Doença de Crohn: quais são os sintomas em crianças?

Notícias

Quais são os sintomas da doença de Crohn em crianças?

Apesar de não ter cura, com o tratamento adequado e acompanhamento médico frequente é possível garantir uma boa qualidade de vida
17/01/2024
doença de Crohn em crianças
Os exames de endoscopia digestiva alta e colonoscopia podem ser necessários para diagnosticar a doença de Crohn com precisão.

A doença de Crohn é uma condição inflamatória crônica do trato gastrointestinal que afeta, predominantemente, a parte inferior do intestino delgado. Entretanto, pode atingir todo o sistema digestivo, desde a boca até o ânus. Um exemplo mais recente é o do jornalista Evaristo Costa, que precisou ser internado devido à doença. Mas em crianças os casos têm se tornado mais frequentes, por isso o Hospital Pequeno Príncipe alerta sobre os sintomas.

De acordo com o médico e chefe do Serviço de Gastroenterologia Pediátrica do Hospital Pequeno Príncipe, Mário César Vieira, a prevalência estimada da doença de Crohn no Brasil é de aproximadamente 60 por 100 mil habitantes. “Isso significa que em uma cidade com dois milhões de habitantes pode haver mais de mil indivíduos com essa condição”, explica o especialista.

As causas não são conhecidas, porém podem estar relacionadas com fatores ambientais, genéticos ou imunológicos. “Em alguns indivíduos com predisposição genética, o sistema imunológico responde de uma forma alterada a alguns fatores ambientais. Por exemplo, alimentos, agentes infecciosos ou alterações da microbiota intestinal, que causam uma inflamação no trato digestório”, complementa o médico.

Diagnóstico

O diagnóstico começa com uma avaliação clínica detalhada, que vai identificar os pacientes que requerem exames mais específicos. Testes de laboratório, de imagem, de fezes e de sangue são realizados para avaliar o grau de inflamação e se há comprometimento nutricional, além de pesquisar outras doenças que possam causar os mesmos sintomas.

Os exames de endoscopia digestiva alta e colonoscopia também podem ser necessários. Nesses casos, o objetivo é avaliar com detalhes o trato digestivo e coletar material para biópsias, que são essenciais a um diagnóstico com precisão. Em alguns casos, pode ser necessária a realização de um exame de cápsula endoscópica.

Tratamento da doença de Crohn

O tratamento depende do grau de inflamação e comprometimento e pode ser feito de forma isolada ou combinada após uma avaliação criteriosa de um médico. Entre os cuidados está a atualização do esquema vacinal, aporte de nutrientes e uso de medicamentos prescritos (corticosteroides, aminossalicilatos, imunossupressores, biológicos ou até mesmo antibióticos).

Apesar de não ter cura, com o tratamento adequado e acompanhamento médico frequente, é possível controlar a inflamação e os sintomas para garantir uma boa qualidade de vida. Com isso, o paciente pode exercer atividades rotineiras como ir à escola, fazer atividades de  lazer e praticar esportes.

Serviço de Gastroenterologia

O Serviço de Gastroenterologia Pediátrica e Endoscopia Digestiva do Hospital Pequeno Príncipe é o mais importante do Paraná e está entre os principais do país. A especialidade conta com uma equipe de especialistas com amplo conhecimento e experiência em enfermidades gastrointestinais pediátricas, como a doença de Crohn. A instituição disponibiliza atendimento com excelência técnico-científica e cuidado humanizado. Além disso, possui infraestrutura e equipamentos de ponta para atendimento do público infantojuvenil.

  • Confira, no vídeo a seguir, tudo o que você precisa saber sobre a doença de Crohn em crianças:

O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. A iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Saúde e Bem-Estar (ODS 3).

Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – FacebookInstagramTwitterLinkedIn e YouTube.

+ Notícias

16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
07/04/2024

Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
02/04/2024

TDAH e autismo: quais são as semelhanças e diferenças?

A identificação da manifestação dos sintomas é crucial para o diagnóstico e tratamento adequados e individualizados
30/03/2024

Como ajudar a criança ou o adolescente com transtorno bipolar?

Por ser uma doença crônica, que não tem cura, o apoio dos pais, familiares e amigos é essencial
Ver mais