Diagnóstico precoce aumenta em 80% as chances de cura do câncer infantil - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Diagnóstico precoce aumenta em 80% as chances de cura do câncer infantil

Na data dedicada ao tema, o Hospital Pequeno Príncipe, referência no atendimento hemato-oncológico há 50 anos, chama a atenção para o problema, que é a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos no Brasil
23/11/2018


O diagnóstico precoce do câncer infantil é fundamental para alcançar sucesso no enfrentamento da doença, lembrada em 23 de novembro: Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil. “Com o diagnóstico precoce, as chances de cura são de cerca de 80%”, ressalta a médica-chefe do Serviço de Oncologia do Hospital Pequeno Príncipe, Flora Mitie Watanabe.

A especialista lembra que, no início da doença, a criança está com o organismo mais resistente, em melhores condições nutricionais e existem menos órgãos acometidos pelo câncer. Este conjunto de fatores é que aumenta as chances de sucesso do tratamento.

Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 12.500 crianças e adolescentes devem ser diagnosticadas com o problema no Brasil em 2018, que é a principal causa de morte por doença entre crianças e adolescentes com idade entre 1 e 19 anos. No Paraná, a média é de cerca de 400 meninos e meninas por ano.

Milena destaca a atenção dos médicos e revela que já fez muitos amigos no Pequeno Príncipe.

Milena Oliveira de Paula, 12 anos, é uma das pacientes em tratamento no Hospital Pequeno Príncipe. A adolescente conta que os médicos são muito atenciosos e que já fez vários amigos em função do tratamento. Apesar da pouca idade, ela já entendeu a importância do diagnóstico precoce: “Tem que ficar atento aos sintomas e procurar um médico o mais rápido possível”, enfatiza.

A observação clínica realmente faz a diferença no combate ao câncer. “O pediatra tem o papel fundamental de ajudar as famílias neste primeiro atendimento, encaminhando a criança para um especialista”, reitera Flora Mitie Watanabe.

A médica-chefe do Serviço de Oncologia do Hospital Pequeno Príncipe, Flora Mitie Watanabe: “A maioria das crianças pode ser curada com o diagnóstico precoce”, fala.

Pequeno Príncipe é pioneiro no tratamento de doenças hemato-oncológicas
De forma pioneira, há 50 anos o Pequeno Príncipe cuida de crianças com doenças hemato-oncológicas. O Hospital é considerado o maior serviço exclusivamente pediátrico do Paraná na área, de acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde.

Apenas em 2017 foram realizadas 1.086 internações e 8.177 atendimentos ambulatoriais. Além da excelência técnico-científica do tratamento oferecido, no Pequeno Príncipe os pacientes, 80% deles atendidos pelo SUS,  recebem cuidado humanizado e podem contar com o apoio de profissionais de outras 31 especialidades oferecidas na instituição. Desta forma, recebem um atendimento integral, que favorece ainda mais a recuperação.

O Serviço de Transplante de Medula Óssea completa a estrutura oferecida e é um dos maiores do Brasil a atender pacientes exclusivamente pediátricos pelo SUS. Crianças de todo o país são atendidas pelo Pequeno Príncipe, que em 2017 realizou 33 transplantes de medula óssea.

Fique atento
Conheça os sintomas e, ao perceber qualquer um destes sinais, procure um pediatra.

+ Notícias

29/09/2023

Centro de Reabilitação e Convivência Pequeno Príncipe é apresentado a vereadores de São José dos Pinhais

A unidade oferece atendimento integral e multiprofissional a pacientes com deficiência e doenças raras
29/09/2023

Pequeno Príncipe conta com um dos mais importantes centros brasileiros de cardiologia pediátrica

Neste Dia Mundial do Coração, o Hospital lembra que crianças e adolescentes não estão imunes a problemas cardíacos
27/09/2023

Livro “No Reino de Araucarilândia” inspira alunos do quinto ano do Colégio Positivo

Considerada lúdica e didática, a obra de autoria do diretor-corporativo do Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro, foi trabalhada em sala de aula e explorada na Feira do Conhecimento
27/09/2023

Qual é a importância do voluntariado em um hospital pediátrico?

Uma perspectiva especial sobre o trabalho voluntário no Pequeno Príncipe
27/09/2023

Doação de órgãos e tecidos: 219 pacientes foram transplantados em 2022

O Hospital Pequeno Príncipe é referência em transplantes em crianças e adolescentes e conta com estrutura e equipes altamente capacitadas para esses procedimentos
26/09/2023

Secretário de Desenvolvimento Social e Família visita o Hospital

Rogério Carboni elogiou a participação da instituição na eleição do CEDCA/PR
Ver mais