Dia Internacional da Mulher

Notícias

Pequeno Príncipe: uma história escrita por mulheres

Neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o Pequeno Príncipe presta uma homenagem a todas as mulheres que há mais de 100 anos tornam possível o cuidado infantojuvenil
07/03/2022

Na história centenária do Pequeno Príncipe, a mobilização feminina foi e continua sendo fundamental para tornar possível o cuidado humanizado na saúde infantojuvenil. O maior hospital exclusivamente pediátrico do Brasil, essencialmente, tem equipes com mais mulheres desde o início da sua história, quando voluntárias do Grêmio das Violetas, em 1919, ousaram querer um mundo melhor para crianças vulneráveis.

dia internacional da mulher
“As mulheres precisam se unir, e a potência dessa união é transformação, paixão e indignação.” – Ety da Conceição Gonçalves Forte

Foi a busca incansável de diversas mulheres pelo direito ao acesso à assistência, à saúde e à humanização às crianças, aos adolescentes e aos seus familiares que consolidou a história de amor à criança do Complexo. Entre tantas mulheres inspiradoras, um nome se destaca: Dona Ety da Conceição Gonçalves Forte, que desde 1966 preside voluntariamente a mantenedora da instituição.

“A chegada da minha mãe trouxe um novo olhar sobre a assistência infantojuvenil, que é marcada pelo cuidado integral digno e humanizado, que até hoje inspira quem por aqui passa”, relembra Ety Cristina Forte Carneiro, diretora-executiva do Hospital Pequeno Príncipe. “A Dona Ety é uma inspiração, e cada uma das mulheres que se dedica à instituição consolida essa história de transformação de vidas com muito amor aliado ao conhecimento técnico”, completa Ety.

Na instituição, as mulheres representam 82% do quadro total de profissionais e ocupam 72% dos cargos de liderança. Por isso, neste Dia Internacional da Mulher, o Pequeno Príncipe celebra a coragem e a determinação de todas as mulheres que fazem da instituição uma referência em pediatria.

“Temos características únicas que nos fazem liderar e realizar tudo aquilo que nos propomos a fazer, e desejo que a cada dia sejamos mais unidas. A potência dessa união é transformação, paixão e indignação”, celebra Dona Ety da Conceição Gonçalves Forte, presidente da Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro, mantenedora do Pequeno Príncipe.

Neste Dia Internacional da Mulher, conheça as diretoras que fazem parte da história do Complexo Pequeno Príncipe

Ety Gonçalves Forte | Empossada presidente da entidade filantrópica em 1966, Dona Ety transformou o então Hospital de Crianças Cesar Pernetta, defendendo e praticando um serviço de saúde humanizado e de qualidade a todas as crianças. Sob sua liderança, em 1971, foi inaugurado o Hospital Pequeno Príncipe, hoje o maior hospital exclusivamente pediátrico do Brasil, que deu origem a Faculdades Pequeno Príncipe, em 2003, e ao Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, em 2005.

Ety Cristina Forte Carneiro | Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas e em Professional Fundraising pela Boston University. Participou do Curso de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância, pelo Núcleo Ciência Pela Infância da Universidade de Harvard. É diretora-executiva do Hospital Pequeno Príncipe e diretora-geral do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe.

Daisy Elizabeth Jose Schwarz | Graduada em Farmácia Bioquímica e Farmácia Industrial pela Universidade Federal do Paraná e possui MBA em Gestão Executiva de Negócios. É vice-diretora de Infraestrutura e Serviços Diagnósticos do Hospital Pequeno Príncipe.

Junia Selma de Freitas | Graduada em Enfermagem em São Paulo, identificou-se com a assistência ao paciente pediátrico nos primeiros anos profissionais. É especialista em Administração Hospitalar pela Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná. É vice-diretora de Enfermagem do Hospital Pequeno Príncipe.

