Diretor técnico do Hospital Pequeno Príncipe é Vulto Emérito de Curitiba - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Diretor técnico do Hospital Pequeno Príncipe é Vulto Emérito de Curitiba

O título entregue ao médico Donizetti Dimer Giamberardino Filho, um dos mais importantes concedidos pela Câmara Municipal de Curitiba, é uma iniciativa do ex-vereador Dr. Wolmir Aguiar (Republicanos)
18/06/2021
O ex-vereador Dr. Wolmir Aguiar (Republicanos) veio até o Hospital Pequeno Príncipe para fazer a entrega do título de Vulto Emérito de Curitiba ao médico Donizetti Dimer Giamberardino Filho, diretor técnico da instituição.

O diretor técnico do Hospital Pequeno Príncipe, Donizetti Dimer Giamberardino Filho, recebeu o título de Vulto Emérito de Curitiba. O reconhecimento, concedido pela Câmara Municipal da capital paranaense, destaca a trajetória de dedicação do médico à saúde infantojuvenil.

Com quase cinco décadas de atividades no Pequeno Príncipe, o profissional diz que essa honraria pertence mais às meninas e meninos atendidos diariamente na instituição. “Eles são a razão desse título. Entendo que recebo em decorrência de um trabalho que foi construído por muitas pessoas que fazem parte da história do Hospital Pequeno Príncipe. É um privilégio exercer uma profissão na qual cuido de pessoas, particularmente, de crianças. Aprendemos muito com a sabedoria das famílias”, diz.

Devido à pandemia, a sessão solene, que deveria ter sido realizada em março de 2020 no plenário do Palácio Rio Branco na CMC, foi cancelada. O título, um dos mais importantes concedidos pela Câmara Municipal de Curitiba, é uma iniciativa do ex-vereador Dr. Wolmir Aguiar (Republicanos), que veio até a instituição para fazer a entrega. “A Câmara Municipal de Curitiba concedeu o título de Vulto Emérito ao doutor Donizetti, por minha proposição, como reconhecimento pelo seu trabalho e relevantes serviços em favor das políticas públicas da saúde humana. Como diretor do Pequeno Príncipe, contribuiu para que a instituição se tornasse um dos maiores e mais referenciados centros pediátricos do país. Além de contribuir com a implantação de políticas do SUS, passando por sua atuação como pediatra e nefrologista, até a preocupação com a saúde dos médicos. Sempre combativo e envolvido com as causas sociais, em sua trajetória profissional alcançou os mais altos patamares da entidade de classe e hoje exercendo a vice-presidência do CFM. O doutor Donizetti é motivo de orgulho para Curitiba!”, completa Aguiar.

Trajetória
Descendente de imigrantes italianos, Donizetti Dimer Giamberardino Filho é diretor técnico do Pequeno Príncipe desde 1995. Durante a faculdade, em 1974, começou a trabalhar no Hospital e acompanhou o desenvolvimento da instituição, que inicialmente era separada do Hospital César Pernetta, sendo unificada na década de 1990. Formou-se em 1977 e fez residência médica em Pediatria e Nefrologia no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Giamberardino já foi presidente da Sociedade Paranaense de Pediatria e do Conselho Regional de Medicina do Paraná. Atualmente, é membro do Departamento de Defesa do Pediatra da Sociedade Brasileira de Pediatria e da Academia Paranaense de Pediatria. Atua como professor do curso de Medicina das Faculdades Pequeno Príncipe e é vice-presidente do Conselho Federal de Medicina.

+ Notícias

30/09/2022

Setembro Amarelo: é preciso falar sobre tentativa de suicídio na infância e adolescência

O Hospital Pequeno Príncipe, referência em atendimentos pediátricos, registrou um aumento de 95% dos casos do primeiro semestre de 2021 para 2022
29/09/2022

Coração dá sinais de que precisa de cuidado

Neste Dia Mundial do Coração, o Hospital Pequeno Príncipe alerta quando é necessário buscar um pediatra
27/09/2022

Doação de órgãos e tecidos: uma decisão que transforma vidas

O Hospital Pequeno Príncipe, que até agosto de 2022 realizou 183 transplantes de órgãos, reforça a importância do diálogo sobre o tema
26/09/2022

Voluntários celebram o brincar em retorno ao Pequeno Príncipe

Neste ano, o Dia do Voluntário Paranaense é cercado de ainda mais emoção, devido à retomada das atividades presenciais
23/09/2022

Setembro Amarelo: saiba como agir caso alguém busque apoio

Ser empático com os sentimentos da criança e do adolescente é muito importante, além de necessário encorajar a buscar um profissional especializado em saúde mental
22/09/2022

Acompanhamento médico é fundamental para saúde de adolescentes e jovens

De acordo com especialista, a assistência é importante nessa fase, pois facilita o acesso a informações corretas, incluindo a vacinação
Ver mais