Doença celíaca: o que é e quais são os sintomas em crianças?

Notícias

Doença celíaca: o que é e quais são os sintomas em crianças?

A condição – que acomete principalmente os pequenos de 6 meses a 5 anos – não tem cura, mas pode ser controlada por meio de cuidados adequados
15/06/2023
doença celíaca
A endoscopia digestiva alta com biópsias de intestino delgado auxilia na avaliação e definição do diagnóstico da doença celíaca.

A doença celíaca é autoimune, ou seja, ocorre quando há uma resposta inflamatória anormal do organismo a partir da ingestão de glúten – proteína presente no trigo, centeio, cevada e seus derivados. A condição atinge cerca de 1% da população mundial e compromete principalmente crianças de 6 meses a 5 anos, segundo o Ministério da Saúde.

Apesar de não ser considerada rara, a doença é pouco conhecida e é decorrente de uma alteração genética – ou seja, costuma afetar várias pessoas de uma mesma família. A condição acomete o intestino delgado e causa alteração na absorção de nutrientes, além de gerar sintomas gastrointestinais e sistêmicos.

A investigação diagnóstica é iniciada por meio de exames sorológicos e complementada pela endoscopia digestiva alta com biópsias de intestino delgado, que auxilia na avaliação das vilosidades intestinais e definição do diagnóstico. “É importante que essa análise seja realizada antes da retirada do glúten da dieta, para não alterar os resultados dos testes sorológicos e da histologia”, salienta a gastroenterologista pediátrica Sabine Krüger Truppel, do Hospital Pequeno Príncipe.

Tratamento e cuidados da doença celíaca

Após o diagnóstico definido de doença celíaca, o tratamento passa a ser uma dieta totalmente isenta de glúten – que, embora seja desafiadora no início, gera benefícios e mais qualidade de vida. “Com a dieta adequada, o paciente pode ter uma vida normal e permanecer assintomático, apesar da doença não ter cura”, explica a especialista.

Para uma dieta totalmente isenta de glúten é necessária a leitura de rótulos – a Lei n.º 10.674/2003 tornou obrigatório que as embalagens tenham a informação de glúten – e o cuidado com as contaminações cruzadas em casa, na escola ou em outros ambientes. Essa contaminação pode ocorrer desde o uso de utensílios até na mesma gordura na qual o alimento é preparado.

As crianças diagnosticadas com doença celíaca devem realizar acompanhamento regular com gastroenterologista pediátrico e, sempre que possível, com nutricionista para orientação adequada de substituição do glúten.

Sintomas mais comuns da doença celíaca

Os sintomas da doença celíaca são semelhantes em crianças e adultos. Entretanto, o déficit de crescimento e o atraso puberal são alterações exclusivas da faixa etária pediátrica.

– Diarreia e inchaço abdominal.
– Perda ou dificuldade de ganho de peso.
– Flatulências (gases intestinais).
– Constipação intestinal (prisão de ventre).
– Diminuição da musculatura glútea.
– Anemia por deficiência de ferro.
– Dermatite herpetiforme (bolhas que coçam muito).
– Osteoporose e alteração do esmalte dentário.
– Déficit de crescimento e atraso puberal.

Serviço de Gastroenterologia

O Serviço de Gastroenterologia Pediátrica do Hospital Pequeno Príncipe é o único de referência com atendimento exclusivo à especialidade no estado do Paraná e um dos principais do país. Oferece atendimento a crianças e adolescentes que estão internados, assim como aos pacientes atendidos nos ambulatórios. As atividades da especialidade são de caráter assistencial, de ensino e de pesquisa.

O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. A iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Saúde e Bem-Estar (ODS 3).

Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – FacebookInstagramTwitterLinkedIn e YouTube.

+ Notícias

14/06/2024

II Encontro Internacional de Especialidades em Pediatria reforça a importância da educação continuada em saúde

Evento on-line promovido pelo Pequeno Príncipe contou com mais de 530 participantes de 24 estados brasileiros e do Distrito Federal
12/06/2024

Cardiopatias congênitas: diagnóstico precoce evita complicações graves

Neste Dia Nacional de Conscientização da Cardiopatia Congênita, o alerta é para os exames disponíveis para diagnóstico e à importância do tratamento adequado para cada caso
11/06/2024

Gala Pequeno Príncipe 2024 será realizado em São Paulo

Jantar com a participação das madrinhas marcou o lançamento do evento, programado para o dia 30 de setembro
10/06/2024

Semana da Coluna tem mutirão com cirurgias de alta complexidade

Oito crianças passarão por procedimentos no Hospital, que é referência nacional em ortopedia pediátrica
06/06/2024

16.ª Noite dos Chefs une gastronomia e solidariedade

O evento tradicional une gastronomia e solidariedade com o objetivo de arrecadar recursos
05/06/2024

Como trabalhar a educação ambiental desde a infância?

Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, o Hospital Pequeno Príncipe dá dicas sobre como falar a respeito da conservação do planeta com as crianças
Ver mais