Thelma Alves de Oliveira | Graduada em Educação Física e em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná, com especialização em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas. Tem experiência na área de gestão de políticas públicas, com ênfase em garantia dos direitos de crianças, adolescentes e jovens. É assessora da direção e coordena a área de projetos do Hospital Pequeno Príncipe.

dia internacional da mulher

Carolina Cardoso de Mello Prando | Graduada em Medicina pela PUCPR, com residência em Pediatria na Unicamp e especialização em Alergia e Imunologia. Mestre e doutora pela Unicamp. Em 2008, iniciou pós-doutorado na Université Paris-Descarte. Coordena o Serviço de Imunologia do Hospital Pequeno Príncipe e é pesquisadora e diretora de Medicina Translacional do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe.

dia internacional da mulher

Mara Lúcia Cordeiro | Graduada em Neurociência, doutora em Medicina Molecular e Farmacologia na UCLA e pós-doutora em Neurobiologia no Brain Research Institute UCLA. É diretora de Relações Institucionais e coordenadora de pesquisas em Neurociência Aplicada à Saúde Mental e Doenças Raras em Neuropediatria de Crianças e Adolescentes do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe.

Patricia Maria Forte Rauli | Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná, mestre e doutora em Educação e pós-doutora em Bioética. Em 1988, foi idealizadora do Centro de Educação Infantil (CEI) do Hospital, local que atende os filhos dos colaboradores do Hospital, Faculdades e Instituto de Pesquisa durante o expediente de trabalho. É diretora-geral da Faculdades Pequeno Príncipe.

dia internacional da mulher

Luiza Tatiana Forte | Formada em Psicologia pela PUCPR, ainda como estagiária foi uma das grandes incentivadoras da formalização do Serviço de Psicologia Hospitalar do Hospital Pequeno Príncipe, em 1982. Também iniciou a implantação do Programa Família Participante e participou do desenvolvimento dos protocolos de atendimento psicológico para todas as especialidades do Hospital. É diretora de Extensão da Faculdades Pequeno Príncipe.

dia internacional da mulher

Adrianne Rauli | Graduada em Ciências Econômicas, com especialização em Planejamento Estratégico e Finanças. Participou e presenciou a criação da Faculdades Pequeno Príncipe em 2003 e, desde então, atua no cargo de diretora-administrativo-financeira.

dia internacional da mulher

Margareth Soares Galvão | Graduada em Administração de Empresas e mestre em Administração Estratégica, com experiência na área de gestão educacional, nas modalidades presencial e EaD. Pós-graduada em Finanças Empresariais e Técnica de Enfermagem. É diretora-acadêmica da Faculdades Pequeno Príncipe.

dia internacional da mulher

Rosiane Guetter Mello | Graduada em Farmácia, mestre e doutora em Bioquímica pela Universidade Federal do Paraná. É diretora de Pesquisa e Pós-Graduação da Faculdades Pequeno Príncipe e professora/pesquisadora dos programas de mestrado e doutorado em Biotecnologia Aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente e Ensino nas Ciências da Saúde.

 Parabéns a todas as mulheres que fazem do Pequeno Príncipe um lugar especial!

Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – Facebook, InstagramTwitterLinkedInYouTube

+ Notícias

05/08/2022

Cirurgia de correção de malformação rara é realizada por Pequeno Príncipe

A correção da extrofia de cloaca foi realizada pela técnica de Kelley, considerada inovadora
04/08/2022

Cientistas estão desenvolvendo gel bucal para tratar mucosite

Principal reação adversa da quimioterapia, a mucosite oral causa intensa dor e pode ser porta de entrada para outras infecções
02/08/2022

Doenças raras é tema de mesa-redonda organizada pelo Pequeno Príncipe

A iniciativa fez parte da programação da 74.ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)
01/08/2022

Aleitamento materno favorece desenvolvimento da inteligência e estrutura da face

Especialistas do Hospital Pequeno Príncipe explicam ligação entre o neurodesenvolvimento e o crescimento ósseo adequado da face
28/07/2022

Hepatites A e B podem ser prevenidas por meio da vacinação

O Centro de Vacinas Pequeno Príncipe disponibiliza imunizantes contra essas duas formas da doença, que ocorrem de forma endêmica no Brasil
27/07/2022

Único hospital do Brasil com 35 especialidades pediátricas atrai estudantes de todo o país

Com 50 anos de existência, a residência em pediatria do Pequeno Príncipe ajuda a melhorar o déficit de especialistas em diversos estados brasileiros
Ver mais