Desfralde precisa ser acompanhado de paciência e encorajamento - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Desfralde precisa ser acompanhado de paciência e encorajamento

A orientação aos pais e cuidadores é que respeitem o tempo das crianças e transmitam segurança nessa nova fase
01/02/2017

Tiago MalanczenTirar a fralda de uma criança pode ser uma tarefa desafiadora. É necessário que os pais e cuidadores estejam preparados, principalmente para que possam transmitir aos meninos e meninas segurança e paciência para encarar essa nova fase. É uma tarefa muito mais psicológica do que propriamente uma mudança de rotina.

Os responsáveis são os maiores encorajadores dos pequenos. “As crianças precisam sentir-se seguras para o desfralde. É necessário adaptar o vaso com redutor e colocar apoio para os pés, por exemplo”, destaca a pediatra do Hospital Pequeno Príncipe, Neuma Kormann.

É importante também não fazer comparações entre os meninos e meninas. “Deixar as fraldas é uma atitude que varia de criança para criança, de acordo com o amadurecimento e desenvolvimento de cada uma. Mas é essencial perceber que cada família tem o seu jeito. O tempo certo depende muito da percepção dos pais e cuidadores”, explica a médica.

Geralmente, o desfralde ocorre em torno dos dois anos, idade em que os pequenos começam a perceber que a fralda está suja e que eles têm a necessidade de ir ao banheiro. “Com a fralda utilizada à noite, precisamos ser mais tolerantes. Até uns cinco anos a criança ainda pode fazer o uso”, aponta a profissional.

O segredo, de acordo com a especialista, é ter paciência. “Precisamos estimular e elogiar, nunca brigar e humilhar. Ser rude com os meninos e meninas pode trazer problemas maiores no futuro, até mesmo traumas relacionados à intimidade da criança”, afirma.

O diálogo com os pequenos, portanto, tem que ser honesto. “Os meninos e meninas percebem a ansiedade dos pais e a cobrança excessiva. É fundamental que a criança entenda o que está acontecendo e seja encorajada com paciência e carinho”, relata a médica.

+ Notícias

10/08/2022

“Nosso meio ambiente”: pacientes do Projeto Integra participam de ação ambiental

A iniciativa, realizada na sede que abrigará o Pequeno Príncipe Norte, proporcionou a experiência de explorar o vasto universo do ecossistema presente no local
08/08/2022

Colesterol pode ser prevenido com consumo de alimentos saudáveis

O Hospital Pequeno Príncipe ressalta a importância da adoção de bons hábitos para melhor qualidade de vida desde a infância
05/08/2022

Cirurgia de correção de malformação rara é realizada no Pequeno Príncipe

A reparação da extrofia de cloaca foi feita com a técnica de Kelley, considerada inovadora
04/08/2022

Cientistas estão desenvolvendo gel bucal para tratar mucosite

Principal reação adversa da quimioterapia, a mucosite oral causa intensa dor e pode ser porta de entrada para outras infecções
02/08/2022

Doenças raras é tema de mesa-redonda organizada pelo Pequeno Príncipe

A iniciativa fez parte da programação da 74.ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)
01/08/2022

Aleitamento materno favorece desenvolvimento da inteligência e estrutura da face

Especialistas do Hospital Pequeno Príncipe explicam ligação entre o neurodesenvolvimento e o crescimento ósseo adequado da face
Ver mais