Dia Nacional de Combate ao Colesterol: análise do fator hereditário é fundamental para garantir a saúde das crianças - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Dia Nacional de Combate ao Colesterol: análise do fator hereditário é fundamental para garantir a saúde das crianças

A investigação do histórico de doenças cardíacas ou vasculares na família é uma importante medida para garantir o melhor tratamento
08/08/2018

O fator hereditário tem papel importante na prevenção contra o colesterol LDL (considerado ruim) na infância e adolescência. O assunto é sério e merece atenção especial dos pais e responsáveis, uma vez que dados recentes da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) apontam que 20% das crianças e adolescentes, entre 2 e 19 anos, apresentam níveis elevados de gordura no sangue.

Neste Dia Nacional de Combate ao Colesterol (8 de agosto), faz-se fundamental um alerta para a necessidade da investigação do histórico familiar e manutenção de hábitos saudáveis. “É preciso investigar os casos de doenças cardíacas ou vasculares, como o AVC, por exemplo, na família. No caso de crianças adotivas, em que não se conhece a família biológica, é importante também realizar exames para saber como está o colesterol”, explica a endocrinologista pediátrica do Hospital Pequeno Príncipe Gabriela Kraemer.

A médica lembra que a diabetes e a obesidade também exigem um cuidado especial. “Os pediatras têm que ficar atentos, pois os valores de referência de colesterol são diferentes de criança para adulto. Existem diretrizes do Ministério da Saúde para solicitar exames de colesterol para o público infantojuvenil”, completa a especialista.

Tipos
Existem dois tipos de colesterol: o LDL, também chamado de “ruim”, pois pode depositar gordura nas artérias e provocar o seu entupimento. Já o HDL, conhecido como “bom”, faz o contrário e evita o acúmulo e possível obstrução dos vasos sanguíneos.
O aumento do colesterol, além das tendências genéticas e hereditárias, pode estar diretamente relacionado à ingestão de gorduras saturadas – presentes em carnes vermelhas, massas, doces, álcool e frituras.

O tratamento para o colesterol alto exige mudanças de hábitos. Optar por uma alimentação saudável, com um consumo maior de fibras e a diminuição do consumo de gorduras, é essencial. Praticar atividades físicas, reduzir o estresse e manter a pressão arterial estável e o peso sob controle também são medidas fundamentais para o equilíbrio do organismo.

Mitos e verdades: colesterol

Crianças podem ter colesterol alto?
VERDADE. Além do histórico familiar da doença, crianças que não praticam exercício físico regularmente e que consomem com frequência alimentos como massas, frituras, bolachas recheadas e doces podem ter colesterol alto.

Existem sintomas para quem está com colesterol alto?
MITO. Por isso, é importante adotar atitudes de prevenção desde a infância, como a prática de exercícios físicos (brincadeiras com movimento), alimentação saudável, consultar um pediatra de sua confiança periodicamente e realizar exames de sangue.

O excesso de colesterol é exclusivamente causado pela alimentação?
MITO. O aumento do colesterol também pode ser ligado a fatores genéticos e hereditários, portanto, é importante informar o pediatra sobre qualquer histórico familiar de doenças cardíacas e obesidade.

O estilo de vida pode contribuir para os níveis altos de colesterol?
VERDADE. O sedentarismo e o consumo excessivo de alimentos como carnes vermelhas, massas, doces e frituras podem aumentar o nível do colesterol.

O consumo de fast-food, frituras e doces deve ser controlado entre crianças e adolescentes.

+ Notícias

18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
07/04/2024

Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
02/04/2024

TDAH e autismo: quais são as semelhanças e diferenças?

A identificação da manifestação dos sintomas é crucial para o diagnóstico e tratamento adequados e individualizados
Ver mais