No Dia Mundial do Rim, Pequeno Príncipe alerta para a prevenção de doenças renais - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

    No Dia Mundial do Rim, Pequeno Príncipe alerta para a prevenção de doenças renais

    Atitudes simples como controlar o consumo de sal e açúcar, beber bastante água e verificar a pressão arterial com frequência estão entre os cuidados
    13/03/2014

    Logo_Dia_Mundial_Rim_novaO rim é o órgão que atua na limpeza das impurezas do sangue e é essencial para o pleno funcionamento do corpo.  De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, um em cada dez brasileiros tem algum tipo de comprometimento nos rins e hoje cerca de 100 mil pessoas passam pelo tratamento de diálise. Os dados servem como alerta neste Dia Mundial do Rim, 13 de março.

    Um dos problemas das doenças renais é que geralmente não apresentam sinais ou sintomas aparentes. “O rim é um órgão muito resistente e a doença renal crônica se manifesta quando cerca de 70% a 80% da sua capacidade já está comprometida”, explica a nefrologista do Hospital Pequeno Príncipe, Lucimary Sylvestre.

    Pessoas de todas as idades com hipertensão arterial, diabetes e histórico familiar de problemas renais estão propensas a desenvolver doenças nos rins, por isso devem ficar atentas. Afinal, a prevenção é o melhor remédio. Veja atitudes simples que podem ser adotadas no seu dia a dia para proteger os rins:

    Crianças e adolescentes também podem sofrer de problemas renais

    Diferentemente do que muitas pessoas pensam, o público infantojuvenil também pode ser vítima das doenças renais. Na infância, os casos são considerados graves e, em extremo, podem levar à hemodiálise e ao transplante de rim. Situações que afetam também o desenvolvimento físico, intelectual, emocional e social do paciente.

    A nefrologista Lucimary Sylvestre destaca a necessidade do diagnóstico precoce para evitar que a criança ou o adolescente chegue ao Hospital com um quadro de problema renal avançado demais. “Infecção urinária, inchaço, sangue na urina, xixi na cama após os seis anos, além do histórico familiar de doenças renais são sinais em que os pais devem ficar em alerta e procurar um médico. Outro ponto importante é solicitar a verificação da pressão arterial a partir dos três anos de idade. Casos de hipertensão também podem ser sinais de doença renal”, adverte.

    Serviço de Nefrologia do Hospital Pequeno Príncipe

    _MG_4948Referência no atendimento infantojuvenil, o Hospital Pequeno Príncipe oferece há quase 30 anos o serviço de Nefrologia específico no tratamento de crianças e adolescentes. Por mês, realiza mais de 600 consultas. Cerca de 50 pacientes fazem hemodiálise e diálise peritoneal, terapias que auxiliam no tratamento da doença. Desde 1989 realiza transplantes. De lá pra cá, já totalizou 280, sendo 19 somente em 2013.

    
    

     

    + Notícias

    14/06/2024

    II Encontro Internacional de Especialidades em Pediatria reforça a importância da educação continuada em saúde

    Evento on-line promovido pelo Pequeno Príncipe contou com mais de 530 participantes de 24 estados brasileiros e do Distrito Federal
    12/06/2024

    Cardiopatias congênitas: diagnóstico precoce evita complicações graves

    Neste Dia Nacional de Conscientização da Cardiopatia Congênita, o alerta é para os exames disponíveis para diagnóstico e à importância do tratamento adequado para cada caso
    11/06/2024

    Gala Pequeno Príncipe 2024 será realizado em São Paulo

    Jantar com a participação das madrinhas marcou o lançamento do evento, programado para o dia 30 de setembro
    10/06/2024

    Semana da Coluna tem mutirão com cirurgias de alta complexidade

    Oito crianças passarão por procedimentos no Hospital, que é referência nacional em ortopedia pediátrica
    06/06/2024

    16.ª Noite dos Chefs une gastronomia e solidariedade

    O evento tradicional une gastronomia e solidariedade com o objetivo de arrecadar recursos
    05/06/2024

    Como trabalhar a educação ambiental desde a infância?

    Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, o Hospital Pequeno Príncipe dá dicas sobre como falar a respeito da conservação do planeta com as crianças
    Ver mais