitera.

O Maio Amarelo

O Complexo Pequeno Príncipe faz parte do Movimento Maio Amarelo, que tem a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A ação nasceu por conta da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) realizada em 2010. Nesta oportunidade, foi editada uma resolução que define o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”.

O documento foi elaborado com base em um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS), que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. Neste período, aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas.

+ Notícias

22/04/2024

Erros inatos da imunidade: ampliação do teste do pezinho é essencial para diagnóstico precoce

Embora as manifestações clínicas sejam desenvolvidas em qualquer idade, essas doenças são prevalentes no público infantil
18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
07/04/2024

Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
Ver mais