Dispensários eletrônicos otimizam atendimento no Hospital

Notícias

Dispensários eletrônicos otimizam atendimento no Pequeno Príncipe

Os equipamentos de armazenagem de medicamentos e materiais para a assistência auxiliam para segurança de pacientes e atuação de profissionais
13/01/2023
Dispensários eletrônicos
Os dispensários eletrônicos de medicamentos são equipamentos fundamentais para que incidências de falhas na operação sejam reduzidas.

O Hospital Pequeno Príncipe conta agora com dispensários eletrônicos. São equipamentos que armazenam medicamentos e materiais hospitalares usados frequentemente no atendimento de crianças e adolescentes. O investimento nos dois dispensários foi de R$ 375.975,20, viabilizado por meio do projeto de renúncia fiscal ‘Pelo Direito a Vida II’, que teve início em 2018, foi aprovado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA) e tem como objetivo aprimorar a assistência hospitalar e ambulatorial com a disponibilização de equipamentos modernos de alta tecnologia, recursos e insumos.

A grande vantagem dos equipamentos é a segurança do paciente, já que a liberação ocorre apenas daqueles componentes que constam na prescrição de pacientes vinculados à unidade de internação ou Pronto-Atendimento, conforme os horários e dosagens previamente determinados pelo médico. Além disso, a utilização dos dispensários eletrônicos permite que a incidência de falhas na operação seja reduzida, já que as disponibilizações são automatizadas.

Outro benefício aliado a segurança é que apenas profissionais autorizados e capacitados podem utilizar os dispensários, reduzindo as chances de equívocos. “O acesso aos equipamentos é realizado por meio de biometria. Apenas farmacêuticos e auxiliares de farmácia para reposição dos equipamentos e enfermeiros e técnicos de enfermagem conseguem efetivar a dispensação de medicamentos e materiais para a assistência, garantindo maior segurança aos pacientes e profissionais”, explica Julliana Bianco Giuriatti Bassani, coordenadora da Farmácia Hospitalar do Pequeno Príncipe.

Dispensários eletrônicos no Pequeno Príncipe
Os equipamentos de armazenagem de medicamentos e materiais para a assistência auxiliam na segurança de pacientes e atuação de profissionais.

A coordenadora de enfermagem do Pronto-Atendimento SUS e Convênios, Denise Santana, reforça que a segurança é o diferencial dos equipamentos. “Os dispensários fornecem maior segurança para o paciente, já que ele recebe o medicamento que consta na prescrição eletrônica, e esse processo cuidadoso também beneficia a equipe de enfermagem, evitando falhas”, detalha.

Produção de relatórios de movimentação e solicitação, rastreabilidade dos medicamentos por meio da leitura de código de barras, gerenciamentos e controle de estoques e insumos, assim como a otimização do tempo no atendimento a beira leito – já que os profissionais não precisam mais se deslocar do setor para realizar a dispensação de medicamentos – são outras vantagens proporcionadas pelo investimento.

Farmácia do Pequeno Príncipe

O Serviço de Farmácia do Hospital Pequeno Príncipe está dividido em gestões técnica e clínica, com o objetivo de promover a segurança na cadeia terapêutica medicamentosa e conta com diferentes áreas de atuação, como as de dose unitária, as farmácias-satélites, a farmácia clínica, a farmácia de quimioterapia e a dispensação.

Em 2022, 2.402 doses de medicamentos foram dispensadas por dia na instituição, além disso, 66.675 foram fracionadas, em média, por mês – no Pequeno Príncipe os profissionais da farmácia têm a missão de fracionar doses dos medicamentos utilizados diariamente na instituição, uma vez que a maioria deles não têm apresentação própria para o público infantojuvenil.

O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. A iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Saúde e Bem-Estar (ODS 3) e Parceria e Meios de Implementação (ODS 17).

Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – FacebookInstagramTwitterLinkedIn e YouTube.

+ Notícias

22/04/2024

Erros inatos da imunidade: ampliação do teste do pezinho é essencial para diagnóstico precoce

Embora as manifestações clínicas sejam desenvolvidas em qualquer idade, essas doenças são prevalentes no público infantil
18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
07/04/2024

Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
Ver mais