Dia da Ciência e Cultura: as duas práticas que transformam a sociedade - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Dia da Ciência e Cultura: as duas práticas que transformam a sociedade

O Complexo Pequeno Príncipe reforça seu apoio à data, que tem o objetivo de estimular a produção de conhecimento científico e da expressão cultural em todo o país
05/11/2021

O Pequeno Príncipe acredita que ciência e cultura devem caminhar juntas e têm um poder transformador. A instituição vê na ciência, na cultura e na educação com amor um fator indissociável para a melhoria da saúde. Hoje, 5 de novembro, é celebrado o Dia da Ciência e Cultura no Brasil, data que estimula a produção de conhecimento científico e da expressão cultural em todo o país.

A cultura e o desenvolvimento da ciência possibilitam novas formas de pensar e agir e são manifestações essenciais para a busca de respostas e para o crescimento das futuras gerações. “Acreditamos que tanto a ciência como a cultura têm seu início na educação. E é a partir dela que as pessoas são estimuladas a desenvolver pensamentos científicos e críticos e, consequentemente, obter respostas para as mais diversas situações”, enfatiza a diretora-executiva do Hospital, Ety Cristina Forte Carneiro.

A pandemia do coronavírus mostrou que a ciência é extremamente necessária e uma prática coletiva. A unidade científica do Complexo, o Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, teve de superar o desafio entre o distanciamento, para se proteger do vírus, e engajamento na maior batalha dos cientistas em muitas décadas. Ao longo do ano, foram elaborados 17 novos projetos sobre diagnóstico, tratamento, fisiopatologia e/ou busca de outros conhecimentos sobre as manifestações clínicas da doença, síndromes associadas e sequelas causadas pelo SARS-CoV-2.

De um lado, aliado ao atendimento assistencial com excelência técnico-científica e humanização, o Hospital assegurou a continuidade do processo educacional para os pacientes internados, por meio do Setor de Educação e Cultura (Educ), mesmo em uma situação de quase completo rompimento com a rotina diária. O setor também atua na democratização do acesso à cultura, com diversas atividades. De outro lado, a Faculdades vem consolidando-se como uma das principais instituições de ensino na área da saúde no país e permaneceu fomentando conhecimento mesmo na pandemia.

No Pequeno Príncipe, o trabalho vai além, e a instituição atua também pelo empoderamento feminino, pela convivência familiar em suas múltiplas formas, pelo senso comunitário, pelo enfrentamento à violência, e em prol da garantia de direitos e da sustentabilidade do planeta. “Nosso trabalho é pela vida. Cada equipe atua pela vida, pela educação, pela ciência e inovação. Pensamos na sustentabilidade e na inclusão, na excelência para todas as crianças. Trabalhamos incansavelmente para melhorar indicadores e escrever histórias de vida”, finaliza a diretora.

 

+ Notícias

25/03/2024

Sociedade Paranaense de Pediatria: 90 anos em prol da saúde infantojuvenil

Berço da pediatria no Paraná, o Pequeno Príncipe se orgulha da semente plantada naquele 25 de março de 1934
20/03/2024

Curso de Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe recebe acreditação do Saeme-CFM

Além do reconhecimento pela qualidade da educação, a certificação também abre caminho para estudantes trabalharem e estudarem no exterior
19/03/2024

Quais são as doenças mais comuns no outono?

O Hospital Pequeno Príncipe alerta sobre os principais sintomas, causas e cuidados relacionados a cada uma delas
18/03/2024

Oito novos leitos de terapia intensiva são inaugurados

Com investimento do governo estadual e da Volkswagen do Brasil, o Hospital Pequeno Príncipe aumenta em 12% sua capacidade de vagas em UTIs
15/03/2024

Da gestação aos 3 anos: conheça a Primeiríssima Infância

É nesse período que as crianças precisam receber cuidados e estímulos adequados para o seu desenvolvimento pleno
14/03/2024

Quais são os sintomas da doença renal crônica?

No caso de crianças e adolescentes é preciso ficar atento aos sinais, que podem auxiliar no diagnóstico precoce da DRC
Ver mais