Diabetes pode atingir todas as idades e diagnóstico precoce é fundamental - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Diabetes pode atingir todas as idades e diagnóstico precoce é fundamental

Neste Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, o Hospital Pequeno Príncipe relembra alguns sinais da doença e orienta as formas de prevenção
07/04/2016

Dia_Mundial_SaudeEm 2015, quase 3 mil atendimentos ambulatoriais foram realizados no Serviço de Endocrinologia do Hospital Pequeno Príncipe, muitos deles por conta do diabetes. Devido ao grande número de pessoas afetadas pela doença no mundo, esse é o tema do Dia Mundial da Saúde, 7 de abril. Apesar de comum, a doença pode levar a complicações graves e debilitantes nos olhos, rins, nervos, circulação e coração. Por isso, é importante diagnosticá-la precocemente, por meio de exames de sangue periódicos.

Diferente do diabetes em adultos, que tem o aparecimento muito relacionado a dietas pouco saudáveis e ao sedentarismo, em crianças e adolescentes não há um motivo certo de incidência da doença. “Especula-se que o aumento no número de casos também possa estar ligado ao ganho aumentado de peso desde a infância, com ativação do quadro imunológico que leva à destruição das células beta do pâncreas, produtoras de insulina”, destaca a endocrinologista do Pequeno Príncipe, Rosângela Réa.

Em crianças e adolescentes, é importante que os pais fiquem atentos aos sinais, como sede excessiva, volume de urina acima do normal, fome exagerada, rápida perda de peso e fraqueza. “No caso do diabetes tipo 1, antes chamado de diabetes juvenil, o mais importante em termos de conscientização é o alerta para os sintomas, porque pode haver uma grave descompensação do paciente se o tratamento não for iniciado a tempo”, pontua a médica.

Atitudes que previnem o diabetes
Além de levar o filho para consultas periódicas com o pediatra, é essencial que os pais deem o exemplo de hábitos saudáveis tanto em relação à alimentação como à prática de atividades físicas. Incluir fibras no cardápio, diminuir o consumo de gorduras e doces, manter uma rotina de sono adequada e trocar as bebidas açucaradas por água são alguns fatores que fazem a diferença para ajudar a afastar ou prorrogar o aparecimento do diabetes.

Serviço de Endocrinologia do Pequeno Príncipe
Somente em 2015, 2.914 atendimentos ambulatoriais foram realizados no Serviço de Endocrinologia, muitos deles por conta do diabetes. Diante dos altos índices, o Hospital promove, desde 2008, o Programa de Educação em Diabetes a fim de conscientizar os pequenos e seus familiares sobre a doença. Outra iniciativa foi a criação do Manual da Criança e do Adolescente com Diabetes, distribuído para pacientes diabéticos com o objetivo de esclarecer dúvidas e garantir uma vida saudável.

+ Notícias

07/12/2022

5 dicas para manter uma alimentação saudável nas férias

O Hospital Pequeno Príncipe relembra a importância de cuidar de alguns hábitos nesta época do ano
06/12/2022

Espetáculo de Natal vai alterar o trânsito no entorno do Hospital

As apresentações do “Papai Noel na Sumiçolândia” acontecerão nos dias 9, 10 e 11 de dezembro, às 21h, na fachada histórica da instituição
05/12/2022

Serviço de Ortopedia do Pequeno Príncipe é referência em tratamento de doenças e síndromes complexas

Em 2021, o serviço realizou 17.249 procedimentos cirúrgicos, além de 13.040 consultas ambulatoriais
02/12/2022

Mitos e verdades sobre convulsões

Distúrbio que provoca grande apreensão nos pais, as convulsões precisam de acompanhamento médico
29/11/2022

Dia de Doar: renúncia fiscal tem potencial de arrecadar até R$ 8 bilhões

Data criada há 20 anos nos Estados Unidos pretende fortalecer cultura de doações no Brasil. Doações via Imposto de Renda podem ser feitas até dia 29 de dezembro
25/11/2022

Hemodinâmica: cateterismo evita cirurgias de grande porte em neonatos

O serviço do Hospital Pequeno Príncipe é referência nacional em pediatria e, em 2021, realizou 297 cateterismos
Ver mais