Diabetes pode atingir todas as idades e diagnóstico precoce é fundamental - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Diabetes pode atingir todas as idades e diagnóstico precoce é fundamental

Neste Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, o Hospital Pequeno Príncipe relembra alguns sinais da doença e orienta as formas de prevenção
07/04/2016

Dia_Mundial_SaudeEm 2015, quase 3 mil atendimentos ambulatoriais foram realizados no Serviço de Endocrinologia do Hospital Pequeno Príncipe, muitos deles por conta do diabetes. Devido ao grande número de pessoas afetadas pela doença no mundo, esse é o tema do Dia Mundial da Saúde, 7 de abril. Apesar de comum, a doença pode levar a complicações graves e debilitantes nos olhos, rins, nervos, circulação e coração. Por isso, é importante diagnosticá-la precocemente, por meio de exames de sangue periódicos.

Diferente do diabetes em adultos, que tem o aparecimento muito relacionado a dietas pouco saudáveis e ao sedentarismo, em crianças e adolescentes não há um motivo certo de incidência da doença. “Especula-se que o aumento no número de casos também possa estar ligado ao ganho aumentado de peso desde a infância, com ativação do quadro imunológico que leva à destruição das células beta do pâncreas, produtoras de insulina”, destaca a endocrinologista do Pequeno Príncipe, Rosângela Réa.

Em crianças e adolescentes, é importante que os pais fiquem atentos aos sinais, como sede excessiva, volume de urina acima do normal, fome exagerada, rápida perda de peso e fraqueza. “No caso do diabetes tipo 1, antes chamado de diabetes juvenil, o mais importante em termos de conscientização é o alerta para os sintomas, porque pode haver uma grave descompensação do paciente se o tratamento não for iniciado a tempo”, pontua a médica.

Atitudes que previnem o diabetes
Além de levar o filho para consultas periódicas com o pediatra, é essencial que os pais deem o exemplo de hábitos saudáveis tanto em relação à alimentação como à prática de atividades físicas. Incluir fibras no cardápio, diminuir o consumo de gorduras e doces, manter uma rotina de sono adequada e trocar as bebidas açucaradas por água são alguns fatores que fazem a diferença para ajudar a afastar ou prorrogar o aparecimento do diabetes.

Serviço de Endocrinologia do Pequeno Príncipe
Somente em 2015, 2.914 atendimentos ambulatoriais foram realizados no Serviço de Endocrinologia, muitos deles por conta do diabetes. Diante dos altos índices, o Hospital promove, desde 2008, o Programa de Educação em Diabetes a fim de conscientizar os pequenos e seus familiares sobre a doença. Outra iniciativa foi a criação do Manual da Criança e do Adolescente com Diabetes, distribuído para pacientes diabéticos com o objetivo de esclarecer dúvidas e garantir uma vida saudável.

+ Notícias

18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
07/04/2024

Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
02/04/2024

TDAH e autismo: quais são as semelhanças e diferenças?

A identificação da manifestação dos sintomas é crucial para o diagnóstico e tratamento adequados e individualizados
Ver mais