Diagnóstico precoce auxilia na luta contra a tuberculose - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Diagnóstico precoce auxilia na luta contra a tuberculose

Nesta data, 24 de março, dedicada ao combate à doença, o alerta é para o alto índice de contaminação e a necessidade do diagnóstico precoce
24/03/2017

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pelo Mycobacterium tuberculosis. A cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil novos casos e ocorrem 4,5 mil mortes em decorrência da enfermidade no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. Apesar disso, tem cura e o tratamento é disponibilizado de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Nesta sexta-feira, dia 24, é lembrado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, com o objetivo de reduzir os índices da doença e conscientizar a população sobre o tema.  A enfermidade é de transmissão aérea, por meio da fala, espirro ou tosse.

Estima-se ainda que em um ano uma pessoa contaminada possa infectar, em média, de 10 a 15 indivíduos.  “Esse é o grande perigo do diagnóstico tardio e a razão da prevalência da tuberculose”, afirma o infectologista do Hospital Pequeno Príncipe, Victor Horácio de Souza Costa Junior. Apesar do risco de adoecimento ser maior nos primeiros dois anos após a infecção, uma vez contaminada, uma pessoa pode adoecer em qualquer momento de sua vida.

O diagnóstico precoce é fundamental para evitar complicações ou fazer com que o bacilo da tuberculose se instaure em outros órgãos e sistemas. “Uma tosse persistente acompanhada ou não de sangue, febre baixa e emagrecimento são sinais de alerta”, destaca o médico.

A prevenção da doença se dá por meio da vacina BCG, que deve ser tomada após o nascimento ou, no máximo, até os quatro anos, 11 meses e 29 dias. Ela está disponível gratuitamente pelo SUS, inclusive em maternidades.

Vulnerabilidade social
Além dos fatores relacionados ao sistema imunológico de cada pessoa, a tuberculose é agravada pela determinação social, diretamente ligada à pobreza e exclusão. Isso ocorre devido às condições de saúde e vida a que esses indivíduos estão expostos. De acordo com o Ministério da Saúde, pessoas em situação de rua têm 56 vezes mais chances de adoecer pela enfermidade e são responsáveis por 6,9% dos novos casos.

 Formas de tuberculose
A tuberculose afeta prioritariamente os pulmões, mais pode acometer outros órgãos e sistemas, seja pela instauração do bacilo nesses locais ou por complicações ocasionadas pelo diagnóstico tardio. Confira as principais formas da doença:

Pleural: é a forma de tuberculose extrapulmonar mais comum. Acomete a pleura, membrana que recobre os pulmões. Os sintomas incluem também dor torácica unilateral e falta de ar.
Ganglionar: caracteriza-se pelo aumento de linfonodos na região do pescoço. No início, os gânglios têm crescimento lento e são indolores; posteriormente, aumentam de volume e tendem a se agrupar, podendo criar fístulas na pele. As secreções são contagiosas e podem transmitir a doença.
Óssea: esse tipo costuma envolver a coluna vertebral e causa, progressivamente, a destruição das vértebras. A situação pode piorar quando a medula é acometida, o que gera dor intensa e alteração neurológicas, que podem incluir até mesmo a paralisia de membros.
Urinária: tem sintomas similares à infecção urinária, porém sem resposta a antibióticos. Se não tratada a tempo, pode levar a deformidades do sistema urinário e insuficiência renal terminal.
Cerebral: é o tipo mais grave de tuberculose, pois pode evoluir para uma meningite ou à formação de tuberculomas cerebrais – tumores no sistema nervoso central

+ Notícias

18/11/2025

Quais são as consequências da distorção de imagem na adolescência?

A busca por um “rosto perfeito” pode, na realidade, esconder sofrimento emocional
12/11/2025

Pequeno Príncipe Norte recebe equipe do Cindacta II para conversa sobre preservação e integração ambiental

O encontro discutiu ações conjuntas para a manutenção das áreas verdes das instituições
11/11/2025

O que é síndrome nefrótica em crianças?

O inchaço é o principal sintoma, e o diagnóstico precoce é fundamental, pois favorece a recuperação
04/11/2025

Nariz sangrando em crianças: quando se preocupar e o que fazer

Ar seco e infecções respiratórias estão entre as principais causas do sangramento nasal
03/11/2025

Pequeno Príncipe é novamente ouro em Resiliência Climática no prêmio global de sustentabilidade

Reconhecimento internacional valoriza o compromisso da instituição com a preparação para os desafios das mudanças climáticas
31/10/2025

Diretor do Complexo Pequeno Príncipe recebe Comenda da Ordem da Luz dos Pinhais

José Álvaro da Silva Carneiro foi homenageado pela prefeitura de Curitiba na Ópera de Arame
Ver mais