Dia Internacional da Mulher

Notícias

Pequeno Príncipe: uma história escrita por mulheres

Neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o Pequeno Príncipe presta uma homenagem a todas as mulheres que há mais de 100 anos tornam possível o cuidado infantojuvenil
07/03/2022

Na história centenária do Pequeno Príncipe, a mobilização feminina foi e continua sendo fundamental para tornar possível o cuidado humanizado na saúde infantojuvenil. O maior hospital exclusivamente pediátrico do Brasil, essencialmente, tem equipes com mais mulheres desde o início da sua história, quando voluntárias do Grêmio das Violetas, em 1919, ousaram querer um mundo melhor para crianças vulneráveis.

dia internacional da mulher
“As mulheres precisam se unir, e a potência dessa união é transformação, paixão e indignação.” – Ety da Conceição Gonçalves Forte

Foi a busca incansável de diversas mulheres pelo direito ao acesso à assistência, à saúde e à humanização às crianças, aos adolescentes e aos seus familiares que consolidou a história de amor à criança do Complexo. Entre tantas mulheres inspiradoras, um nome se destaca: Dona Ety da Conceição Gonçalves Forte, que desde 1966 preside voluntariamente a mantenedora da instituição.

“A chegada da minha mãe trouxe um novo olhar sobre a assistência infantojuvenil, que é marcada pelo cuidado integral digno e humanizado, que até hoje inspira quem por aqui passa”, relembra Ety Cristina Forte Carneiro, diretora-executiva do Hospital Pequeno Príncipe. “A Dona Ety é uma inspiração, e cada uma das mulheres que se dedica à instituição consolida essa história de transformação de vidas com muito amor aliado ao conhecimento técnico”, completa Ety.

Na instituição, as mulheres representam 82% do quadro total de profissionais e ocupam 72% dos cargos de liderança. Por isso, neste Dia Internacional da Mulher, o Pequeno Príncipe celebra a coragem e a determinação de todas as mulheres que fazem da instituição uma referência em pediatria.

“Temos características únicas que nos fazem liderar e realizar tudo aquilo que nos propomos a fazer, e desejo que a cada dia sejamos mais unidas. A potência dessa união é transformação, paixão e indignação”, celebra Dona Ety da Conceição Gonçalves Forte, presidente da Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro, mantenedora do Pequeno Príncipe.

Neste Dia Internacional da Mulher, conheça as diretoras que fazem parte da história do Complexo Pequeno Príncipe

Ety Gonçalves Forte | Empossada presidente da entidade filantrópica em 1966, Dona Ety transformou o então Hospital de Crianças Cesar Pernetta, defendendo e praticando um serviço de saúde humanizado e de qualidade a todas as crianças. Sob sua liderança, em 1971, foi inaugurado o Hospital Pequeno Príncipe, hoje o maior hospital exclusivamente pediátrico do Brasil, que deu origem a Faculdades Pequeno Príncipe, em 2003, e ao Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, em 2005.

Ety Cristina Forte Carneiro | Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas e em Professional Fundraising pela Boston University. Participou do Curso de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância, pelo Núcleo Ciência Pela Infância da Universidade de Harvard. É diretora-executiva do Hospital Pequeno Príncipe e diretora-geral do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe.

Daisy Elizabeth Jose Schwarz | Graduada em Farmácia Bioquímica e Farmácia Industrial pela Universidade Federal do Paraná e possui MBA em Gestão Executiva de Negócios. É vice-diretora de Infraestrutura e Serviços Diagnósticos do Hospital Pequeno Príncipe.

Junia Selma de Freitas | Graduada em Enfermagem em São Paulo, identificou-se com a assistência ao paciente pediátrico nos primeiros anos profissionais. É especialista em Administração Hospitalar pela Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná. É vice-diretora de Enfermagem do Hospital Pequeno Príncipe.

Thelma Alves de Oliveira | Graduada em Educação Física e em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná, com especialização em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas. Tem experiência na área de gestão de políticas públicas, com ênfase em garantia dos direitos de crianças, adolescentes e jovens. É assessora da direção e coordena a área de projetos do Hospital Pequeno Príncipe.

dia internacional da mulher

Carolina Cardoso de Mello Prando | Graduada em Medicina pela PUCPR, com residência em Pediatria na Unicamp e especialização em Alergia e Imunologia. Mestre e doutora pela Unicamp. Em 2008, iniciou pós-doutorado na Université Paris-Descarte. Coordena o Serviço de Imunologia do Hospital Pequeno Príncipe e é pesquisadora e diretora de Medicina Translacional do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe.

dia internacional da mulher

Mara Lúcia Cordeiro | Graduada em Neurociência, doutora em Medicina Molecular e Farmacologia na UCLA e pós-doutora em Neurobiologia no Brain Research Institute UCLA. É diretora de Relações Institucionais e coordenadora de pesquisas em Neurociência Aplicada à Saúde Mental e Doenças Raras em Neuropediatria de Crianças e Adolescentes do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe.

Patricia Maria Forte Rauli | Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná, mestre e doutora em Educação e pós-doutora em Bioética. Em 1988, foi idealizadora do Centro de Educação Infantil (CEI) do Hospital, local que atende os filhos dos colaboradores do Hospital, Faculdades e Instituto de Pesquisa durante o expediente de trabalho. É diretora-geral da Faculdades Pequeno Príncipe.

dia internacional da mulher

Luiza Tatiana Forte | Formada em Psicologia pela PUCPR, ainda como estagiária foi uma das grandes incentivadoras da formalização do Serviço de Psicologia Hospitalar do Hospital Pequeno Príncipe, em 1982. Também iniciou a implantação do Programa Família Participante e participou do desenvolvimento dos protocolos de atendimento psicológico para todas as especialidades do Hospital. É diretora de Extensão da Faculdades Pequeno Príncipe.

dia internacional da mulher

Adrianne Rauli | Graduada em Ciências Econômicas, com especialização em Planejamento Estratégico e Finanças. Participou e presenciou a criação da Faculdades Pequeno Príncipe em 2003 e, desde então, atua no cargo de diretora-administrativo-financeira.

dia internacional da mulher

Margareth Soares Galvão | Graduada em Administração de Empresas e mestre em Administração Estratégica, com experiência na área de gestão educacional, nas modalidades presencial e EaD. Pós-graduada em Finanças Empresariais e Técnica de Enfermagem. É diretora-acadêmica da Faculdades Pequeno Príncipe.

dia internacional da mulher

Rosiane Guetter Mello | Graduada em Farmácia, mestre e doutora em Bioquímica pela Universidade Federal do Paraná. É diretora de Pesquisa e Pós-Graduação da Faculdades Pequeno Príncipe e professora/pesquisadora dos programas de mestrado e doutorado em Biotecnologia Aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente e Ensino nas Ciências da Saúde.

 Parabéns a todas as mulheres que fazem do Pequeno Príncipe um lugar especial!

Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – Facebook, InstagramTwitterLinkedInYouTube

+ Notícias

22/04/2024

Erros inatos da imunidade: ampliação do teste do pezinho é essencial para diagnóstico precoce

Embora as manifestações clínicas sejam desenvolvidas em qualquer idade, essas doenças são prevalentes no público infantil
18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
07/04/2024

Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
Ver mais