Dia do Voluntário Paranaense: jovens descobrem a importância de compartilhar solidariedade - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Dia do Voluntário Paranaense: jovens descobrem a importância de compartilhar solidariedade

As novas gerações, cada vez mais presentes nas ações promovidas pelo Hospital Pequeno Príncipe, desenvolvem potencialidades e outras formas de enxergar o mundo com essas atividades
27/09/2018
Gustavo Ribeiro Maciel, 15 anos, participa do Programa Jovem Abraça Criança do Hospital Pequeno Príncipe.

Há quase 100 anos, a história do Hospital Pequeno Príncipe é escrita por muitas mãos. Essa união de esforços, talentos, solidariedade e muito amor em prol da saúde infantojuvenil foi essencial na trajetória da instituição, que  neste 27 de setembro, Dia do Voluntário Paranaense, celebra o comprometimento de pessoas que dedicam seu tempo, carinho e habilidades em favor de meninos e meninas de todo Brasil.

A partir do Ano Internacional do Voluntário, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2001, o interesse de adolescentes e jovens pelo tema aumentou consideravelmente. “Percebemos isso no nosso dia a dia, principalmente com a boa adesão ao programa Jovem Abraça Criança. Para esses garotos e garotas, é uma experiência muito gratificante. É aquela história de que, se cada um fizer um pouco, o efeito será muito maior. Para esses jovens, é a chance de conhecer um mundo que parece muito distante às vezes”, explica Rita Lous, coordenadora do Setor de Voluntariado da instituição.

Lucas Vieira, 24 anos, acadêmico de Psicologia na FAE, descobriu um mundo novo por meio do trabalho voluntário. O jovem dedica, desde o início de 2018, algumas horas semanais para as crianças e adolescentes em tratamento no Hospital Pequeno Príncipe.

Pelos corredores da instituição, Lucas compartilha sorrisos e afeto. “Não há nada melhor que conseguir o sorriso de uma criança. É uma experiência única, que também agrega muito para a minha futura profissão”, observa.

No Pequeno Príncipe, Lucas também divide uma das suas paixões com os pacientes: a música. “Adoro tocar violão. Chama bastante a atenção deles, até ganhei pequenos fãs aqui”, diverte-se.

Lucas Vieira também divide uma das suas paixões com os pacientes: a música.

Experiências
Às vésperas de ingressarem no ensino médio, Gustavo Ribeiro Maciel, 15, e Mariana Menezes, 14, alunos do Colégio Integral, descobriram no trabalho voluntário valores e habilidades até então desconhecidos. “Aprendi a vencer a timidez e a me relacionar mais com crianças. Está sendo muito bacana”, fala a jovem.

Gustavo fez questão de comemorar seu aniversário ao lado dos pacientes do Pequeno Príncipe. “Você aprende a ter empatia, ser cuidadoso. Além disso, pensa mais nos outros e ainda se diverte um pouco”, completa o garoto.

A dupla participa do programa Jovem Abraça Criança, que traz estudantes de várias escolas da capital paranaense ao maior hospital pediátrico do Brasil. “Essa experiência vai nos ajudar muito nessa fase. É muito enriquecedor esses momentos que passamos aqui”, reforça a estudante.

Mariana Menezes aprendeu a vencer a timidez com a atividade voluntária.

Uma inspiração chamada Ety Gonçalves Forte

Ety Gonçalves Forte: exemplo de amor e dedicação à causa da saúde infantojuvenil.

Conhecida como “Dona Ety”, Ety Gonçalves Forte é um exemplo inspirador. Presidente voluntária da Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro, mantenedora do Complexo Pequeno Príncipe, há 52 anos, com amor e dedicação tornou possível e digno o atendimento hospitalar a milhares de crianças e adolescentes, influenciando a trajetória de gerações de paranaenses e brasileiros.

Em toda sua jornada, contou com o apoio da sociedade. “Dos tempos em que eu batia de porta em porta aos dias de hoje.  E eu acredito que essa acolhida tem uma explicação: a comunidade está sempre disposta a ajudar quando você tem uma boa causa e sabe usar com responsabilidade o que recebe”, comenta.

Para “Dona Ety”, às vésperas do centenário do Pequeno Príncipe, é ainda maior o compromisso de oferecer o melhor atendimento a todas as crianças e adolescentes. “Fazemos isso usando os recursos que recebemos de forma séria e transparente. Estamos sempre de portas abertas para mostrar o nosso trabalho, convite que fica aqui reforçado a todos os nossos apoiadores!”, fala.

Celebração – Em comemoração ao 27 de setembro, o Hospital Pequeno Príncipe promoveu uma festa para os voluntários da instituição na sede da Associação Eunice Weaver do Paraná (AEW-PR). Além da confraternização e troca de ideias, os participantes ganharam brindes, receberam mudas de plantas e conheceram o espaço que em breve abrigará o Pequeno Príncipe Norte (Complexo Hospitalar de Ensino e Pesquisa Juril Carnasciali Pequeno Príncipe). Confira as fotos:

+ Notícias

22/04/2024

Erros inatos da imunidade: ampliação do teste do pezinho é essencial para diagnóstico precoce

Embora as manifestações clínicas sejam desenvolvidas em qualquer idade, essas doenças são prevalentes no público infantil
18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
07/04/2024

Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
Ver mais