Dia Internacional do Riso: 5 benefícios que a risada traz para a saúde - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Dia Internacional do Riso: 5 benefícios que a risada traz para a saúde

De acordo com especialista do Hospital Pequeno Príncipe, o ato deve ser incorporado no dia a dia para gerar ainda mais qualidade de vida
17/01/2022
Como diz o ditado: “rir é o melhor remédio!”

Rir auxilia a manter o equilíbrio físico e emocional, além de liberar substâncias químicas relacionadas ao bem-estar, alívio do estresse e sensação de relaxamento. Dar boas gargalhadas também beneficia um dos hábitos essenciais do ser humano, que é a socialização. Em alusão ao Dia Internacional do Riso, celebrado em 18 de janeiro, o neurologista Anderson Nitsche destaca cinco benefícios que a risada proporciona à saúde. Confira.

1 – Gera conexões e favorece os vínculos sociais
As melhores experiências são quando se ri espontaneamente com outras pessoas. O riso contribui para relações interpessoais e socialização, pois uma região bem específica do cérebro chamada córtex orbitofrontal é ativada, proporcionando satisfação social.

2 – Estimula a química da felicidade
Rir libera a serotonina, conhecida como hormônio da felicidade, e a endorfina, que geralmente é estimulada após exercícios físicos. Esses neurotransmissores ajudam a equilibrar o humor, diminuem dores e inibem a irritação, estresse e tensão.

3 – Contribui para a saúde mental
Como falado anteriormente, rir libera serotonina e endorfina, substâncias que trazem a sensação de bem-estar, prazer e alegria. Sendo assim, as boas risadas diminuem o risco de doenças psicossomáticas, como a depressão, ansiedade e outros transtornos.

4 – Faz bem para o coração
O sistema cardíaco também é beneficiado, pois quando a pessoa ri o fluxo sanguíneo aumenta, auxiliando no controle da pressão arterial e protegendo o organismo de outros problemas cardiovasculares.

5 – Favorece o sistema imunológico
Rir reduz o estresse ao relaxar os músculos do corpo e, em contrapartida, aumenta também o número de células imunes e anticorpos que combatem infecções. Sendo assim, o corpo melhora a resistência às doenças.

+ Notícias

24/05/2022

Pequeno Príncipe é destaque em audiência pública sobre telepediatria

A instituição já realizou mais de 4 mil teleconsultas em diferentes especialidades pediátricas
23/05/2022

Voluntários do Pequeno Príncipe retornam às atividades presenciais

A retomada foi possível com todos os cuidados que o momento de pandemia do coronavírus ainda exige
19/05/2022

Representantes do CEDCA visitam o Centro de Reabilitação e Convivência Pequeno Príncipe

A unidade, que foi reestruturada, atende a diferentes tipos de deficiências de forma integral e humanizada
18/05/2022

Em um ano, Hospital atende mais de 600 crianças e adolescentes vítimas de violência

Em comparação com o ano anterior, o aumento de casos foi de 11%; mais da metade das ocorrências aconteceu na residência da própria criança
17/05/2022

Pequeno Príncipe inicia campanha televisiva para captação de recursos

A iniciativa busca dar mais visibilidade para a causa da saúde infantojuvenil, além de contribuir para a sustentabilidade econômico-financeira da instituição
16/05/2022

Atualização do calendário vacinal pode prevenir casos de SRAG no público infantojuvenil

Diversas doenças respiratórias podem evoluir para a síndrome aguda grave. O Pequeno Príncipe alerta que as medidas de prevenção, como a imunização, precisam ser mantidas
Ver mais