Diabetes já atinge 13 milhões de brasileiros - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Diabetes já atinge 13 milhões de brasileiros

No Hospital Pequeno Príncipe, somente em 2014, 2.569 consultas foram realizadas no Serviço de Endocrinologia, muitas delas por conta da enfermidade.
23/11/2015

pancreas
O diabetes mellitus é uma doença crônica que já atinge 13 milhões de brasileiros. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Diabetes, isso representa 6,9% da população do país. No Hospital Pequeno Príncipe, somente em 2014, 2.569 consultas foram realizadas no Serviço de Endocrinologia, muitas delas por conta da enfermidade.

Conhecer a doença, seus sintomas e os cuidados necessários é fundamental para conviver melhor com a enfermidade. O primeiro passo é saber as formas da doença. São dois tipos principais: o tipo 1 aparece quando o pâncreas para de produzir insulina. Já o tipo 2 geralmente ocorre após os 30 anos de idade e está relacionado à obesidade e à história familiar. Em ambos os casos, o corpo do paciente não produz ou não consegue empregar a insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas que controla a quantidade de uma das principais fontes de energia no sangue: a glicose. Assim, é preciso oferecer ao organismo a insulina produzida em laboratório.

Sem títuloDiabetes entre crianças e adolescentes
O diabetes tipo 1 aparece principalmente em crianças e adolescentes, e seus sintomas podem ser de difícil identificação.

“Ultimamente, o número de casos desse tipo está aumentando, especialmente em crianças até os quatro anos, quando o diagnóstico não costuma ser suspeitado”, explicou a médica Rosângela Réa, responsável pelo Serviço de Endocrinologia do Pequeno Príncipe. Além disso, os sintomas da doença – como urinar excessivamente e tomar muita água – são dificilmente percebidos quando a criança usa fraldas e ainda está sendo amamentada. Nos pacientes mais velhos, os sintomas mais comuns e que também podem ser indicadores do diabetes são emagrecimento – mesmo comendo acima do habitual –, visão turva, fraqueza e indisposição.

Hiper e hipoglicemia
Pacientes com diabetes são caracterizados por uma alteração de glicose no sangue, em índices maiores ou menores da substância. São as chamadas hiper e hipoglicemia, respectivamente.

hiperA hiperglicemia ocorre quando o sangue está com muito açúcar. Isso pode acontecer caso o paciente se esqueça de tomar insulina ou se ela for utilizada em menor quantidade do o necessário. Ingerir alimentos com muito açúcar e não fazer exercícios físicos também contribui para o aumento da glicemia.

hipoA hipoglicemia, por sua vez, ocorre quando o sangue está com pouco açúcar. Isso pode ocorrer caso alguma refeição não seja efetuada, ou quando a alimentação não é suficiente. Tomar uma maior quantidade de insulina do que o desejado também pode contribuir para a diminuição da glicemia no sangue.

Alimentação saudável
Comer de forma correta é um dos segredos para conviver bem com o diabetes. Dos componentes nutricionais do corpo, os que mais afetam a glicose no sangue são os carboidratos. Eles são divididos em dois tipos: os simples e os complexos. Os primeiros, de absorção rápida, compostos por balas, mel, geleias, gelatinas e suco de frutas. Os segundos são mais lentos, como as massas, bolos, arroz e batata. Em caso de diabetes, são os carboidratos simples que devem ser evitados. Mas é preciso ter cuidado: numa situação de hipoglicemia, eles devem ser consumidos.

Exercícios físicos
Praticar exercícios físicos é fundamental para a saúde – e ainda mais para quem tem diabetes, pois as atividades fazem a insulina agir melhor no organismo. Porém, por baixar a glicose, os exercícios também podem provocar hipoglicemia. Por conta disso, a insulina deverá ser  ajustada nos dias de muita movimentação.

+ Notícias

18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
07/04/2024

Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
02/04/2024

TDAH e autismo: quais são as semelhanças e diferenças?

A identificação da manifestação dos sintomas é crucial para o diagnóstico e tratamento adequados e individualizados
Ver mais