Dia do Rei Pelé: Curitiba ganha data para celebrar o atleta

Notícias

Curitiba ganha data para celebrar Rei Pelé

Câmara Municipal aprova proposta sugerida pelo Complexo Pequeno Príncipe, que mantém o único projeto social apadrinhado pelo atleta
20/09/2023
Dia do Rei Pelé
Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprova Dia do Rei Pelé, proposta sugerida pelo Complexo Pequeno Príncipe. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Os 31 vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) confirmaram, nessa terça-feira, dia 19, a criação do Dia do Rei Pelé. A proposta foi apresentada ao presidente da Casa, Marcelo Fachinello, pela direção do Complexo Pequeno Príncipe, que mantém o único projeto social apadrinhado formalmente pelo atleta: o Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe. A data, 19 de novembro, foi escolhida em referência ao milésimo gol marcado por Pelé, em 1969, que ele dedicou às crianças do Brasil.

Na defesa do projeto, Fachinello destacou que “o Pequeno Príncipe é o Pelé dos hospitais”. “Além de valorizar a figura do atleta do século, é importante destacar a sua postura no cuidado também dos mais vulneráveis, notadamente das crianças, que receberam uma atenção especial do Rei Pelé. A iniciativa teve um impacto direto na vida do Pequeno Príncipe, na formação de cientistas e profissionais, nos projetos que beneficiam as crianças e também ajudou o Hospital a se tornar o melhor da América Latina na assistência pediátrica”, disse.

O diretor-corporativo do Complexo Príncipe, José Álvaro Carneiro, além de agradecer a unanimidade de votos também falou da importância de Pelé para a instituição filantrópica. “Agradeço profundamente a todos os vereadores que aprovaram a lei e em especial o Fachinello. O Pelé nos trouxe muita coragem seja para conseguir recursos, inovar, para seguir adiante e não desistir da vida difícil do mundo das ONGs. A força e a potência dele nos encorajou a continuar no caminho para alcançar a posição que estamos hoje no ranking da Newsweek. Tenho o prazer de dizer para a família dele que ele conseguiu ser tricampeão da libertadores com o Pequeno Príncipe”, finalizou.

Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe

Com sede em Curitiba, o Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe atua há 17 anos na busca de novos tratamentos e métodos de diagnóstico de doenças complexas em crianças e adolescentes. Ao lado do maior e mais completo hospital exclusivamente pediátrico do Brasil, o Pequeno Príncipe, e da Faculdades Pequeno Príncipe, dedicada exclusivamente ao ensino da saúde, forma o Complexo Pequeno Príncipe.

A tríade consolida a missão da instituição, de proteger a criança e ao adolescente por meio da assistência, do ensino, da pesquisa em saúde e da mobilização social, fortalecendo o núcleo familiar. Anualmente, são desenvolvidos cerca de 100 estudos no Instituto de Pesquisa, que reúne 17 pesquisadores principais, 110 alunos de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doc.

Por ser uma instituição sem fins lucrativos, a parceria com o Pelé foi fundamental para que o cuidado e os resultados das pesquisas que beneficiam crianças e adolescentes em todo o Brasil. Entre as ações promovidas pelo craque está o Programa Gols pela Vida, plataforma de mobilização de recursos e pessoas em prol da saúde infantojuvenil ao redor do mundo.

Com o Projeto Medalhas, lançado em 2007, colocou no mercado 1.283 medalhas, uma para cada gol marcado pelo jogador em sua carreira. As peças foram produzidas pela Casa da Moeda do Brasil nas versões ouro, prata e bronze e comercializadas para arrecadar recursos. As três medalhas do Gol 1.000 fazem parte do acervo particular do rei e integram o Museu do Pelé, em Santos (SP).

O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. A iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Saúde e Bem-Estar (ODS 3), Indústria, Inovação e Infraestrutura (ODS 9) e Parcerias e Meios de Implementação (ODS 17).

Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – FacebookInstagramTwitterLinkedIn e YouTube.

+ Notícias

14/06/2024

II Encontro Internacional de Especialidades em Pediatria reforça a importância da educação continuada em saúde

Evento on-line promovido pelo Pequeno Príncipe contou com mais de 530 participantes de 24 estados brasileiros e do Distrito Federal
12/06/2024

Cardiopatias congênitas: diagnóstico precoce evita complicações graves

Neste Dia Nacional de Conscientização da Cardiopatia Congênita, o alerta é para os exames disponíveis para diagnóstico e à importância do tratamento adequado para cada caso
11/06/2024

Gala Pequeno Príncipe 2024 será realizado em São Paulo

Jantar com a participação das madrinhas marcou o lançamento do evento, programado para o dia 30 de setembro
10/06/2024

Semana da Coluna tem mutirão com cirurgias de alta complexidade

Oito crianças passarão por procedimentos no Hospital, que é referência nacional em ortopedia pediátrica
06/06/2024

16.ª Noite dos Chefs une gastronomia e solidariedade

O evento tradicional une gastronomia e solidariedade com o objetivo de arrecadar recursos
05/06/2024

Como trabalhar a educação ambiental desde a infância?

Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, o Hospital Pequeno Príncipe dá dicas sobre como falar a respeito da conservação do planeta com as crianças
Ver mais